Saiu a lista da EXAME que reúne os 100 melhores restaurantes do Brasil! Certamente uma tarefa difícil para o júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores especializados no assunto, como, por exemplo, a nossa editora-chefe Renata Araújo. Cada um deles apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância. O grande vencedor foi A Casa do Porco, em São Paulo! Afinal, não é à toa que ocupa a 17ª posição no ranking The World’s 50 Best Restaurants. Em segundo, ficou o Oteque, casa carioca do chef Alberto Landgraf, com duas estrelas Michelin. Completando o pódio, o Maní, em SP, da chef Helena Rizzo, com uma estrela. Portanto, conheça abaixo alguns dos melhores restaurantes do país. Muitos deles, aliás, você encontra aqui no site, com matérias completas das nossas experiências.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Melhores restaurantes do Brasil

Na lista, estão presentes endereços de dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. Seguramente, foram premiadas as casas que conseguiram sobreviver a dois anos desafiadores. Além disso, todas elas apostam no uso de ingredientes de boa procedência. Certamente a criatividade na cozinha oferecer uma experiência gastronômica de alta qualidade são essenciais!

+ O melhor pão do Rio: The Slow Bakery
+ Tropik: sofisticado beach club do Fairmont

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O Top 10

O restaurante Origem, de Salvador, garantiu o quarto lugar. Comandado pelo chef Fabrício Lemos e pela chef patisserière, sua mulher, Lisiane Arouca, trabalha apenas com menu degustação, de 14 etapas. Certamente o melhor da capital baiana. Também em quarto está o Mocotó, em SP, do chef Rodrigo Oliveira.

Melhores restaurantes do Brasil
Chef Fabricio e Chef Lidiane Arouca

Em seguida, ambos em São Paulo e empatados, estão o D.O.M, do chef Alex Atala, com duas estrelas Michelin, e o Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, que só oferece menu degustação e conta com uma estrela.

+Il Capitale: novo restaurante na Oscar Freire

Já o oitavo lugar rendeu um empate triplo! Um dos colocados é o Lasai, no Rio, que reabriu recentemente com uma nova proposta. Sob o comando do chef Rafa Costa e Silva e com uma estrela Michelin, agora há apenas um balcão para apenas oito comensais. Assim, a experiência do menu degustação é totalmente personalizada.

+7 lugares para tomar café da manhã no Rio

Completam o Top 10 o Charco, primeiro restaurante do chef Tuca Mezzomo, e o Tannit, casa do catalão Oscar Bosch, ambos na capital paulista.

A lista

Entre os 100 melhores restaurantes do Brasil, no Rio estão também o Oro, do chef Felipe Bronze, com duas estrelas Michelin, e o Escama, especializado em frutos do mar, do chef Ricardo Lapeyre. Assim como a Babbo Osteria, casa italiana do chef Elia Schramm em Ipanema, e o Marine Restô, do Fairmont Copacabana.

Enquanto isso, diretamente de Búzios, o 74, restaurante do Casas Brancas, também está presente no raking. Merecidamente, junto com o Rocka, do chef Gustavo Rinkevich, e de fato um dos melhores (se não o melhor) do balneário carioca.

Já de São Paulo, também figuram o Banzeiro, do chef Felipe Schaedler. Ele faz receitas autorais com influências amazônicas, enquanto isso outro premiado foi o Nelita, italiano da jovem chef Tássia Magalhães. Juntamente com o asiático Kazuo, do chef Kazuo Harada, e o Tangará Jean-Georges, restaurante do sofisticado Palácio Tangará.

E também tem mineiro na lista! O clássico Xapuri, de Belo Horizonte, traz pratos típicos feitos diretamente no fogão à lenha. Portanto, para conferir a lista completa, clique aqui! Certamente uma grande ajuda na hora de escolher onde comer Brasil afora!

Nossa jurada Renata Araújo

Desde que criou o site You Must Go!, a jornalista foi se especializando cada vez mais no assunto gastronomia. Seguramente ela é uma amante da boa mesa! Portanto, Renata percorre diversos países do globo sempre em busca de onde comer bem. Pode ser tanto em casas pequenas e descontraídas, aos renomados e estrelados. O resultado você certamente confere aqui, neste site especializado em turismo de luxo, gastronomia e lifestyle.

Renata Araújo

Por Duda Vetere e Renata Araújo. Maio de 2022.

Fotos: Renata Araújo e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.