Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico

Atenção cariocas e amantes da boa gastronomia: acaba de ser inaugurado um excelente restaurante de frutos do mar no Rio. O Escama, comandado pelo premiado chef Ricardo Lapeyere (ex Laguiole) veio para mudar o cenário de quem gosta de peixes e afins. Uma cozinha autoral, com produtos frescos e ainda por cima, toque francês! Fomos conhecer em primeira mão, adoramos a comida e o ambiente em um casarão de dois andares, e contamos todos os detalhes pra você! Aproveite para ler também os melhores deliveries de risoto e 10 opções de delivery em Botafogo.

+7 restaurantes com a cara do verão no Rio

+5 restaurantes na Barra da Tijuca

Escama: novo restaurante de frutos do mar no Rio, no Jardim Botânico

Localização

O primeiro restaurante de frutos do mar com a cara e o espírito da cidade está localizado no Jardim Botânico. Na Rua Visconde de Carandaí, o Escama é em uma casa simples mas cheia de personalidade. O ambiente é jovem, descontraído e acolhedor. Para os amantes de frutos do mar, de fato, é mais que necessária a visita. Que é local talvez se lembre do Venga e do Volta, que funcionaram no mesmo lugar.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico
Fachada do Escama
Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico
Interior do restaurantes

Projeto

O projeto da casa foi feito pelo escritório MZNO. Eles tentaram reaproveitar cada espaço do local. Aliás, a casa ficou completamente diferente do que era! Móveis, azulejos e piso ganharam outra roupagem. O lugar tem paredes brancas de tijolinho e móveis de madeira criando, um contraste bem elegante. Além disso, são duas cozinhas.

No primeiro andar, fica a fria, comandada pelo subchef Hugo Devaux. Lá acontece o preparo de pratos como por exemplo, ostras, saladas e conservas cheias de frescor. No segundo, está a quente, com uma churrasqueira de onde saem assados na brasa e o restante do cardápio. Os garçons usam uniformes com detalhes em escama de pirarucu sustentável da Amazônia, que foram desenvolvidos pelo Projeto Fio. Achamos um charme!

Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico
O lugar é lindo!
Mesinhas bem charmosas
Detalhes da mesa

+Feijoadas em fevereiro no Rio

Passeio de barco – restaurante de frutos do mar no Rio

Antes de irmos ao Escama, o chef nos proporcionou um passeio de barco até às Ilhas Cagarras. Fomos com o Nuno Greeman pescador e dono do barco, para acompanhar de perto o processo desde o mar até à mesa. No restaurante é assim: os cozinheiros selecionam os melhores pecados, com toda atenção e cuidado. Sem falar que eles valorizam toda história por trás daquele produto e também dos produtores, de fato. Aliás, a pesca é sustentável! Além disso, era dia de Iemanjá, e claro que fizemos uma homenagem à Rainha dos Mares. Confira no Igtv:

+5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro

Cardápio

A ideia do chef Ricardo Lapeyere é fazer uma cozinha de frutos do mar com os melhores insumos e excelente custo-benefício. Sendo assim, no cardápio preparado especialmente para os jornalistas presentes, tinham pratos, como por exemplo, Carpaccio de Vieira e Salada de Camarão, de entrada. Já nos principais, saboreamos o Arroz de Bacalhau Laguiole, com arroz jasmin, fiapo de batata baroa, azeitona preta e tomate. Mas é claro que não deixaríamos de experimentar o Elenco Escama. Nele, você escolhe um pescado, que vem em diversas opções. A forma de cocção e um acompanhamento como, por exemplo o risoto de quinoa com molho champagne. Para fechar, a sobremesa era Tartelette de Mate com Limão Galego. Perfeita, por sinal: refrescante e com a massa levinha.

Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico
Carpaccio de Vieira e Salada de Camarão ao fundo
Arroz de bacalhau
Arroz de Bacalhau Laguiole
Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico
Pescados à escolha
Sobremesa
Tartelette deliciosa

+Pratos para aproveitar o verão no Rio

Drinques – restaurante de frutos do mar no Rio

Enfim, os drinques, que são assinados pela mixologisra Laura Paravato, são a cara do carioca. Refrescantes, saborosos, leves mas sem perder a sofisticação. Além disso, eles tem ingredientes sazonais que valorizam a cultura brasileira. Pedimos o Matias, feito com cachaça branca, caju, pimenta rosa, laranja.

drinques escama
Drinque Matias
Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico
Drinques leves e refrescantes, de fato

+18 Drinques para refrescar o verão no Rio

Para os amantes de vinho, a carta do Escama é assinada pela sommelière Elaine de Oliveira. Espumantes, vinhos brancos e laranjas são as grandes estrelas, num ‘match‘ perfeito com os frutos do mar do menu.

Portanto, estamos muito animados com esta grande novidade na cena gastronômica carioca e certamente voltaremos!

Renata Araújo no Escama
Renata Araújo no Escama

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Fevereiro 2021.

Fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.