Como é morar em Nova York? – Episódio de O Podcast de Viagem

Manhattan certamente está no imaginário de vários brasileiros e muitos se perguntam como é morar em Nova York? Portanto, eu, Renata Araújo e Cláudia Beatriz Saleh, do Aprendiz de Viajante, entrevistamos o jornalista Fábio Angheben, do blog e insta @dicasNovaYork, que está na cidade há dois anos. O bate papo na íntegra está no nosso O Podcast de Viagem na série “Morar no Exterior” que você pode ouvir no Spotify ou na Apple. Vamos saber o que ele contou? Aproveite também para ler sobre as novidades do Empire State a reabertura de NYC.

+Reserve seu hotel em NY pelo melhor preço

+Locações da série The Politician em NYC

Como é morar em Nova York?

“Vim para a Big Apple pela primeira vez em 2008 e a cidade me conquistou aos poucos. Desde 2014 eu “vivo de NYC”, quando criei o site com conteúdo sobre o destino. De tanto vê-la nos filmes e séries, um dia falei: vou morar aqui um dia!  A cidade, além de ser meu trabalho, é o lugar que escolhi para morar. Não tenho prazo de saída. Já tinha vivido no Canadá em 2018 e aliás, foi por Toronto que vim a NYC pela primeira vez. Depois do casamento, eu a Giovana nos preparamos pra isso.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+5 programas imperdíveis em NYC

Fabio em NYC

Qual a maior diferença entre viver em Nova York e em São Paulo?

Eu era infeliz e agora sou feliz, rs. Eu tinha uma carreira de quinze anos em marketing e comunicação de empresas, mas sempre fui empreendedor no paralelo. E sempre quis ter a minha própria empresa. São os dois anos que me sinto mais realizado, não financeiramente, mas pessoalmente. Meu conhecimento de marketing me ajudou muito e além disso, adoro o jornalismo puro, ou seja, hoje escrevo bastante!

Central Park

Minha empresa já estava consolidada no Brasil e nos EUA. Portanto, a gente já criava conteúdo sobre NYC e vinha de vez em quando. Agora a gente acumula conteúdo e tenta dissolvê-lo diariamente. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, é a parte mais difícil. Estamos aprendendo a lidar com a cidade. Até porque, não é uma cidade barata, é preciso um planejamento financeiro e emocional, já que estamos longe da família e dos amigos.

+15 restaurantes italianos em Nova York

O melhor e o pior de NYC

O melhor de NYC é não sentir medo no dia-a-dia, poder andar à noite nas ruas e usar transporte público, diferente de São Paulo. Tem muito maluco nas ruas mas eles não são perigosos. O que mais gosto é poder lidar com todo tipo de gente, são mais de 800 línguas faladas aqui. Você aprende um pouco espanhol, italiano, árabe, e por aí vai. Essa mistura de culturas e pessoas é maravilhosa! Além disso, isso certamente também se reflete também na gastronomia. Ou seja, já dá para ter uma ideia de como é morar em Nova York.

O que menos gosto de Nova York é o verão escaldante de julho e agosto. No inverno, você usa as roupas adequadas e tudo bem! Entretanto, o calor é insuportável! No Rio, tem praia e piscina, enquanto aqui, a praia tem água gelada, não dá nem pra entrar no mar. O inverno é muito rigoroso mas não neva todos os dias, diferente de outras cidades, como Washington D.C. No calor, não é fácil andar na rua.

+Os 7 melhores restaurantes de Nova York

Antes de se mudar para NYC

Quando penso como é morar em NYC, a primeira coisa que vem à cabeça é ter um objetivo. Você precisa saber o que vai fazer: estudar, trabalhar, investir, etc. Se você não souber qual será sua ocupação, será engolido pela cidade, que é muito competitiva. O custo de vida é muito alto enquanto o câmbio não nos favorece. Se você morar longe de Manhattan, certamente vai passar um tempão no transporte público. Não venha para NYC para fugir de problemas, senão eles vão ficar maiores aqui.

