Não resta dúvidas que o melhor lugar para se fazer compras na Espanha é El Corte Inglés, loja de departamentos presente em todo o país.
Puerta de Alcalá, um dos pontos turísticos de Madri
Quem me acompanha sabe da minha adoração pela capital espanhola. Por ter morado lá três anos, Madri está em meu coração e nunca é demais escrever sobre ela.
Uno de 50, uma das marcas de luxo espanholas
Compras na Espanha
Quando se pensa em fazer compras na Espanha, um lugar é destino certo: El Corte Inglés! A maravilhosa loja de departamentos espanhola, presente em todo o país e em Portugal é o terceiro maior grupo do mundo, com mais de 80 lojas . Oferece produtos das melhores marcas internacionais e é um paraíso para os consumistas.
Harina, excelente padaria, dentro do El Corte InglésQuiosques de comida dentro do El Corte InglésAzeites, mostarda e trufas comprados no El Corte Inglés
E não estou falando só de moda, era lá que eu fazia minhas compras do mês e os mercados gourmets do El Corte Inglés são incríveis. Há estações de comida e produtos de alta qualidade. Na minha última viagem à Espanha, não pude deixar de passar lá e comprar umas iguarias.
As melhores marcas do mundo à vendaCalle Almagro, um dos endereços do Corte Inglés, à esquerda
Há inúmeras lojas do El Corte Inglés em Madri, mas minhas preferidas são a da rua Serrano – considerada um das mais bonitas do mundo – e da Castellana, o mais luxuoso de todos.
Com o passaporte, o turista ganha 10% de desconto
Uma dica imprescindível é que os turistas ganham 10% de desconto ao apresentar o passaporte no setor de atenção ao cliente.
Em um dia de inverno na rua onde morava, Calle Serrano
A Costa Amalfitana é um do lugares mais lindos que já fui e Capri, a ilha mais romântica do mediterrâneo. Situada no Golfo de Nápoles, encanta a todos os visitantes e não é à toa que ela foi berço de intelectuais, artistas e escritores do mundo inteiro no final do século XIX.
Casa Morgano: hotel de luxo em CapriCasa Morgano: hotel de luxo em Capri
A ilha mais romântica do mediterrâneo
Fiquei hospedada no hotel Casa Morgano, que tem uma ótima localização, um visual incrível e um serviço impecável. Ele funciona como quase todos os hotéis da ilha, você entrega sua bagagem na estação do funicular – o que dá um certo medo – e pega o trenzinho ou um táxi e quando chega ao hotel, ela está lá, direitinho, esperando por você. Na ilha, o tráfego de veículos é restrito.
Vista deslumbrante de CapriUma das simpáticas plaquinhas da ilha com poema de NerudaDentro do barco, a caminho da Gruta Azul
A gruta azul é o passeio mais famoso em Capri. Mas para entrar na gruta, a maré precisa estar baixa. Você pode ir de ônibus ou de barco. Preferimos a segunda opção e achamos o visual lindo!
Um visual que não cansa os olhosA beleza do entardecer na ilha
Um passeio que vale a pena é ir até Anacapri, que fica mais ao alto ainda. Fomos de ônibus e é realmente uma graça!
No meio do caminho até a praia
O melhor a se fazer na ilha é andar, são inúmeros caminhos diferentes a serem descobertos a cada dia. Para ir até à praia é uma caminhada e tanto, mas o visual de tirar o fôlego nos fazer esquecer o esforço.
Banhistas em uma das praias: pedra em vez de areiaDepois de um mergulho na mar
As praias são um pouco estranhas para nós, já que são de pedra, mas vale dar um mergulho.
Um visual digno de cartão postal
Capri é acessível de ferry boat de Nápoles, Sorrento, Positano e Amalfi e a época mais badalada do ano é o verão: entre Julho e Setembro, quando a ilha ferve de gente bonita e elegante. Os restaurantes são caros, mas a paisagem e a qualidade compensam.
Vista do hotel Casa MorganoOs famosos rochedos de Capri
Capri chega a receber dois milhões de visitantes por ano. A ilha tem uma magia contagiante, viagem ideal para um casal em lua-de-mel, ou simplesmente querendo aproveitar a vida.
Uma das cidades que ainda não conheço e estou louca pra ir é Istambul. Entrevistei minha parceira Ana Catarina Portugal, que escreve o blog Turista Profissional e nos dá um relato da sua viagem.
