Gastronomia

50 Best no Rio: Casa do Porco eleito o 4° melhor restaurante da América Latina

Publicado por
Duda Vetere

Que rufem os tambores! Nesta terça-feira (28), aconteceu o Latin America’s 50 Best Restaurants pela primeira vez no Rio. O lugar escolhido para celebrar este importante evento foi o icônico Copacabana Palace. A nata da gastronomia latino-americana estava presente e, ao todo, oito brasileiros entraram na lista dos 50 melhores. O peruano Maido, em Lima, conquistou o primeiro lugar, seguido do El Chato, em Bogotá, e Don Julio, em Buenos Aires. O 4° lugar ficou com A Casa do Porco, em São Paulo, dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda, que também levou o título de Melhor Chef Mulher da América Latina. Para abrilhantar ainda mais a premiação, o prefeito Eduardo Paes anunciou que a edição de 2024 será novamente no Rio!

De fato, foi uma noite de festa e união da gastronomia, onde todos os ganhadores foram calorosamente aplaudidos pela plateia. Aliás, fizemos a cobertura e os detalhes você confere abaixo!

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Os premiados pelo 50 Best Restaurants, no Rio de Janeiro

Considerado o melhor do Brasil e agraciado com o 4° lugar do 50 Best no Rio, o restaurante Casa do Porco recebeu a premiação pelo segundo ano consecutivo e manteve a mesma posição de 2022. Emocionada, Janaína Torres Rueda, que também ganhou o título de Melhor Chef Mulher da América Latina 2023, fez um discurso celebrando o país. A Casa do Porco, a princípio, possui três pilares: pioneirismo, inovação e domínio sobre a cadeia produtiva da carne de porco. Aliás, a comida caipira e o seu protagonista, o porco, são as estrelas do cardápio.

Janaína Torres Rueda ganhando o prêmio
Janaína Torres Rueda comemorando
Renata Araújo e Janaína Torres Rueda
Renata Araújo no Copacabana Palace, palco do 50 Best

Antes da premiação, conduzida pela consultora Danni Camilo, houve um coquetel para os convidados nos salões e na varanda do Copacabana Palace. As opções de comida eram variadas, desde os canapés do hotel até as carnes do Malta Beef Club, além de ostras frescas do Sabor das Águas, burgers do chef Pedro Siqueira e do churrasco do clássico Galeto Sat’s. Assim, com uma apresentação divina, os doces foram elaborados por ninguém menos que Antonio Bachour, eleito o melhor confeiteiro do mundo.

Renata Araújo e Duda Vétere
burgers do chef Pedro Siqueira
Doces elaborados por Antonio Bachour
Renata Araújo e Rosa Moraes, presidente para o Brasil do 50 Best
Danni Camilo
Renata Araújo e Martina D’ávilla, CEO da Sonimage

O top 10

Além do Maido, El Chato, Don Julio e Casa do Porco, completam o top 10 do 50 Best no Rio, o Fauna, no México, Maito, Panamá, Kjolle, Peru, Leo, em Bogotá, Boragó em Santiago e Mayta em Lima.

Renata Araújo e Julio, do Don Julio
Fachada do Don Julio
Maido ficou em primeiro lugar na lista dos 50 melhores restaurantes
Fauna ficou em 5° lugar
Maito conquistou o 6° lugar
Os chefs Elia Schramm e Katia Barbosa, a jornalista Andrea Degmont, o RP Bruno Chateaubriand e Renata Araújo
Renata Araújo e Duda Vétere no Boragó

Oito restaurantes brasileiros na premiação

O 14° lugar ficou com o estrelado Lasai, comandado pelo craque Rafa Costa e Silva, que tem um ambiente intimista, cozinha aberta e balcão com apenas oito lugares. Além disso, o menu degustação é pensado e preparado de acordo com os ingredientes que o chef tem disponível no dia. De fato, um delicioso restaurante no Rio de Janeiro! O Metzi, em São Paulo, ficou em 18° e, com ingredientes brasileiros e técnicas de receitas mexicanas, os chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiza preparam pratos únicos.

Os chefs brasileiros que participaram do 50 Best
Metzi ficou em 18° lugar
O 14° lugar ficou com o Lasai
Renata Araújo e o chef Rafa Costa e Silva

Na 20ª posição, o também estrelado Oteque, do chef Alberto Landgraf, chegou com tudo no 50 Best. Localizado em Botafogo, o restaurante oferece uma cozinha autoral com ingredientes de alta qualidade e um ambiente elegante. Assim, ele serve apenas menu degustação, montado de acordo com a disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. O 21° ficou com o Nelita, assinado pela chef Tássia Magalhães que faz uma cozinha autoral, contemporânea e nos surpreende a cada garfada. Aliás, o estabelecimento fica em uma simpática casa de dois andares, em São Paulo, e lembra restaurantes descolados de Soho, em Nova York.

Oteque ficou em 20° lugar
Nelita conquistou a 21° posição

O Evvai conquistou o 22° lugar com seu menu degustação, assinado pelo chef Luiz Fillipe Souza. Assim, o ambiente é extremamente agradável, enquanto a cozinha mescla influências italianas e produtos da cultura gastronômica brasileira. Comandado pela chef Helena Rizzo, o Maní, em São Paulo, ficou com a 34ª colocação. Aliás, a casa possui uma cozinha espanhola abrasileirada em um lugar descontraído, agradável e com direito a varanda.

Comandado pelo chef Luiz Fillipe Souza
Menu degustação no Evvai

Manu Buffara fechou a lista dos brasileiros no 50 Best

Com o seu premiado Manu, em Curitiba, a chef Manu Buffara fechou a lista dos brasileiros no 50 Best, em 35° lugar, e também ganhou o prêmio de Restaurante Sustentável 2023. A princípio, Manu se envolve e apoia os produtores locais, que alimentam seu menu em 11 pratos. Portanto, dois terços da degustação de Manu são à base de vegetais. No restaurante, no entanto, você ainda encontra frutos do mar locais sustentáveis, como vieiras e cordeiro da fazenda familiar.

Aliás, o Manu fechou a lista dos brasileiros no 50 Best
Renata Araújo e a chef Manu Buffara

O after

Assim, depois de tanta emoção, as comemorações continuaram em um After Party no Fairmont Copacabana. Recebidos com samba, os convidados experimentaram um buffet caprichado do chef francês Jerome Dardillac. Na pista, o DJ Felipe Mar colocou todo mundo para dançar, inclusive os chefs!

Renata Araújo e Duda Vétere no After

Ficamos muito orgulhosos de poder vivenciar o 50 Best no Rio de Janeiro e ver tantos restaurantes brasileiros sendo premiados. Que venha a edição de 2024, novamente no Rio! Viva o Brasil, a América Latina e a gastronomia!

Para conferir a lista completa dos 50 melhores restaurantes da América Latina, basta clicar aqui.

Novembro de 2023
Texto e fotos: Duda Vétere, Renata Araújo e divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

1 dia atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás