Depois de contar uma ótima dica de hospedagem na cidade, chegou a hora de saber o que fazer em Belo Horizonte. Uma cidade muito rica em cultura, história e gastronomia! Pode não ser a sua prioridade, mas vale a pena visitar e conhecer. E se você morar no Rio, São Paulo ou Brasília, melhor ainda, uma vez que a viagem de avião é bem rapidinha, apenas 1 hora. Nunca tinha ido e saí bem impressionada de BH!

O que fazer em Belo Horizonte

Região da Pampulha

O que fazer em Belo Horizonte

  • Conjunto Moderno da Pampulha

Um dos passeios mais legais e bonitos de BH! A região da Pampulha tem como referência a lagoa, artificial, construída por Juscelino Kubitschek, então prefeito da cidade na década de 30, e projetada por Oscar Niemeyer. Em volta dela, temos o Conjunto Moderno da Pampulha, formado pela Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Iate Golfe Clube e a Casa Kubitschek. Todos projetados pelo Niemeyer.

O que fazer em Belo Horizonte

Lagoa da Pampulha

Conheça também o Parque das Águas, em São Lourenço

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, é um dos cartões-postais de BH. Com paisagismo de Burle Max e pinturas de Cândido Portinari que representam a Via Sacra, a Igreja tem linhas e curvas revestidas por azulejos azuis. Lindíssima! A Igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O que fazer em Belo Horizonte

Igreja São Francisco de Assis

O que fazer em Belo Horizonte

O interior da Igreja

O que fazer em Belo Horizonte

Os painéis famosos

Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer na Pampulha, construído no início da década de 40 para ser um cassino. Após a proibição do jogo no Brasil, o prédio se tornou museu em 1957 com um acervo de aproximadamente 1.500 obras. O museu oferece visitas técnicas guiadas, além de oficinas, atividades, encontros e conversas com artistas e convidados.

O que fazer em Belo Horizonte

Entrada do museu

O que fazer em Belo Horizonte

Vista da Pampulha do Museu

Casa do Baile

Já a Casa do Baile foi inaugurada em 1943 para receber as festas da época, com um pequeno restaurante, mesas e pista de dança. Após o seu fechamento, em 1948, passou um tempo abandonada e reabriu em 2002 como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design, recebendo exposições temporárias, seminários e outros eventos.

O que fazer em Belo Horizonte

Casa do Baile

O que fazer em Belo Horizonte

Espaço interno

Casa Kubitschek

A Casa Kubitschek, como a maioria pensa, não foi onde o político morou em Belo Horizonte. Foi projetada na década de 40 para ser a residência de fim de semana da família, já que antigamente a distância entre o centro de BH até a Pampulha era de aproximadamente 3 horas! Hoje em dia funciona como centro cultural e museu, reunindo objetos da época.

O que fazer em Belo Horizonte

Casa Kubitschek

Saiba o que fazer na cidade histórica de Tiradentes

  • Ir na Praça da Liberdade

Localizada na região da Savassi, a praça é um complexo paisagístico e arquitetônico que faz parte da história de BH. Começou a ser construída em 1895 para abrigar a sede do poder mineiro, como o Palácio do Governo e as primeiras Secretarias de Estado. Ao longo do tempo, seu entorno foi recebendo prédios de estilos variados, desde o art decó até o modernismo de Niemeyer. É um passeio muito agradável e arborizado, e nos finais de semana e feriados se torna ponto de encontro da galera. Fica lotado!

O que fazer em Belo Horizonte

Praça da Liberdade

O que fazer em Belo Horizonte

O contraste do CCBB e prédio moderno de Oscar Niemeyer

  • Visitar o CCBB

Uma das dicas de o que fazer em Belo Horizonte é visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, que fica no entorno da Praça da Liberdade e faz parte do Circuito Cultural da Liberdade. Com 12 mil metros quadrados, o edifício histórico é belíssimo com teatro, seis salas de exposição, lojinha e um pátio com cafés super charmosos.

O que fazer em Belo Horizonte

CCBB

O que fazer em Belo Horizonte

Pátio interno

  • Conhecer o Memorial Minas Vale

No antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, também no entorno da Praça da Liberdade, o memorial conta um pouco mais sobre a história e a identidade de Minas Gerais. São 31 espaços de exposição, além de obras de artistas locais consagrados como Guimarães Rosa e Sebastião Salgado. Uma super aula de história!