Obelisco egípcio no meio na praça Sultanahmed
– o que mais te chamou atenção na cidade? O que te surpreendeu?
Cheguei em Istambul à noite e quando meu táxi começou a se aproximar da praça Sultanahmed ouvia-se uma revoada ensurdecedora de pássaros e de repente estava diante de mim, toda iluminada, a Mesquita Azul: o cenário todo foi emocionante!
Santa Sofia
Essa praça é um lugar especial, pois ela tem em sem entorno toda a Istambul de nossa fantasia. De um lado está a Santa Sofia e do outro a Mesquita Azul, além de obeliscos, do Palácio Topkapi e ainda ali pertinho, o Bósforo. A cidade é imponente e o povo muito hospitaleiro.
As cores e texturas de Istambul
– gostou da comida? O que é mais tipico? Indicaria um restaurante?
Sim. É bastante condimentada, mas para o meu gosto, é na dose certa. Uma experiência que todos deveriam ter é comer em um tradicional meyhane (taverna), mas não fique imaginando um ambiente ruim ou estranho, pois não é. Os melhores restaurantes ficam em Beyoglu e são muito bem frequentados.
O pôr do sol no Bósfero
– que passeio é imperdível?
Apesar de ser bem turistão, o passeio de barco pelo Bósforo é lindo, especialmente se você conseguir conjugar o horário para que o retorno ao cais seja no entardecer. Se conseguir, ganhará de brinde o sol de pondo atrás da Santa Sofia, revelando-nos toda a sua silhueta. É lindo!
É um labirinto sem fim e uma grande tentação. Comprei algumas coisas por lá, mas por ser um mercado muito turístico, os preços são mais elevados. É preciso ter talento na arte da negociação. Um outro mercado interessante e com preços mais amigos é o Mercado de Especiarias, também conhecido como mercado egípcio. É lá que fica um dos restaurantes mais antigos de Istambul, o Pandeli.
Mesquita em Istambul
– e a comunicação? Todos falavam inglês?
No setor turístico sim. Não tive qualquer dificuldade nesse quesito. Os turcos são negociantes natos, portanto, se preciso for, até português eles vão falar com você.
Ana, feliz da vida, em Istambul
– alguma dica imprescindível pra quem tá indo?
Apesar de ser um país mulçumano, não há qualquer restrição drástica aos turistas. Em algumas mesquitas é preciso cobrir a cabeça com um lenço, que geralmente é emprestado na entrada, mas se não quiser se arriscar a ficar do lado de fora (caso a dita mesquita não tenha para emprestar) ou não quiser usar um lenço que foi usado por muitas outras pessoas antes, aconselho a levar um na bolsa. No mais, vá de mente aberta, pois Istambul (e a Turquia em geral), pelo menos para mim, foi uma grata e surpreendente visita. Boa viagem!
Mesquita ao anoitecer
Não vejo a hora de conhecer. E você, já foi à Turquia? Se quiser ler outros posts, vá lá no blog da Ana: Turista Profissional.
O Mandarin Oriental: um hotel de luxo em Paris, é um espetáculo! A começar pela localização perfeita: Rue Saint Honoré, très chic! Tive a chance de ser convidada para ficar hospedada ali e passei dias mágicos! Para se ter uma ideia, o hotel levou anos para ser construído porque os executivos da rede Mandarin Oriental não abriam mão deste endereço exclusivo. Para completar, o hotel conta com restaurantes excelentes, quartos confortáveis, ambiente contemporâneo e um super spa. Ou seja, um hotel completo em Paris.
A Suíte Presidencial
No tour que fiz pelo hotel, o que mais me chamou a atenção, foram as suítes presidenciais. Elas ficam todas nos andares mais altos e tem terraços com uma paisagem de tirar o fôlego, como a Royal Oriental, de 162 metros quadrados em um duplex, que pode ser reservada pela bagatela de 20 mil euros por noite! Afinal, estamos falando do Mandarin Oriental: um hotel de luxo em Paris.
A ante sala da suíte presidencialDecoração moderna e aconchegante ao mesmo tempo.
O espaço, o design, o bar privativo e a a vista deslumbrante do primeiro distrito parisiense são dignos de presidenciáveis, príncipes e princesas, que de fato se hospedam ali frequentemente.
