EUA

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Publicado por
Renata Araujo

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a gota através de três metros de carvão vegetal, e maturado em barris de fabricação própria. Localizada na pequena cidade de Lynchburg, a destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville é um excelente programa: organizado, didático e divertido. Aliás, ela é a mais antiga destilaria dos Estados Unidos e exporta cerca de 150 milhões de garrafas para o mundo. Tive sorte e peguei uma guia super simpática, que nos contou toda a história de Jasper Newton Daniel, o Jack, que teve um fim trágico. Portanto, leia até o final para saber como a fábrica mantém qualidade há mais de um século e como foi meu tour pela tradicional destilaria!

Aliás, se você tem planos de viajar para os Estados Unidos, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

O tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville

Lynchburg é um lugar onde é proibido beber, mas tem uma das maiores e mais antigas produções de uísque do mundo. Com apenas 7 mil habitantes, a cidade fica no interior do Tennessee. Assim, alugamos um carro muito confortável da Mobility – plataforma digital que integra várias locadoras de veículos – e fizemos uma mini road trip, com estradas super tranquilas e fáceis de dirigir.

Renata Araújo no carro da Mobility
Entrada da destilaria
A tradicional garrafa do uísque

O tour é bem completo e acontece várias vezes por dia. A guia conta a história do Jack desde criança, já que ele começou a trabalhar fazendo uísque com 6 anos. A princípio, passamos por um museu cheio de móveis e fotos, para, assim, começar o tour, que é 80% ao ar livre e a pé. No caminho, vemos a produção, preparação e engarrafamento do uísque.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Funcionárias engarrafando o uísque
Barris para armazenar e envelhecer a bebida
Museu do Jack Daniel’s

Aproveite para ler:

Por isso, passamos por várias fases de produção da bebida, desde a queima do carvão, pelo barracão, onde são produzidos os barris, até à fermentação, destilação e engarrafamento. De fato, o processo artesanal faz com que a bebida mantenha o mesmo padrão de qualidade por mais de um século.

A degustação do Jack Daniel’s

Marcado pelo aroma e sabor, o Jack Daniel’s tem uma personalidade única, além de opções com mel, maçã e outros ingredientes – ideias para quem não está acostumado a beber uísque. Por isso, provei os seis rótulos da marca, em uma simpática sala envidraçada e cercada por barris, feitos à mão com madeira de carvalho branco, usados para o envelhecimento da bebida. Antes de ir embora, passamos pela loja da fábrica, que vende apenas garrafas comemorativas, como os Single Barrels Rye, Select, Proof e Gold nº 27.

Diversas opções de uísque Jack Daniel’s
O passeio é organizado, didático e divertido
Renata Araújo durante o tour

Todo o percurso da visita é uma verdadeira master class de Marketing e conhecimento de branding. Até quem não é fã de uísque, sai com vontade de experimentar um Jack Daniel’s e conhecer a história da mais antiga destilaria registrada nos EUA (desde 1866).

Almoço perto da destilaria da Jack Daniel’s

Como estávamos por Lynchburg, decidimos conhecer a pequena cidade, que, além da protagonista destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, tem diversas lojinhas e charmosos restaurantes. Portanto, fomos no típico Chuck’s Barrel House BBQ – que parece estabelecimento de filme – com uma comida ótima: bom e barato. Vale super a pena emendar no restaurante, após a visita na fábrica de uísque.

Comidas do Chuck’s Barrel House BBQ
Fachada do restaurante
Estabelecimento tradicional no interior do Tennessee

Aberto em abril de 2012, o Barrel House é especializada em sanduíche, como o sucesso “Queijo Grelhado com Crack”, considerado o número 1 no Tennessee. Resumindo: no restaurante, você escolhe o queijo Americano ou Pepper Jack, eles recheiam com o Pit Smoked de porco desfiado, frango ou linguiça defumada, além de acrescentarem o molho Habanero e manteiga. Tudo isso, acompanhado de uma cerveja, pois o restaurante, assim como a destilaria, tem autorização para comercializar bebida alcoólica na cidade.

Endereço: 105 Mecânico St S, Lynchburg, TN 37352

História de Jasper Newton Daniel

Aos 13 anos, Jack herdou a fazenda na cidade de Lynchburg, e a transformou na sede da destilaria mais antiga registrada nos Estados Unidos. Nascido em 1950, Daniel, aos 16 anos, foi morar com o reverendo Dan Call, um pastor luterano e também destilador de uísque. Foi sob a tutela de Call que o rapaz aprendeu as habilidades essenciais da destilação.

O diferencial do Jack Daniel’s está, certamente, no processo de destilação. Portanto, a destilaria utiliza o método “charcoal mellowing” (filtragem em carvão), onde se passa o destilado através do carvão de bordo sacarino antes de envelhecer nos barris de carvalho. Por isso, esse processo único contribui para a suavidade e sabor característicos.

Renata Araújo com a estátua do Jack Daniel’s
Tradicionais garrafas do Jack Daniel’s Old No. 7

No entanto, a história de Jack Daniel foi interrompida prematuramente. Em 1911, ele sofreu uma lesão em seu dedo do pé ao chutar um cofre de sua destilaria, o que resultou em uma infecção que acabou levando à sua morte. Apesar da tragédia, a destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville continuou a prosperar. Assim, ela passou por diversas mudanças, mas manteve a tradição e o legado de qualidade.

Atualmente, o tradicional Jack Daniel’s é um dos uísques mais populares e reconhecidos mundialmente. Seu rótulo preto, conhecido como Jack Daniel’s Old No. 7, é o mais vendido da marca e apreciado por seu sabor, notas de carvalho e um toque de doçura.

Serviço

Aliás, os ingressos têm que ser comprados com antecedência pelo site e os tours possuem hora marcada. Não perca! Vale super a pena.

Em tempo: agradeço muito ao turismo de Tennessee e a Mobility, que me proporcionaram essa experiência incrível, cheia de cultura, história e diversão!

Endereço: 250 Rep. John Lewis Way S, Nashville, TN 37203

Por Renata Araújo
Colaboração: Leonardo Marchetti
Março de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Como aproveitar o centro de Los Angeles: Grand Central Market e outras atrações

O centro de Los Angeles, também conhecido como Downtown LA, é uma região vibrante e…

2 horas atrás

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo. Fãs de culinária italiana, prestem atenção neste simpático…

5 dias atrás

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim. O premiado chef carioca Ricardo Lapeyre desembarcou em…

6 dias atrás

3 chefs de cozinha e suas mães: conheça as histórias

Neste Dia das Mães, convidamos 3 mulheres, chefs de cozinha, para compartilharem conosco um pouco…

1 semana atrás

Ninetto Trattoria: novo restaurante italiano na Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou mais um restaurante italiano, o Ninetto Trattoria. A casa, que…

1 semana atrás

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro. Prestes a completar seis anos, o restaurante…

2 semanas atrás