Istambul, cidade mágica

Uma das cidades que ainda não conheço e estou louca pra ir é Istambul. Entrevistei minha parceira Ana Catarina Portugal, que escreve o blog Turista Profissional e nos dá um relato da sua viagem.

o que fazer em istambul

Obelisco egípcio no meio na praça Sultanahmed

– o que mais te chamou atenção na cidade? O que te surpreendeu?

Cheguei em Istambul à noite e quando meu táxi começou a se aproximar da praça Sultanahmed ouvia-se uma revoada ensurdecedora de pássaros e de repente estava diante de mim, toda iluminada, a Mesquita Azul: o cenário todo foi emocionante!

o que fazer em istambul

Santa Sofia

Essa praça é um lugar especial, pois ela tem em sem entorno toda a Istambul de nossa fantasia. De um lado está a Santa Sofia e do outro a Mesquita Azul, além de obeliscos, do Palácio Topkapi e ainda ali pertinho, o Bósforo. A cidade é imponente e o povo muito hospitaleiro.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

o que fazer na turquia

As cores e texturas de Istambul

 gostou da comida? O que é mais tipico? Indicaria um restaurante?

Sim. É bastante condimentada, mas para o meu gosto, é na dose certa. Uma experiência que todos deveriam ter é comer em um tradicional meyhane (taverna), mas não fique imaginando um ambiente ruim ou estranho, pois não é. Os melhores restaurantes ficam em Beyoglu e são muito bem frequentados.

o que fazer em Istambul

O pôr do sol no Bósfero

– que passeio é imperdível?

Apesar de ser bem turistão, o passeio de barco pelo Bósforo é lindo, especialmente se você conseguir conjugar o horário para que o retorno ao cais seja no entardecer. Se conseguir, ganhará de brinde o sol de pondo atrás da Santa Sofia, revelando-nos toda a sua silhueta. É lindo!

 

gran bazar, istambul

Compras no Grand Bazar

 

compras em istambul

O sensacional Gran Bazar

– o que achou do Grand Bazar? Fez muitas compras

É um labirinto sem fim e uma grande tentação. Comprei algumas coisas por lá, mas por ser um mercado muito turístico, os preços são mais elevados. É preciso ter talento na arte da negociação. Um outro mercado interessante e com preços mais amigos é o Mercado de Especiarias, também conhecido como mercado egípcio. É lá que fica um dos restaurantes mais antigos de Istambul, o Pandeli.

o que fazer em istambul

Mesquita em Istambul

– e a comunicação? Todos falavam inglês?

No setor turístico sim. Não tive qualquer dificuldade nesse quesito. Os turcos são negociantes natos, portanto, se preciso for, até português eles vão falar com você.

o que fazer na Turquia

Ana, feliz da vida, em Istambul

– alguma dica imprescindível pra quem tá indo?

Apesar de ser um país mulçumano, não há qualquer restrição drástica aos turistas. Em algumas mesquitas é preciso cobrir a cabeça com um lenço, que geralmente é emprestado na entrada, mas se não quiser se arriscar a ficar do lado de fora (caso a dita mesquita não tenha para emprestar) ou não quiser usar um lenço que foi usado por muitas outras pessoas antes, aconselho a levar um na bolsa. No mais, vá de mente aberta, pois Istambul (e a Turquia em geral), pelo menos para mim, foi uma grata e surpreendente visita.  Boa viagem!

o que fazer em istambul

Mesquita ao anoitecer

Não vejo a hora de conhecer. E você, já foi à Turquia? Se quiser ler outros posts, vá lá no blog da Ana: Turista Profissional.

Você pode gostar também de:

Tour de bike pela Provence 

O que fazer em Milão

Saiba o que comer em San Sebastian

Outlets na Europa

O que fazer na Costa Amalfitana

Onde comer em Roma

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!