O agradável terraço da suíteVista dos telhados parisiensesUm bar para receber os convidadosQuarto do casal: decoração com leve toque oriental
O banheiro, com vista para o quartoFachada do hotel, na Rue Saint HonoréUm piscina mais que relaxante depois de um dia intenso em ParisA recepção do spaOs produtos à venda no spa, da marca francesa GuerlainUma das suites do spa
Meu quarto não era exatamente este, mas também era muito espaçoso e confortável. Toda a decoração do Mandarin Oriental: um hotel de luxo em Paris é de muito bom gosto!
O Spa
O spa, marca consagrada da cadeia asiática, tem 900 metros quadrados e é um dos maiores de Paris, com sete cabines privadas, uma linda piscina e magníficos tratamentos holísticos.
Restaurante Sur Mesure: decoração minimalista e duas estrelas no Michelin.O restaurante Camélia, nos jardins do hotel
Os Restaurantes
O Mandarin Oriental Paris levou quatro anos para ficar pronto, tem 138 quartos, sendo 39 suítes, um bar e dois magníficos restaurantes: o Sur Mesure e o Camélia. É um hotel lindo, agradável, cheio de surpresas e mimos, muito discreto, preservando ao máximos seus hóspedes e oferecendo um serviço impecável!
O restaurante tem um ambiente clean e moderno, elegante na medida certa. Thierry Marx é dos chefs mais famosos daFrança e já passou por casas renomadas como Ledoyen, Taillevent e Robuchon, e carrega na mala duas estrelas Michelin, por conta do restaurante.
Sur Mesure
Sua cozinha é criativa e repleta de texturas e sabores, com inspiração na Françae em suas viagens pela Ásia. Comecei meu almoço com um ravioli transparente com beringela e concassé de manga, que assim como os pratos seguintes, vieram com uma linda apresentação.
Dica You Must Go!: Mesmo que você não possa ficar hospedada no Mandarin Oriental Paris, a visita vale para um jantar especial, tomar um drinque ou simplesmente conhecer a arquitetura e os quartos. Garanto que vai ser inesquecível!
O chef que dá nome ao restaurante nasceu em Nagasaki e veio para o Brasil com oito anos. Trabalhou em restaurantes no Rio e passou uma temporada no Japão. Há dois, ele abriu o restaurante no bairro do Itaim Bibi, que já virou point na hora do almoço, por conta das inúmeras empresas que estão ali ao redor. Shigueru faz uma culinária japonesa tradicional.
Meu almoço começou com uns rolinhos saborosíssimos, chamados ebi shinjo, de camarão, cenoura e maionese e em seguida, pedimos uma porção de shitake com shimeji, deliciosa!
Depois, veio um combinado, já que sou louca por sushis, preparado especialmente pelo chef para mim – que orgulho!
Foi difícil escolher a sobremesa, entre a tradicional banana caramelizada e o tempura de banana. Acho que fiz a escolha certa e ainda pedi sorve de chá verde para acompanhar; equilíbrio perfeito!
Os pratos quentes são algumas das especialidades do chef, assim, como os caldos, chamados de nabe mono e receitas, como o Sukiyaki – carne bovina fatiada, legumes e verduras variadas, tofu e cogumelos cozidos com molho adocicado –, preparado diretamente na mesa; e o Nabeyakki Udon – udon ensopado com frango, legumes, shimeji, camarão, tikuwa, kamaboko, cebolinha, ovo, servido em panela nabe -, ambos servem duas pessoas.
Nas redondezas, ele é um dos únicos restaurantes japoneses que servem à la carte.
Agradeço imensamente ao chef Shigueru pela maravilhosa experiência gastronômica e não vejo a hora de voltar a SP para repetir a dose!
De todos os lugares que visitei quando morei na Espanha, um dos que mais sinto falta é Ibiza! A ilha é mágica e engana-se quem pensa que é um lugar só para fazer loucuras e virar a noite. Há programas para todos os gostos.
Como adoro praia, esta foi minha principal atividade nas vezes que visitei Ibiza. A praia tem um astral ótimo, já que ela só dura alguns meses do ano. Cada parte tem sua tribo e a divisão é bem visível! Recomendo, ficar na praia de Salinas, em frente ao Jockey, excelente bar/restaurante na praia.
Um lugar que é um must é o Café del Mar, onde todos se encontram para tomar um drinque e ver o pôr-do-sol, há 30 anos!
Uma boa dica é alugar uma scooter pra poder andar por toda a ilha, como nós fizemos.
