Que a França é uma das capitais gastronômicas do mundo já sabemos. Mas a cada ano há mudanças no cenário culinário, portanto, nossa obrigação é deixar você bem informado. Acaba de ser lançado o novo Guia Michelin França 2019.  Com mais 11 estrelas do que no ano passado, 2019 bateu recorde. Ao todo, 632 restaurantes são agora estrelados, em comparação aos 621 em 2018. Dizem que a gastronomia francesa está no seu melhor momento. Vamos então conhecer os restaurantes estrelados de Paris, e do resto da França?

+ CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O NOSSO ROTEIRO DE 3 DIAS EM PARIS.

Aliás, se você está de viagem marcada para Paris, confira nossas dicas de hotéis perto da Torre Eiffel e da Champs Élysées.

restaurantes estrelados de Paris

Em uma das minhas visitas a Paris

Guia Michelin França 2019

Critérios do Guia Michelin  para julgar os restaurantes

Aproximadamente 40 inspetores do Guia Michelin França 2019 visitam o país e a Europa para avaliar os restaurantes. Eles usam os seguintes critérios: a qualidade dos produtos, a “personalidade” da culinária (ou criatividade), o domínio de culinária e sabores, a qualidade / preço, bem como a regularidade na qualidade dos pratos oferecidos.

+7 cafés e restaurantes em Saint-Germain

Os novos restaurantes de 3 estrelas no Guia Michelin França 2019

Para obter 3 estrelas, por exemplo, um restaurante deve produzir “cozinha excepcional, uma mesa que vale a pena a viagem”. Laurent Petit, que fundou o Le Clos des Sens em Annecy há 26 anos, e Mauro Colagreco, chef do restaurante Mirazur em Menton., conquistaram sua terceira estrela. Ao todo, há 27 restaurantes de três estrelas na França.

Além disso, em Paris, continua com três estrelas o restaurante de Alain Ducasse no hotel Plaza Athénée. O Le Cinq, restaurante do Hotel George V Four Seasons e o Epicure, restaurante do hotel Le Bristol, também estão na lista.

+Restaurantes estrelados em Paris por menos de 50 euros 

Almoço no restaurante Epicure, do hotel Le Bristol 5

Restaurante Epicure, certamente um três estrelas impecável em Paris

Melhor restaurante três estrelas Michelin em Paris

Com o carrinho de sobremesas no Le Cinq

Os novos restaurantes de 2 estrelas no Guia Michelin França 2019

De acordo com o guia Michelin, um restaurante de duas estrelas oferece “excelente cozinha e uma mesa que merece um desvio”. Ao todo, a França conta com 85 restaurantes de duas estrelas. Destes, 5 são os novos restaurantes premiados na edição de 2019 do Guia Michelin França. La Scène, da chef Stéphanie Le Quellec; Coquillage, em Cancale, do Chef Olivier Roellinger; La Maison d’à côté, do chef Christophe Hay; AM du chef Alexandre Mazzia, em Marseille e o restaurante David Toutain, do chef de mesmo nome, em Paris. 

chefs estrelados em Paris

Um pouco do ambiente do David Toutain

chefs estrelados em Paris

Renata Araújo e David Toutain, certamente um dos renomados chefs de Paris

Ainda em Paris, outros restaurantes de duas estrelas são o Le Ritz Paris, La Table de l’Espadon e o Le Meurice Alain Ducasse, no hotel de mesmo nome. Além disso, o restaurante Sur Mesure, comandado pelo chef Thierry Marx, do hotel Mandarin Oriental, também continua com duas estrelas Michelin.

+Hotel 5 estrela em Paris: Mandarin Oriental

Ambiente do Sur Mesure, certamente um restaurante impecável

No Hotel Le Meurice, em Paris

O restaurante Gabriel, do hotel La Reserve e o restaurante L’Abeille, do hotel Shangrilá, por exemplo, também são restaurantes estrelados em Paris. Finalmente, o L’Atelier de Joël Robuchon, em St-Germain também conta com duas estrelas.

+La Réserve: apartamentos de luxo em Paris

L’Abeille, no hotel Shangrilá

Os novos restaurantes 1 estrela no Guia Michelin França 2019

Uma estrela indica “uma cozinha muito boa em sua categoria” e ao todo a França conta com 520 restaurantes de uma estrela Michelin.

+2 chefs estrelados em Paris que vale a pena conhecer

chefs estrelados em Paris

Ruas de Paris

Restaurantes estrelados em Paris

Portanto, foram premiados pela primeira vez: La Poule au Pot; ACCENTS table bourse; ERH; Frenchie et Racines; Baieta, Oka e Sola; Yoshinori ; Tomy & Co; L’Abysse au Pavillon Ledoyen e La Condesa. Além disso, o Louis et NESO; Abri; Automne; Virtus e Pilgrim.

Continuam com uma estrela o restaurante Akrame, Les Jardins de l’Espadon no hotel Ritz Paris e os japoneses Jin e Ken  Kawasaki , entre outros.

chefs estrelados em Paris

Cozinha aberta no Akrame

Então, com tantas opções de restaurantes estrelados em Paris, certamente você já tem mais um motivo para embarcar pra França, hein! Depois conta pra gente qual foi seu preferido.

Aqui você confere a lista completa dos restaurantes estrelados do Guia Michelin França 2019.

Por Renata Araújo. Janeiro 2019

Fotos: Renata Araújo e Gerson Lírio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.