Conhecida por ser a maior cidade do Canadá e coração financeiro do país, Toronto tem uma vida cultural intensa e agitada. Cosmopolita e elegante, Toronto é eclética. Cultura e arte podem ser vistas não só nos principais museus, como também em bairros formados, em sua maior parte, pelos imigrantes. Afinal, ela é uma das cidades mais multiculturais do mundo. Tão diversificada quanto sua população é sua vida cultural. Portanto, resolvemos listar o nosso Top 5 museus em Toronto, que precisam ser visitados na sua próxima viagem à capital canadense:

?Reserve aqui o seu hotel em Toronto pelo melhor preço.

Certamente uma cidade super cultural!

Top 5 museus em Toronto

AGO – Art Gallery of Toronto

A Art Gallery of Toronto é uma das galerias de arte mais antigas do Canadá. Além disso, é  um dos maiores museus da América do Norte. A arquitetura imponente do prédio ocupado pela AGO, como é popularmente conhecida, chama a atenção dos que passam pela região. O projeto foi planejado pelo famoso arquiteto nascido na cidade, Frank Ghery. Com um acervo de mais de 80 mil itens, a principal atração da galeria são as coleções de arte canadense, inspiradas nas belas paisagens do Canadá nos anos 30.

Certamente o AGO merece estar na sua lista de museus em Toronto!

Além das obras canadenses, destacam-se as africanas e da Oceania, bem como as artes impressionistas, modernas e contemporâneas norte-americana e europeia. Apesar de receber muitas exposições temporárias, uma das grandes atrações é a Renaissance Trail, em que podemos admirar as obras de importantes artistas, como, por exemplo, Pablo Picasso, Claude Monet, Vincent Van Gogh e Max Ernst. Então, certamente vale a pena a visita!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Além disso, o museu apresenta exposições temporárias, como, por exemplo, a “Vija Celmins: To Fix the image in memory”, uma retrospectiva de mais de duas décadas de trabalho da artista sobre consertar a imagem na memória. A AGO fica na 317 Dundas Street West e funciona de terça a domingo.

+7 restaurantes em Yorkville, em Toronto

Bata Shoe Museum

Uma vez em Yorkville, mais especificamente na Queen’s Park, outro museu divertido é o Bata Shoe Museum. Apesar do pequeno espaço, o museu abriga um conjunto de mais de 12 mil pares de sapatos e acessórios. O objetivo do museu é mostrar o sapato como elemento cultural, evidenciando suas transformações e influências recebidas ao longo dos anos. Portanto, na galeria, podemos conhecer os modelos usados pelos nossos ancestrais, bem como os que pertenceram a celebridades, como, por exemplo, John Lennon e Elvis Presley. O Bata Shoe Museum funciona de segunda a domingo.

Além disso, o museu também apresenta três exposições temporárias durante todo o ano de 2019. Além da “A Want: Desire, Design and Depression Era Footwear”, que fala sobre os projetos de calçados mais inovadores durante a crise de 1929 que assolou os EUA, também é possível prestigiar a “The Gold Standard: Glittering Footwear from around the globe”, que explora os significados e usos dos sapatos dourados em todo o mundo. Há ainda a “Art and Innovation: traditional artic footwear from the Bata Show Museum Collection”, sobre os mais variados tipos de calçados e roupas criados para enfrentar o clima do Ártico.

Gardiner Museum

O Gardiner Museum é o único museu do país dedicado exclusivamente à cerâmica. Além disso, tem um dos maiores acervos nesta área. Ao todo, o Gardiner abriga mais de 2.500 obras da Europa, Ásia e da América. A grande atração do espaço são as aulas que ensinam os visitantes a manusearem e produzirem peças em argilas, com atividades tanto para adultos quanto para crianças. O Gardiner apresenta inúmeras exposições temporárias, como, por exemplo, a do artista chinês Ai Weiwei, Unbroken. Nesta exposição, o artista apresenta uma série de obras que falam sobre liberdade, imigração e repressão, por exemplo.

O museu fica na mesma rua do ROM, na 111 Queen’s Park, e funciona de segunda a domingo.

+Canadá facilita o visto para brasileiros

Museum of Illusions

Com unidades em algumas das principais metrópoles do mundo, como, por exemplo, Nova York, Dubai e Berlim, o Museum of Illusions, é o mais novo museu de Toronto. Ele oferece um verdadeiro show de ilusão de ótica. Para os amantes de fotografia, então, cada espaço do museu merece um clique! Aliás, em tempos de redes sociais é um sucesso total!

Inaugurado em novembro do ano passado, o Museum of Illusions reúne aproximadamente 80 truques de ilusão de ótica, que desafiam nossos sentidos e mesclam tudo o que sabemos sobre física, matemática e psicologia. Certamente é um passeio imperdível na cidade, para todas as idades! O museu funciona de segunda a domingo e está localizado na 132 Front Street East, perto do Distillery District.

+Roteiro de três dias em Toronto

Royal Ontario Museum – ROM

Localizado no charmoso bairro de Yorkville, o ROM, como é conhecido, tem o maior acervo de arte do país! São quase 6 milhões de objetos, o que faz com ele seja um dos principais museus do mundo sobre História Natural e da Humanidade. Assim como a AGO, o ROM tem uma arquitetura arrojada. Ela modificou a paisagem com sua fachada em forma de prisma. O projeto, que recebeu o nome de “Pedra de Cristal”, foi planejado pelo arquiteto Daniel Libeskind.

Conhecido por ser um dos museus mais famosos do país, o ROM abriga exposições das mais diversas culturas. Elas vão desde esculturas japonesas à obras dos primeiros povos que habitaram o Canadá, por exemplo. Além disso, o museu possui múmias em perfeito estado e abriga uma das melhores coleções de fósseis de dinossauros. O T-Rex presente no salão, por exemplo, chama a atenção tanto de adultos quanto de crianças.

Com toda a sua riqueza de obras, o ROM também possui uma parte dedicada à exposições temporárias. Por exemplo, a Treasures of Desert Kingdom – The Royal Arts of Jodhpur, India, que mostra as obras-primas da antiga coleção da família real. O museu funciona de segunda a domingo e fica na 100 Queen’s Park. Para os amantes de história e curiosos, certamente é mais uma visita que merece fazer parte do seu roteiro pela cidade.

+Top 5 hotéis de luxo em Toronto

Dica Extra: AGA Khan Museum

Este museu fica um pouco mais afastado do centro de Toronto, mais especificamente na região da Eglinton Avenue East. O Aga Khan Museum é dedicado à arte e cultura islâmica, com obras históricas, mas também contemporâneas. Além do acervo fixo do museu, ele recebe exposições temporárias, como, por exemplo, a “The Moon: A Voyage Through Time”, uma homenagem aos 50 anos do primeiro homem que pisou na lua, em cartaz até a primeira quinzena de agosto. Além disso, há também a “Not Elsewhere“, do artista Sanaz Mazinani, que explora as realidades de uma guerra. Ou seja, bem interessante!

Portanto, esta foi a nossa lista de 5 museus em Toronto! Gostaram? Então conta para a gente o seu favorito!

Texto e fotos por Renata Araújo. Maio 2019.

A jornalista Renata Araújo viajou a convite da Air Canada e See Toronto, conectada com o chip da Easysim4u e assegurada pela GTA.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.