Uma das cidades que ainda não conheço e estou louca pra ir é Istambul. Entrevistei minha parceira Ana Catarina Portugal, que escreve o blog Turista Profissional e nos dá um relato da sua viagem.

o que fazer em istambul

Obelisco egípcio no meio na praça Sultanahmed

– o que mais te chamou atenção na cidade? O que te surpreendeu?

Cheguei em Istambul à noite e quando meu táxi começou a se aproximar da praça Sultanahmed ouvia-se uma revoada ensurdecedora de pássaros e de repente estava diante de mim, toda iluminada, a Mesquita Azul: o cenário todo foi emocionante!

o que fazer em istambul

Santa Sofia

Essa praça é um lugar especial, pois ela tem em sem entorno toda a Istambul de nossa fantasia. De um lado está a Santa Sofia e do outro a Mesquita Azul, além de obeliscos, do Palácio Topkapi e ainda ali pertinho, o Bósforo. A cidade é imponente e o povo muito hospitaleiro.

o que fazer na turquia

As cores e texturas de Istambul

 gostou da comida? O que é mais tipico? Indicaria um restaurante?

Sim. É bastante condimentada, mas para o meu gosto, é na dose certa. Uma experiência que todos deveriam ter é comer em um tradicional meyhane (taverna), mas não fique imaginando um ambiente ruim ou estranho, pois não é. Os melhores restaurantes ficam em Beyoglu e são muito bem frequentados.

o que fazer em Istambul

O pôr do sol no Bósfero

– que passeio é imperdível?

Apesar de ser bem turistão, o passeio de barco pelo Bósforo é lindo, especialmente se você conseguir conjugar o horário para que o retorno ao cais seja no entardecer. Se conseguir, ganhará de brinde o sol de pondo atrás da Santa Sofia, revelando-nos toda a sua silhueta. É lindo!

 

gran bazar, istambul

Compras no Grand Bazar

 

compras em istambul

O sensacional Gran Bazar

– o que achou do Grand Bazar? Fez muitas compras

É um labirinto sem fim e uma grande tentação. Comprei algumas coisas por lá, mas por ser um mercado muito turístico, os preços são mais elevados. É preciso ter talento na arte da negociação. Um outro mercado interessante e com preços mais amigos é o Mercado de Especiarias, também conhecido como mercado egípcio. É lá que fica um dos restaurantes mais antigos de Istambul, o Pandeli.

o que fazer em istambul

Mesquita em Istambul

– e a comunicação? Todos falavam inglês?

No setor turístico sim. Não tive qualquer dificuldade nesse quesito. Os turcos são negociantes natos, portanto, se preciso for, até português eles vão falar com você.

o que fazer na Turquia

Ana, feliz da vida, em Istambul

– alguma dica imprescindível pra quem tá indo?

Apesar de ser um país mulçumano, não há qualquer restrição drástica aos turistas. Em algumas mesquitas é preciso cobrir a cabeça com um lenço, que geralmente é emprestado na entrada, mas se não quiser se arriscar a ficar do lado de fora (caso a dita mesquita não tenha para emprestar) ou não quiser usar um lenço que foi usado por muitas outras pessoas antes, aconselho a levar um na bolsa. No mais, vá de mente aberta, pois Istambul (e a Turquia em geral), pelo menos para mim, foi uma grata e surpreendente visita.  Boa viagem!

o que fazer em istambul

Mesquita ao anoitecer

Não vejo a hora de conhecer. E você, já foi à Turquia? Se quiser ler outros posts, vá lá no blog da Ana: Turista Profissional.

Você pode gostar também de:

Tour de bike pela Provence 

O que fazer em Milão

Saiba o que comer em San Sebastian

Outlets na Europa

O que fazer na Costa Amalfitana

Onde comer em Roma

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.