Roteiro pela Riviera Francesa

Existem vários roteiros possíveis de ser fazer pela Riviera Francesa, certamente um dos itinerários mais encantadores da Europa. Vou partir da minha última viagem, onde passei por algumas das cidades que mais me encantam na França. Gosto sempre de fazer de Cannes a minha base. Assim, é possível conhecer um novo vilarejo a cada dia. Portanto, se você tem planos de passar uns dias pela Côte D’Azur, leia este post até o final porque ele vai te interessar. Veja também Top destinos badalados  do verão europeu e 5 cidades imperdíveis na França.

+Reserve o seu hotel na França pelo melhor preço.

Roteiro pela Riviera Francesa

De Nice a Cannes

Comece por Nice, a 1.15 de Paris, de avião. De lá, você pode alugar um carro, ir de trem ou taxi até Cannes, são só 32 kms.

O que fazer em Cannes 15

Cannes, provavelmente a cidade mais conhecida no sul da França

Em Cannes, você tem a chance de passear pela famosa Croisette, certamente uma das orlas mais badaladas do mundo. Dá para respirar ares do tradicional Festival de Cinema e conhecer hotéis emblemáticos, como o Intercontinental Carlton, de 1911.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+O que fazer no descolado bairro Marais, em Paris

Hotel Intercontinental Carlton Cannes 7

A orla e o Hotel Intercontinental Carlton

O que fazer em Cannes 17

Píer em Cannes

+Restaurantes do Guia Michelin França

De Cannes a Antibes

De Cannes, você pode ir até Antibes, cidade a 12kms de distância. A grande atração por lá é o Museu Picasso, em um antigo castelo do século XVI, com vista de tirar o fôlego para o mar Mediterrâneo. As casinhas de Antibes são encantadoras, daquelas difíceis de parar de fotografar. Por isso sou apaixonada por este roteiro da pela Riviera Francesa.

+Eric Frechon comemora 20 anos no Le Bristol

Roteiro pela Riviera Francesa

Marina de Antibes

Riviera Francesa

Museu Picasso

Riviera Francesa

Museu Picasso

Riviera Francesa

Vista de Antibes

+Leia mais: Hotel Villa Marie Saint Tropez

O cenário é incrível, com um mar azul turquesa que nos hipnotiza e mais parece um quadro.

Riviera Francesa

Os azuis da Côte D’azur

Há ainda o Marché Provençal, um mercado de comida à moda antiga onde você pode fazer umas comprinhas de guloseimas. Mas provavelmente, o melhor é se perder pelas ruelas de Antibes. Você se sente transportado pelo tempo. Incrível como carros e pedestres dividem o mesmo espaço sem stress.

+Os restaurantes do hotel Peninsula Paris

Riviera Francesa

Ruas de Antibes

Riviera Francesa

Na orla de Antibes

+Conheça 10 motivos para ir à Bourgogne

Juan le Pins

A vizinha Juan le Pins – que faz parte de Cap D’Antibes – é outra que atrai muitos turistas neste roteiro pela Riviera Francesa, com sua belíssima enseada e praia de areia bem fininha. Tem até Festival de Jazz no verão, por exemplo.

De Antibes a Saint Paul de Vence

Outro lugar imperdível é Saint Paul de Vence, uma das cidades medievais mais antigas da Côte D’Azur. De tão linda, parece cenográfica. Com vários museus, galerias de arte, restaurantes e cafés charmosos. Ela foi construída em cima de uma colina e oferece vistas de tirar o fôlego. Não à toa, sempre foi ponto de encontro e até moradia de artistas, como Marc Chagall e Signcac, por exemplo.

roteiro-pela-riviera-francesa-3

roteiro-pela-riviera-francesa

roteiro-pela-riviera-francesa-2

+Dicas de restaurantes em Paris

O que fazer em Saint Paul de Vence

Certamente vale a pena dar uma passada no Le Saint-Paul, um Relais Chateaux charmosíssimo, para tomar almoçar ou tomar um drinque, por exemplo. Provavelmente com um dos melhores restaurantes do vilarejo.

riviera francesa

Restaurante do Le Saint-Paul

riviera francesa

Hotel

Além disso, outro disputado entre os turistas é o La Colombe d’Or, que também funciona como hotel e restaurante, aberto a não hóspedes. Mesmo fora da alta temporada é difícil conseguir uma mesa sem reserva. Portanto, fique atento!

De Saint Paul de Vence a Èze

Uma vez pelas redondezas, dê um pulo até Èze, outra cidade medieval com um visual deslumbrante do Mediterrâneo, a 427m a nível do mar. Extremamente romântica, suas ruazinhas são estreitas e floridas e sua arquitetura belíssima.

roteiro-pela-riviera-francesa

Vista da cidade

roteiro-pela-riviera-francesa-5

+Leia aqui: Viagem pelo Sul da França

O que fazer em Èze

O hotel  mais famoso da cidade é certamente o La Chevre d’Or da rede Relais & Châteaux. O restaurante do Hotel Chateau Eza também é incrível! Portanto, aos poucos você explora nosso roteiro pela Riviera Francesa.

roteiro-pela-riviera-francesa-2

roteiro-pela-riviera-francesa-3

Uma das grandes atrações em Èze é o Jardim Exótico, bem no topo da colina. Portanto, prepare as pernas e o fôlego. Mas a subida é tão bonita que a gente acaba se distraindo. Há mais de 400 espécies de plantas exóticas e claro que lá em cima, um cenário deslumbrante!

