Origem: o melhor restaurante de Salvador

Aberto há seis anos, o Origem é considerado o melhor restaurante de Salvador. A casa funciona apenas para jantar, com menu degustação e sob reservas. Ela é comandada pelo chef Fabrício Lemos e pela chef patisserière Lisiane Arouca. O objetivo do restaurante é mostrar a Bahia além do dendê e de Salvador. E a dupla tem conseguido bravamente e se destacado no cenário da gastronomia brasileira. Não à toa, conquistou o 52º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes da América Latina em 2022. Já estive lá duas vezes e garanto que é uma experiência gastronômica imperdível! Além disso, durante esses anos, Fabricio e Lisiane expandiram a marca, e atualmente contam também com o Ori, uma versão mais casual, o Omí, que fica no Fera Palace, e o Gem, bar de alta coquetelaria que fica dentro do Origem.

Aproveite para ler também:

+Reserve seu hotel em Salvador pelo melhor preço.

Origem: o melhor restaurante de Salvador

Um jantar no restaurante Origem é certamente uma experiência memorável! Sabores tradicionais são sentidos em pratos inovadores, capazes de acordar antigas lembranças do paladar. Uma grande descoberta, um restaurante de tão alto nível na capital baiana, comparável à casas globais de NYC, Paris ou Londres, por exemplo. O menu “Eu Vim da Bahia” faz um passeio pela trajetória dos chefs, e inspiram receitas que resgatam a identidade gastronômica da Bahia.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Os chefs

O baiano Fabricio Lemos passou 14 anos nos Estados Unidos. Se formou pela tradicional escola de gastronomia Le Cordon Bleu e trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton. O chef passou pelo Mistura e criou o conceito do cardápio do Al Mare, ambos em Salvador. Ele ficou quatro anos à frente da cozinha do famoso Amado, quando foi eleito Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. Além disso, foi reeleito em 2017 e finalmente também foi premiado como Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado pela Revista Prazeres da Mesa.

Com os queridos chefs Fabricio e Lisiane

A chef patisserière Lisiane, também nascida em Salvador, se formou em gastronomia pela Estácio Bahia.  Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira e foi sócia proprietária do 4Chef’s, especializada em confeitaria personalizada.

Os pratos

A ideia do Origem, o melhor restaurante de Salvador, como bem diz o nome, é o resgate da memória afetiva pelo paladar. Por exemplo, as ostras empanadas com beurre blanc de tangerina, e sagu defumado, assim como o camarão com agnolotti de vatapá, pupunha, licuri, espuma de moqueca e gel de umbu. Outras iguarias, como umbu e peguari, também são garimpadas por Fabrício em seus locais de origem, junto a pequenos produtores. O resultado é uma viagem de sabores pela culinária baiana sob o âmbito da alta gastronomia.

O menu do Origem

O menu degustação do melhor restaurante de Salvador conta com 13 etapas. Eles priorizam a sazonalidade e o frescor dos ingredientes genuinamente locais. Como, por exemplo, os pescados e mariscos da Baía de Todos os Santos.  Tudo começa com um shot de boas-vindas, depois, quatro snacks, couvert, quatro pratos principais, intermezzo, pré-sobremesa e sobremesa. Pode parecer muito, mas o tamanho dos pratos é ideal. Portanto, saímos de lá satisfeitos mas não pesados.

As sobremesas

A qualidade e inventividade das sobremesas seguem o mesmo ritmo dos pratos salgados. O fondant de chocolate, por exemplo, acompanha sorvete de pipoca, caramelo de banana e farofa de chocolate.

O serviço

Com três horários de reservas, o melhor restaurante de Salvador estava repleto quando fui. Muito me surpreendeu o serviço ágil e organizado. Os garçons explicam detalhadamente cada prato enquanto os comensais podem observar os chef e seus assistentes na cozinha aberta do Origem. O ritmo dos pratos é exatamente o que se espera de um restaurante que só oferece menu degustação. Destaque para as peças de cerâmica e em recipientes de pedra ou de madeira, que combinam por completo com os pratos bem elaborados. Finamente, o ambiente descontraído certamente ajuda a tornar o jantar extremamente agradável.

Origem, de fato o melhor restaurante de Salvador

Mini bar Gem

Anexo ao Origem, fica este charmoso bar de alta coquetelaria. Ele nasceu como uma área de espera do restaurante, mas logo ganhou vida própria. Com capacidade para apenas 20 pessoas, divididas entre banquetas mais altas, cadeiras ou dois balanços, o MiniBar Gem tem carta de drinques assinada por Izadora Fornari. Os coquetéis são autorais e acompanham os snack criados pelo chef Fabrício.

Minibar Gem

Grupo Origem em Salvador

O Omí, aberto também para não-hóspedes no lobby do Fera, traz como mote uma verdadeira degustação de frutos do mar, com influência baiana e da cozinha mediterrânea. Além de snacks para pedir ao longo do dia, há também pratos maiores, como pato e camarão.

End: R. Chile, 20, Centro Histórico

Já o Orí, restaurante mais casual do Grupo Origem, abriu as portas em dezembro de 2018. Ori, que significa “cabeça” em ioruba, preza pelo resgate de ingredientes simples preparados de maneira cuidadosa. Vale pedir a moqueca de camarão para compartilhar ou o ravióli de vatapá, por exemplo. Já para quem gosta de carne, a carne de sol com tropeiro de cuscuz e pirão de leite é um dos queridinhos do cardápio. 

End: Av. Santa Luzia, 656 – 11 – Horto Florestal

Por Renata Araújo. Fotos: Renata Araújo, Tomás Rangel, Divulgação

Agosto de 2018. Atualizado em Março 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!