Rio de Janeiro

Lista dos 100 melhores bares do Brasil, segundo a Casual Exame

Publicado por
Duda Vetere

O que seria do brasileiro sem um barzinho? Estes locais animados e descontraídos são tão presentes e importantes nas nossas vidas, que a Casual Exame 2023 anunciou a edição deste ano dos 100 melhores bares do Brasil. A seleção foi feita por um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores, incluindo a editora-chefe do You Must Go!, Renata Araújo, e a editora-assistente Duda Vétere. Uma tarefa árdua! Dentre a centena, nós já pudemos conhecer alguns deles, e podemos ratificar a inclusão deles neste seleto grupo. Pelo segundo ano consecutivo, o Tan Tan, em São Paulo, ficou em primeiro lugar, com 22 votos. Bom, certamente, algum dos 100 você deve conhecer. Vem conferir então!

Aproveite também para ver mais dicas de bares e restaurantes:

Aliás, se você tem planos de viajar pelo Brasil, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Top 10 melhores bares do Brasil

Depois do campeão e moderno Tan Tan, comandado pelo chef Thiago Bañares, vem o Santana Bar, também em SP, com uma carta de 78 clássicos e nove drinques autorais, assinada por Gabriel Santana. Fechando o pódio, está o The Liquor Store, bar discreto com apenas 20 lugares, também comandado pelo Thiago Bañares. Administrado pelo chef Bruno Katz, o bar em Ipanema, Nosso, veio em quarto lugar. A casa segue a linha de gastrobar e tem uma gastronomia contemporânea. Da posição 17 em 2022, o Caledonia Whisky & Co., em SP, conquistou a quinta colocação neste ano. Já na sexta, está o SubAstor, de ambiente discreto e escuro. Em sétimo lugar, o Bar do Capincho, em Porto Alegre, fica em um casarão de 1930.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Negroni do Nosso
Renata Araújo no Nosso

Tem baiano na lista!

Enquanto isso, o MiniBar Gem, de Salvador, veio em oitavo lugar. Comandado pelo casal Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, do premiado Origem, o bar de coquetelaria tem capacidade para apenas 20 pessoas, e oferece drinques autorais, com uma carta batizada de “Bahia além do dendê”. Com 10 torneiras, a Cervejaria Viela assumiu a nona posição e o local virou um ponto turístico de Belo Horizonte. Para fechar o Top 10, o Pirex, também em BH, ficou entre os 10 melhores bares do Brasil com seu ambiente despojado.

Renata Araújo no Mini Bar Gem
Renata Araújo com os chefs Fabricio e Lisiane

Alguns dos outros 90 melhores bares do Brasil

Já em 15º lugar está o Bar da Dona Onça, da renomada chef Janaína Rueda. Aos pés do icônico edifício de São Paulo, o Copan, projetado na década de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o bar oferece clássicas porções de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira. Na 19ª posição, aparece o Seen, badalado rooftop no 23º andar do hotel Tivoli Mofarrej. Com ambiente descolado, tem um bar central super decorado.

Pasteis , coxinhas e pão com frango frito no Bar da Dona Onça
Renata Araújo no Bar da Dona Onça
Carpaccio de Polvo no Seen
Vista do Seen

Em 26°, o sofisticado Arp, no Rio, fica aos pés do Hotel Arpoador e é ótimo para um café da manhã com vista ou então um happy hour no pôr do sol. Empatado com ele está o Quartinho, em Botafogo, procura explorar ingredientes inusitados e preparar drinques diferenciados. Enquanto isso, em 32° lugar, também estão empatados o Bar Urca, Patrimônio Cultural Carioca desde 2012, com cerveja gelada e empadinha ou pastel, e o Chanchada, também em Botafogo, dos mesmos sócios do Quartinho.

Renata Araújo no Quartinho
Drinque com vista no Arp Bar
Parte externa do ARP, fica na beira da praia

Cariocas marcando presença no ranking

Além disso, quem também está empatado no 32º lugar é o novíssimo Gogo, do badalado Elena, que tem movimentado o bairro do Horto, no Rio. A carta de drinques é assinada pelo conceituado mixologista Alex Mesquita. Na 42ª posição, o Boteco Rainha, do premiado chef Pedro de Artagão, certamente é um sucesso tanto na Dias Ferreira, no Rio, como no Itaim, em São Paulo. Assim como o clássico Galeto Sat’s, reconhecido como Patrimônio Cultural Carioca,

Os drinques no Gogo, no Elena
Gastronomia asiático no Elena
Renata Araújo no Elena
Boteco Rainha

E tem mais carioca na lista! Na 60ª posição, o Vian, em Ipanema, é um bar de coquetelaria que certamente merece sua visita, e o Marinho Atlântica, na Praia de Copacabana, serve de petiscos e sanduíches até pratos individuais.

Área externa do Marinho
Renata no Marinho
Renata no Via
Drinques autorais no Vian

Além disso, fora do eixo Rio-SP, aparecem na lista dos melhores bares do Brasil, o Ponto Gin, em Curitiba, na 26ª posição, o Agulha, em Porto Alegre, na 60ª, o Toro, em Gramado, entre outros. Portanto, para conferir a lista completa, basta clicar no site oficial da Casual Exame.

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Divulgação. Outubro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Plant Street Market: descolado mercado gastronômico em Orlando

Plant Street Market: descolado mercado gastronômico em Orlando. A cerca de 30 minutos dos parques…

45 minutos atrás

6 chefs comandam restaurantes em aeroportos do Brasil

6 chefs comandam restaurantes em aeroportos do Brasil. Às vezes bate fome e vamos em…

3 dias atrás

Os parques do Walt Disney World Resort e as principais atrações

Os parques do Walt Disney World Resort e as principais atrações. Reunimos também dicas preciosas…

4 dias atrás

Masi: novo restaurante japonês em São Conrado, no rooftop do Hotel Nacional

Masi: novo restaurante japonês em São Conrado, no rooftop do Hotel Nacional. O rooftop do…

5 dias atrás

18 programas para você saber o que fazer em dia de chuva no Rio de Janeiro

18 programas para você saber o que fazer em dia de chuva no Rio de…

6 dias atrás

Premiado bar de cervejas no Flamengo: Rio Tap Beer House

Premiado bar de cervejas no Flamengo: Rio Tap Beer House. Referência em variedade de rótulos…

7 dias atrás