O que fazer em Belo Horizonte

O prédio do Memorial

O que fazer em Belo Horizonte

Detalhes das salas e do interior do prédio

  • Ir no Museu de Artes e Ofícios

O museu fica na Praça da Estação, onde funcionava a Estação Ferroviária Central logo quando a cidade foi inaugurada. O prédio é lindíssimo e chama a atenção já de longe. Fiquei encantada! Em um espaço de mais de 15.000 m², o acervo reúne peças originais da era pré-industrial no país, somente com objeto de força manual. Muito legal ver como eram os trabalhos e as ferramentes de antigamente, além de toda a história que é contada por um guia educativo. Ah, até meados de agosto a entrada é gratuita!

O que fazer em Belo Horizonte

Museu de Artes e Ofícios

O que fazer em Belo Horizonte

Detalhes do museu

  • Praça do Papa

Cercada pela Serra do Curral, é um dos pontos mais altos de BH, a 1.100 metros de altitude. A praça levou este nome após o Papa João Paulo II rezar uma missa que reuniu mais de dois milhões de pessoas em 1980. Em homenagem, foi erguido um monumento com 24 metros de altura nomeado de “Monumento à Paz”. De lá, temos uma vista completa da cidade.

Onde se hospedar em Belo Horizonte

Belo Horizonte vista da Praça do Papa

O que fazer em Belo Horizonte

A Praça do Papa com o Monumento e a Serra do Curral atrás

  • Ir na feirinha hippie aos domingos

Todos os domingos a Avenida Afonso Pena, uma das principais de BH, recebe a Feira de Artesanato e Arte. De 6h às 14h, a rua é tomada por centenas de barracas com os mais variados produtos. Desde decoração, bijuteria e vestuário até calçados, móveis e comida típica. É considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. O preço é realmente convidativo. Comprei brincos por R$2 e uma sandália por R$26! A única recomendação é que por ser muito cheio, é preciso ficar atento com os seus pertences.

O que fazer em Belo Horizonte

A extensão da feira

O que fazer em Belo Horizonte

Feirinha

  • Conhecer o Mercado Central

O tradicional mercadão de BH! Parada quase que obrigatória para quem visita a cidade. Desde 1929, é lá que se concentram os mais variados tipos de queijos, temperos, cachaças e doces em compota. Uma verdadeira perdição! Quem quiser esticar o programa pode aproveitar e almoçar em um dos restaurantes do Mercado. Nem preciso dizer que final de semana enche, né? Fomos em uma segunda-feira e estava bem tranquilo. Mais uma dica de o que fazer em Belo Horizonte.

O que fazer em Belo Horizonte

Mercado Central

O que fazer em Belo Horizonte

Placa na frente do Mercado

  • Tomar um sorvete na São Domingos

A primeira sorveteria de Belo Horizonte, na região da Savassi, fundada em 1929. São diversos sabores, todos de fabricação própria, como cupuaçu, seriguela, umbu e acerola. Já que estava em Minas, provei o de doce de leite crocante… Sensacional! Coloque na sua lista de o que fazer em Belo Horizonte.

O que fazer em Belo Horizonte

Sorvete de doce de leite crocante

  • Ir no Bar do Museu Clube da Esquina

Era no boêmio e residencial bairro de Santa Teresa que os jovens músicos mineiros Márcio, Lô e Bituca se encontravam, no final da década de 60, para tocar e compor. O movimento se intitulou Clube da Esquina e é lá que hoje funciona o Bar do Museu Clube da Esquina. Na decoração, acervos com imagens e objetos dos músicos e na agenda, uma programação intensa com shows diários. Assisti a Marilton e Rodrigo Borges (pai e filho – primeira e segunda geração do Clube da Esquina) cantando clássicos da MPB! Delícia de programa, super mineiro.

O que fazer em Belo Horizonte

Ambiente

O que fazer em Belo Horizonte

Marilton e Rodrigo Borges

É claro que, uma vez em BH, não deixe de ir até Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. Mas isso fica para um próximo post!

O que mais me impressionou em Belo Horizonte foi o quanto a cultura é valorizada! Nosso país tem muita história para contar e é bom saber que a capital de Minas faz isso muito bem. Agora que você já sabe o que fazer em Belo Horizonte é só montar o seu roteiro e aproveitar. Depois me diz o que achou!

Viajei para BH a convite do Hotel Holiday Inn, que faz parte do grupo IHG, e fica na região da Savassi.

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere e Divulgação

Maio de 2017


Leia mais:

Carmel Cumbuco | Melhor hotel perto de Fortaleza

O novo RIOGaleão | Aeroporto Internacional Tom Jobim

Copacabana vai ganhar o primeiro Hotel Fairmont do Brasil

Inauguração do Hilton Rio de Janeiro Copacabana

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.