+The Shop at Hudson Yards, shopping do The Vessel

The Vessel, uma das novidades em NY

As amizades

Eu lido com público brasileiro e português na área de turismo. Portanto, as primeiras pessoas que conheci são as que trabalham em atrações, ou seja, gente do mundo inteiro: França, Equador, Colômbia, Alemanha, por aí vai. Aos poucos, o círculo de amizade foi crescendo, primeiramente brasileiros e depois de nacionalidades variadas. Dificilmente você encontra um novaiorquino de nascença. Há duas comunidades brasileiras muito grandes: em Astoria, no Queens e outra em Newark, em Nova Jersey. Estes chegaram na década de 90 e tem uma filosofia de “viver como brasileiro”, tocam violão na rua, você percebe logo a animação, rs.

Como é o turistas brasileiro típico?

O turista brasileiro é conhecido por ser aquele cara que ama fazer compras, portanto, os lojistas o adoram! Casas de varejo e outlets são lugares onde você certamente vê brasileiros. Ao mesmo tempo, ele é tido como alguém que não quer gastar muito em atrações. Musicais da Broadway, por exemplo, o brasileiro precisa ser convencido de que realmente o espetáculo vale o que custa. O mesmo com restaurantes. Sempre me perguntam se vale mesmo a pena, caso o restaurante seja mais caro. É natural, pela desvalorização do real. Isso eu ouço de quem trabalha com turismo.

Times Square

Como o morador faz compras

O novaiorquino só compra online e eu, morando aqui, acabei pegando esse hábito. Além disso, o morador só compra no seu bairro. Ele não vai atravessar a cidade para entrar numa loja. Ir ao Times Square ou ao Soho para fazer compras, e sair cheio de sacolas, só mesmo nos filmes e nas séries, como, por exemplo, Sex and the City. Enquanto na Quinta Avenida sim, isso pode acontecer porque a pessoa que mora por ali, tem todas as lojas na vizinhança. Já quem vive no Brooklyn não vai para o Upper East Side para fazer compras de jeito nenhum! Além disso, a internet é muito presente. Você vê os caminhões da Amazon e UPS por todos os lados.

NYC durante a pandemia

A gente sente um vazio vendo NYC sem turistas. A parte interna dos restaurantes está fechada, as atracões estão vazias, a vida não está “normal”. A Times Square e o Empire State estão com muito pouca gente. A prefeitura está incentivando o próprio morador a conhecer sua cidade, visitar um bairro novo, como, por exemplo, Harlem ou Brooklyn. A gente até percebe essa movimentação nos fins de semana. Nos dias úteis parece que falta alguma coisa, é como se eu estivesse em Chicago, pela falta de gente…

Nova York vazia

O que mudou no trabalho do Dicas Nova York

Lembra que falei que é preciso planejamento para morar fora? Pois é, se preparar para uma emergência é necessário porque uma hora ela vai chegar. E este ano é a prova disso! Ficamos de março a junho dentro de casa, atualizando o blog lentamente. Tenho aproveitado para criar conteúdo atemporal, como, por exemplo, vídeos no canal do youtube e nos stories. Estou indo de novo em vários lugares e assim, estou me reinventando. A conexão com os seguidores também aumentou durante a pandemia”.

Esta foi nossa conversa sobre como é morar em Nova York com o Fábio, do Dicas Nova York, para o episódio 8 de O Podcast de Viagem. Disponível na Apple e no Spotify. Aproveite para se inscrever!

Renata Araújo e Fabio Angheben

Por Renata Araújo, Agosto 2020

Fotos: Fabio Angheben e Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Aplicativos conectam viajantes solo

Aplicativos conectam viajantes solo, uma ótima ideia para quem não gosta de viajar só. Você…

3 horas atrás

Restaurante japonês mais tradicional de São Paulo: Shin Zushi

Shin Zushi: o restaurante japonês mais tradicional de São Paulo, localizado no bairro do Paraíso…

1 dia atrás

Rio Gastronomia no Fairmont Rio e online

A 10ª edição do Rio Gastronomia terá no Fairmont Rio um menu exclusivo preparado por…

2 dias atrás

Sexo é tema de nova série brasileira com Karine Teles

"Os Últimos Dias de Gilda" estreia nesta sexta no Canal Brasil. Sexo é o tema…

3 dias atrás

Paraíso na Ilha: hospedaria de luxo em Florianópolis

A exclusiva Casa do Canto, hospedaria de luxo em Florianópolis, é uma espécie refúgio urbano…

4 dias atrás

11 restaurantes ao ar livre em SP

Listamos onze restaurantes ao ar livre em SP, para que você possa desfrutar de uma…

5 dias atrás