+ILTM: maior feira de turismo de luxo do mundo, em Cannes

roteiro-pela-riviera-francesa-4

roteiro-pela-riviera-francesa-7+11 cafés e restaurantes em Saint Germain, Paris

Outro programa interessante é visitar a fábrica de perfumes Fragonard, aberta ao público, onde você fica sabendo tudo sobre fragrâncias. Ainda dá para comprar algumas para levar de presente.

roteiro-pela-riviera-francesa-6

Saint Jean Cap Ferrat

Quando estava a caminho de Saint Jean Cap Ferrat, levei um susto tão grande ao ver a enseada, que tive que descer do carro para fotografar. Certamente uma das paisagens mais lindas que já vi. Quando a expressão “parece um quadro” se encaixa perfeitamente.

+Lutetia, o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche

riviera francesa

A belíssima enseada de Saint Jean Cap Ferrat

Mais uma cidade antiga que une paisagem com programas culturais, como museus e centro histórico e de quebra, um hotel emblemático, de onde não dá vontade de sair.

+Leia aqui: Um roteiro pela Alsácia

Grand Hotel du Cap Ferrat Four Seasons

O Grand Hotel du Cap Ferrat é um deslumbre! Construído em 1908, transmite o glamour da Riveira Francesa e oferece toda exclusividade aos hóspedes. São 74 quartos e 5 restaurantes, além de um spa maravilhoso e uma das mais belas piscinas, com vista direta para o Mediterrâneo.

riviera francesa

Entrada do hotel

riviera francesa

Vista do hotel

riviera francesa

Hotel e Spa

Tive um dos  mais prazerosos almoços da minha viagem e deu vontade de voltar para ter uma estadia completa neste pedacinho de paraíso. Não à toa, ponto de parada de várias celebridades no passado, como por exemplo, Winston Churchill e Charlie Chaplin, Picasso e Paul McCartney.

+Restaurantes estrelados do Guia Michelin França 2019

riviera francesa

Pelo hotel

riviera francesa

Almoço certamente maravilhoso!

Uma espécie de ilha particular na Riviera, Grand Hotel du Cap Ferrat, que conta até com funicular dentro dele, para ligar os dois prédios, é, portanto, uma parada imprescindível no seu roteiro pela Riviera Francesa.

riviera francesa

Grand Hotel

riviera francesa

Vista do hotel

De Cap Ferrat a Monaco

A distância entre as duas cidades é de apenas 15 Kms. O segundo menor país da Europa, com apenas 2 kms de extensão, parece até cenográfico de tão perfeito. Uma das principais atrações é o Palácio do Príncipe que inclui a troca de guardas, todos os dias ao meio-dia.

roteiro-pela-riviera-francesa-2

roteiro-pela-riviera-francesa-3

Outra parada certamente obrigatória é conhecer o famoso Cassino de Monte Carlo, um prédio belíssimo que data de 1863. A praça toda é deslumbrante, com os não menos tradicionais Hotel de Paris de um lado e o Café de Paris do outro. Coisa de filme!

roteiro-pela-riviera-frances

roteiro-pela-riviera-francesa-3

Fiquei hospedada no Le Meridien, que tinha uma praia particular, com uma vista belíssima do quarto e um apetitoso café da manhã.

+O lugar mais intagramável de Paris

roteiro-pela-riviera-francesa-4

roteiro-pela-riviera-francesa-5

roteiro-pela-riviera-francesa-7

Meu jantar foi maravilhoso, no restaurante Blue Ray, comandado pelo chef Marcel Ravin, no hotel Monte Carlo Bay e Resort. Antes, presenciei ali um fim de tarde de cair o queixo, direto do bar Blue Gin, bem badalado.

roteiro-pela-riviera-francesa-4

roteiro-pela-riviera-francesa

roteiro-pela-riviera-francesa-2

Como se locomover na Côte d’Azur

O mais legal deste passeio pela Côte d’Azur é que todas estas micro cidades estão muito bem organizadas para receber visitantes, sempre com centros turísticos e sites oficiais que ajudam quem busca informação. Portanto, em relativamente pouco tempo, você ter a chance de ver cenários deslumbrantes e um tipo de vida de quem parece ter parado no tempo.

Transporte

O ideal é fazer esta viagem de carro, mas caso você não possa, há trens e ônibus fazem o percurso. Portanto, é só checar no site da cia de trem francesa . Mas é bom ficar bem atento aos horários, para que na volta você não fique à pé.

Além disso, você pode também contratar os serviço do França entre amigos, profissionais competentes e de confiança!

Texto e fotos por Renata Araujo

Março de 2017

Leia mais:

Rota do Champagne | As melhores caves da França

Museu do Louvre em Paris

Hotel Plaza Athenée Paris

Motorista brasileiro e city tour em Paris

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!