Uma ida à Formentera é essencial! Basta pegar uma balsa e 20 minutos depois, você chega. Formentera é um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Impossível não se encantar.
A beleza e a animação de Ibiza são contagiantes. Há também muitas lojas transadas e ótimos restaurantes no centro antigo, onde eu ia jantar todas as noites.
Ficamos no Hotel Hacienda La Xamena, um pouco afastado, mas super exclusivo e com um visual incrível! Quando estávamos tomando café da manhã, encontrávamos garotada chegando da noitada.Cada um com seu fuso…
Para quem quer ficar no meio do burburinho, sugiro o hotel Pachá, onde fica a badalada boate do mesmo nome.
Clicando aqui, você encontra várias informações sobre a ilha e aqui, saiba onde comer em Barcelona ou em Madri e onde se hospedar na Espanha.
Um programa clássico para brasileiros em Madri, é assistir um jogo de futebol ou pelo menos visitar o estádio do Santiago Bernabéu. Você pode nem ser fanático por esporte, mas certamente ir a um jogo na Europa tem um gostinho especial. O organização, limpeza, infra-estrutura, o acesso, enfim, TUDO é diferente. Então, vamos saber agora como é assistir a um jogo do Real Madrid, no Santiago Bernarbéu, o estádio oficial do time espanhol
Jogo do Real Madrid no Santiago Bernabéu
Quando eu morava na Espanha, meu marido e eu viramos torcedores do Real Madri de carteirinha e todos os domingos estávamos lá, assistindo aos jogos. De férias este ano, não podia ter sido diferente, e lá estávamos nós, batendo o ponto no Bernabéu.
Nos arredores do estádio do Real Madrid também há vendedores ambulantes. Mas a segurança é máxima!
A torcida do time contra o Real Madrid esperando os jogadores passarem.
Os guardas mantendo a ordem ao redor do estádio do Santiago Bernabéu.
A loja do Real Madrid, ao lado do estádio do Santiago Bernabéu é certamente um sucesso e vive lotada em dias de jogo.
Nossa entrada para o camarote era pela Porta 57, dentro de um restaurante, ficamos na maior mordomia.
Nosso lugar não era nada mau e dava para ver o jogo do Real Madrid no Santiago Bernabéu bem de perto! Cristiano Ronaldo correndo e o técnico Mourinho, tenso.
Estádio lotado e o marido concentrado, com sua camisa costumizada. Real Madrid ganhou! Foi uma tarde feliz!
Conseguir ingresso para um jogo na Espanha não é tarefa fácil, mas o estádio do Santiago Bernabéu oferece visitas guiadas. Clique aqui para mais infos.
Um bom passeio para quem curte de subir a serra é conhecer a nova sede da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, que acaba de ganhar o título de novidade do ano no Prêmio O Melhor do Guia Brasil 2013, do Guia Quatro Rodas.
Localizado na parte histórica da cidade imperial, a Bohemia inaugurou um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo, e onde o visitante descobre, de forma interativa e lúdica, história, ritos, mitos e curiosidades sobre a cerveja, uma das bebidas mais consumidas no mundo.
Além de aprender como harmonizar a cerveja à mesa, a degustação também faz parte do roteiro da visita, comandado pelo Mestre Cervejeiro exclusivo de Bohemia. Sem dúvida, um passeio que dá água na boca para quem gosta de uma gelada!
Aberto há dois anos, o italiano La Fiducia é uma ótima opção para quem quer comer bem no almoço ou no jantar. Ele funciona no mesmo endereço do tradicional restaurante Montecarlo. Já tinha jantado lá uma vez e agora me convidaram para um almoço, onde pude constatar algumas mudanças.
Pedi de entrada um carpaccio de salmão que estava ótimo: fininho e bem temperado. Depois, fui na sugestão do chef, o peixe do dia com uma massa bem leve.
Minha amiga Ticiana, comeu aspargos e em seguida, cavaquinha flambada no champagne acompanhada de noisette maçã e arroz negro. Confesso que fiquei com um pingo de inveja.
E como ninguém é de ferro, não poderia deixar de pedir sobremesa; esta delícia de chocolate foi super aprovada!
No cardápio, o que não faltam são opções de peixes e massas, como o Filé de Pargo ao vinho branco e molho de ervas com batatas ao forno e alecrim e Espaguete com camarões no molho de suas testas, alho, azeite extra virgem .
