Morreu hoje em Genebra o francês Joel Robuchon, o chef com mais estrelas Michelin no mundo. Nomeado o “chef do século” pelo guia de culinária Gault et Millau em 1990, Robuchon era um perfeccionista que ficou conhecido por ter revolucionado a culinária francesa, apresentando pratos simples, saudáveis e deliciosos. Deixa um império de restaurantes em vários países do mundo.

👉Reserve seu hotel em Paris aqui pelo melhor preço.

+CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O NOSSO GUIA BÁSICO DE 3 DIAS EM PARIS.

Chef Joel Robuchon certamente vai fazer falta

A história do chef com mais estrelas Michelin

Nascido no interior da França e filho de um pedreiro, Robuchon, o chef do século, conquistou o mundo com suas habilidades culinárias. Abriu seu primeiro restaurante, Jamin, em Paris, em 1981. Em 1994, abriu o primeiro restaurante com seu nome: Joël Robuchon, também em Paris. Mas expandiu sua marca globalmente com os restaurantes L’Atelier de Joël Robuchon, em três continentes.

+5 cidades imperdíveis na França, além de Paris

Simples é mais

Sua comida era descrita como simples porque ele acreditava no uso de apenas três ou quatro ingredientes na maioria dos pratos. Além disso, o objetivo era sempre mostrar os sabores acima de tudo. Portanto, transformava receitas tradicionais e simples em algo glamuroso e especial.

+2 chefs estrelados em Paris que vale a pena conhecer

L’Atelier de Joël Robuchon 

Em 2003, ele criou um novo conceito, L’Atelier de Joël Robuchon. A inspiração veio de bares de tapas espanhóis, onde o convívio é tão importante quanto à gastronomia. A ideia era um grande balcão, onde os clientes pudessem se sentar, com a cozinha no meio. Assim, os cozinheiro podiam interagir com os comensais. 
O sucesso desta fórmula levou-o a abrir propriedades em diversas cidades do mundo, tanto na Europa, como nos EUA e na Ásia. Algumas das cidades são, por exemplo: Las Vegas, Nova Iorque, Londres, Hong Kong, Tóquio, Shangai e Taipei.

+Os 7 melhores museus em Paris

Restaurante em Las Vegas

O império de restaurantes

Robuchon construiu um reinado global e multimilionário, com 39 estabelecimentos, de restaurantes a clubes.
Em 2016, ele conquistou um recorde mundial de 32 estrelas Michelin. O chef francês era dono de cinco restaurantes três estrelas em diferentes continentes. Há casas do chef com mais estrelas Michelin em Paris, Mônaco, Hong Kong, Las Vegas, Tóquio e Bangcoc.

+7 cidades próximas de Paris para visitar

Felizmente já pude conhecer algumas das casas, como, por exemplo, a de Las Vegas

Os restaurantes parisienses

Claro que Paris é a cidade que mais lembra o chef com mais estrelas Michelin. Há dois restaurantes do chef francês mais famoso do mundo. O Atelier L’Etoile fica na Champs Elysees e o simpático Atelier Robuchon fica em Saint Germain dentro do Hotel Pont Royal.

+Restaurantes estrelados em Paris por menos de 50 reais

chef com mais estrelas Michelin

Restaurante em Saint Germain, certamente uma parada imperdível

O chef celebridade

Ao completar 50 anos, o chef com mais estrelas Michelin deixou os fogões de lado. Ele passou a transmitir seu conhecimento em programas de TV, livros, cursos e até mesmo aconselhando marcas de supermercados. Sem esquecer a qualidade dos seus restaurantes, certamente ficou ainda mais famoso.

+7 restaurantes duas e três estrelas em Paris

O purê de batatas

Uma curiosidade é que o chef com mais estrelas Michelin se tornou também conhecido por cozinhar o melhor purê de batata que já existiu. Os críticos descreveram seu purê “como uma experiência esmagadora”. Ele mesmo dizia que devia muito a este prato tão simples que ele elevou à alta gastronomia. Ou seja, imagine o quanto deve ser divino!

+Os 50 melhores restaurantes do mundo em 2018

chef com mais estrelas Michelin

Um dos pratos com o famoso purê de batata

O futuro

Finalmente estão em andamento novos restaurantes do chef com mais estrelas Michelin no Design District, em Miami. Esperamos que eles se concretizem e que, além disso, a excelência de sua comida continue conquistando amantes da boa mesa mundo afora. Certamente vamos sentir falta!

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo e Divulgação

Agosto de 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.