Aberto há dois anos, o Origem é considerado o melhor restaurante de Salvador hoje. A casa funciona apenas para jantar, com menu degustação e sob reservas. Ela é comandada pelo chef Fabrício Lemos e pela chef patisserière Lisiane Arouca. O objetivo do restaurante é mostrar a Bahia além do dendê e de Salvador. E a dupla tem conseguido bravamente e se destacado no cenário da gastronomia brasileira.

?Reserve seu hotel em Salvador pelo melhor preço.

o melhor restaurante de Salvador 3

Um pouco do ambiente

Origem: o melhor restaurante de Salvador

Um jantar no restaurante Origem é certamente uma experiência memorável! Sabores tradicionais são sentidos em pratos inovadores, capazes de acordar antigas lembranças do paladar. Uma grande descoberta, um restaurante de tão alto nível na capital baiana, comparável à casas globais de NYC, Paris ou Londres, por exemplo.

+La Villa Bahia, o melhor hotel do Pelourinho

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Ravioli de siri defumado

Os chefs

O baiano Fabricio Lemos passou 14 anos nos Estados Unidos. Se formou pela tradicional escola de gastronomia Le Cordon Bleu e trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton. O chef passou pelo Mistura e criou o conceito do cardápio do Al Mare, ambos em Salvador. Ele ficou quatro anos à frente da cozinha do famoso Amado, quando foi eleito Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. Além disso, foi reeleito em 2017 e finalmente também foi premiado como Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado pela Revista Prazeres da Mesa.

+5 praias para as férias no Brasil

Chef Fabricio e Chef Lisiane, sucesso em Salvador

A chef patisserière Lisiane, também nascida em Salvador, se formou em gastronomia pela Estácio Bahia.  Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira e foi sócia proprietária do 4Chef’s, especializada em confeitaria personalizada.

Os pratos

A ideia do Origem, o melhor restaurante de Salvador, como bem diz o nome, é o resgate da memória afetiva pelo paladar. Por exemplo, as receitas como o “abarajé”, combinação dos clássicos baianos abará e acarajé, servida com vatapá.  Ou também o snack de camarão com biscoito de polvilho, aïoli de pimenta doce e vinagrete de caju. Este, inspirado nos famosos biscoitinhos de Vitória da Conquista. Outras iguarias, como licuri, umbu e siri mole, também são garimpadas por Fabrício em seus locais de origem, junto a pequenos produtores. O resultado é uma viagem de sabores pela culinária baiana sob o âmbito da alta gastronomia.

+Hotel pé na areia em Maraú, na Bahia

melhor restaurante de Salvador

Alguns dos pratos do menu

melhor restaurante de Salvador 6

O Abarajé, certamente um dos carros chefes da casa

O menu do Origem

O menu degustação do melhor restaurante de Salvador é criado diariamente pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Eles priorizam a sazonalidade e o frescor dos ingredientes genuinamente locais. Como, por exemplo, os pescados e mariscos da Baía de Todos os Santos.  São 14 etapas, preparadas com técnicas gastronômicas contemporâneas. Tudo começa com um shot de boas-vindas, depois, cinco snacks, couvert, duas entradas, dois pratos principais, intemezzo e finalmente, duas sobremesas. Pode parecer muito, mas o tamanho dos pratos é ideal. Portanto, saímos de lá satisfeitos mas não pesados. Ele custa $180 por pessoa.

+Hotel na Bahia: Iberostar Praia do Forte

Snacks

melhor restaurante de Salvador 2

O menu degustação

As sobremesas

A qualidade e inventividade das sobremesas seguem o mesmo ritmo dos pratos salgados. E é claro, também têm sabor afetivo. “Lá na minha avó”, por exemplo, é uma verdadeira escultura criada por Lisiane com sonho de doce de leite, ambrosia, sorvete de leite, algodão doce, brigadeiro de queijo e farofa de queijo.

melhor restaurante de Salvador 8

Certamente as sobremesas também são destaque no Origem

O serviço

Com dois horários de reservas, o melhor restaurante de Salvador estava repleto quando fui em uma sexta-feira às 20h. Muito me surpreendeu o serviço ágil e organizado. Os garçons explicam detalhadamente cada prato enquanto os comensais podem observar os chef e seus assistentes na cozinha aberta do Origem. O ritmo dos pratos é exatamente o que se espera de um restaurante que só oferece menu degustação. Destaque para as peças de cerâmica e em recipientes de pedra ou de madeira, que combinam por completo com os pratos bem elaborados. Finamente, o ambiente descontraído certamente ajuda a tornar o jantar extremamente agradável.

+UXUA Casa Hotel, luxo em Trancoso

melhor restaurante de Salvador

As mesas e o ambiente elegante do melhor restaurante de Salvador

Rio Gastronomia

Portanto, não à toa, o chef Fabricio Lemos foi convidado a dar aulas durante o Rio Gastronomia 2018, provavelmente um dos maiores eventos do gênero. No domingo, dia 19, às 17h, o chef comanda a aula “A Bahia além do Dendê”. As inscrições são realizadas presencialmente no dia da aula, uma hora antes do início de cada atividade. Certamente uma boa oportunidade de provar sua culinária, para quem estiver no Rio.

+Confira os ganhadores do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2018

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo, Tomás Rangel, Divulgação

Agosto de 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.