O maitre, sommelier e sócio do La Fiducia, Valmir Pereira, depois de uma temporada na Itália, trouxe um prato novo na bagagem: Porchetta com Riso Nero, que está sendo servida aos sábados e domingos e é acompanhado da garrafa do vinho da casa, o La Fiducia Reserva Tempranillo. A receita do leitão, que é desossado, recheado com farofa de miúdos e assado por quatro horas, foi garimpada por Valmir na província de Verona.
E a grande novidade agora é que o La Fiducia está abrindo também em Ipanema, na sobreloja do Hotel Sol Ipanema. Dessa vez, com uma vista privilegiada, o espaço é menor, mais descolado e com preços mais acessíveis. Mas com a mesma qualidade. Não vejo a hora de conhecer!
Fui convidada para uma degustação de rosés no Vieira Souto, em Ipanema.
Foi uma tarde agradabilíssima, com um grupo animado, entre jornalistas, somméliers e restaurateurs, com comida de primeira e vinhos deliciosos da importadora Premium.
Os vinhos degustados eram da região da Provence, mais especificamente de Cannes a Saint Tropez, região, aliás, que já fui algumas vezes e é uma das minhas preferidas no mundo!
O Minuty Rosé chama a atenção pela delicadeza e design da garrafa. A cor é de um rosa esmaecido, o aroma, repleto de notas florais e o sabor perfeito para acompanhar uma refeição de peixes e mariscos.
“Os rosés são perfeitos para o Brasil, pois unem elegância, refrescância e alta qualidade em um só vinho”, dizem os sócios da importadora. Uma das apostas é a produção do Château Léoube, com quatro quilômetros de litoral à beira do Mediterrâneo, no Cap Bénat. São dois vinhos: o Léoube Rosé e o Le Secret de Léoube, que graças à presença da cabernet acompanha bem toda a refeição.
Tive a sorte de sentar em frente ao melhor fotógrafo de gastronomia do Rio, Sérgio Pagano. Não resisti, e acabei lhe pedindo para tirar algumas fotos para este post, como essas das sobremesas.
Parte do grupo convidado, só amigos: Eduardo Ferreira, sommelier do Fasano, Bruno Agostini, repórter do Caderno Viagem do Globo, Helen Pomposelli, jornalista, Pedro Hermeto, dono do Aprazível e eu!
O frescor e a leveza dos vinhos rosés deram saudade da Côte D’Azur, mas a vista maravilhosa do Viera Souto, o lindo dia de sol e a companhia, nos lembraram que somos privilegiados de morar onde moramos!
Fotos: Sérgio Pagano, Renata Araújo e Bruno Brasil
Saiu hoje uma matéria no Caderno de Viagem do Jornal El País sobre o chef francês Joel Robuchon, muito interessante. Quem se interessa por gastronomia, sabe a importância deste chef, que é recordista de estrelas (26 ao todo) no Guia Michélin com seus 17 restaurantes ao redor do mundo, de Las Vegas a Hong Kong, passando por Montecarlo.
A cozinha de Robuchon sofre muito influência do Japão, país pelo qual ele é apaixonado.
O chef francês já publicou vários livros de receitas e seu restaurante em Paris, L’Atelier de Joël Robuchon, fica no num. 5 Rue Montalembert 75007. Da última vez que fui a Paris, passei na porta, mas ainda não fui. Falta minha!
Se você quiser ler a matéria completa em espanhol, é só acessar aqui.
Não existe um personagem mais viajado que James Bond, que este ano , está completando 50 anos. Essa foi uma das razões que me levou cobrir a festa de lançamento do seu próximo filme, James Bond Skyfall, no Morro da Urca, que aliás, completa 100 anos esta semana.
E para quem não lembra, o Morro da Urca já foi cenário para o James Bond, vivido por Rooger Moore, no filme “007 Contra o Foguete da Morte”, em 1979!
Entrevistei alguns dos famosos que estavam na festa, como a atriz Paola Oliveira e os atores Thiago Martins, Eriberto Leão e Daniel Rocha, (o Roni, de Avenida Brasil).
Infelizmente, o James Bond da vez, Daniel Craig, não veio porque estava participando da pré estreia do filme em Londres, com a rainha da Inglaterra!
Você pode conferir a matéria completa hoje às 21:30 no programa MovieBox, do canal Megapix (58 da NET), não perca!
E o filme, entra em cartaz a partir de sexta-feira em todo o Brasil e no mundo.