15 restaurantes de comida brasileira no Rio

A gastronomia brasileira é uma das nossas riquezas! Afinal, diz aí, quem resiste a uma boa feijoada? Certamente temos que ter orgulho dos nossos ingredientes! Portanto, fizemos uma lista pra lá de especial para você aproveitar o melhor da culinária brasileira na Cidade Maravilhosa. Confira abaixo 15 restaurantes de comida brasileira no Rio:

Aproveite para ler também:

Aliás, se você estiver planos para viajar para o Rio, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Restaurantes de comida brasileira no Rio

Aconchego Carioca

Certamente o restaurante da chef Kátia Barbosa é referência quando se trata de comida brasileira! Afinal, são mais de 15 anos de sucesso, que começou na Praça da Bandeira, e se estendeu para a Barra da Tijuca. O cardápio transborda brasilidade e criatividade, como, por exemplo, os famosos bolinhos de feijoada, recheados de couve e bacon, acompanhado de torresmo e batidinha de limão. Além disso, outros carros-chefe são o camarão na moranga, o camarão no coco e o escondidinho de camarão, preparado com purê de aipim e coberto por queijo coalho gratinado.

+19 restaurantes na Barra para o Rock in Rio.

restaurantes de comida brasileira no rio
O famoso bolinho de feijoada

End.: Av. das Américas, 3900 – Shopping Village Mall – Barra da Tijuca.

Braseiro da Gávea

Na movimentada esquina do Baixo Gávea, o Braseiro, de fato, é um clássico carioca! Especializado em cortes na brasa, oferece uma comida caseira da melhor qualidade, como a suculenta picanha fatiada 1 sucesso absoluto – e o tradicional galeto. As porções são fartas, os acompanhamentos saborosos e o chope gelado, sempre bem tirado! Por conta do sucesso, esteja programado para esperar por uma mesa, mas nada que um chopinho gelado em pé na resolva. Outra grande vantagem do Braseiro é seu ar democrático que faz os clientes terem de oito a oitenta anos!

+Onde comer na Gávea: 5 bares e restaurantes.

restaurantes de comida brasileira no Rio
Certamente um clássico do Rio!

End.: Praça Santos Dumont, 116 – Gávea.

Casurca

Dois salões, um bar, e uma varanda, a Casurca é um restaurante charmoso e intimista! Ótima opção para quem busca uma saída em um ambiente acolhedor, com uma culinária afetiva. No cardápio, opções variadas de entradas e na parte dos principais são divididos em duas partes: Velha e Jovem Guarda. O bartender Dany Daniel assina a carta de drinques, com dez sugestões autorais. Lá também é possível tomar um chopp gelado enquanto se observa a incrível vista do Pão de Açúcar.

End: Av. Portugal, 96 – Urca

Guimas

O bistrô mais carioca que existe foi fundado há 40 anos e tem os garçons mais simpáticos da cidade! É um verdadeiro ponto de encontro na zona sul, onde são famosos desde os crocantes pastéis, acompanhados por um bem temperado bloody Mary, – como fama, inclusive de ser o melhor do Rio – até as receitas com bacalhau, os filés, além dos típicos pratos de bistrô! Nos fins de semana, enche do almoço ao jantar, mas certamente é válida a espera por uma mesinha, sobretudo se for na acolhedora varanda.

End.: R. José Roberto Macedo Soares, 5 – Gávea.

Itacoa

A casa do Masterchef Rafa Gomes tem o ambiente todo em madeira, com uma espécie de guarda-sol nas mesas, como se fosse uma varandinha. O cardápio conta com opções, como por exemplo, o croquete de porco, que, aliás, é o queridinho da casa. Entre os principais, o peixe do dia com panzanela de tomates, pêssego, cereja, avelã e crouton de foccacia.

+Mesa do lado – novo projeto sensorial de Claude Troisgros.

End.: Av. das Américas, 3900 – Shopping Village Mall – Barra da Tijuca e Av. Ataulfo de Paiva, 270 – Shopping Rio Design Leblon.

Lasai

O restaurante do chef Rafa Costa e Silva tem ambiente intimista, cozinha aberta e salão para apenas oito comensais. O menu degustação conta com insumos frescos e exclusivos, da própria horta do Lasai, além de pequenos produtores. São servidos snacks, quatro pratos principais e duas sobremesas. Além disso, o cardápio é pensado e preparado de acordo com os ingredientes que o chef tem disponível no dia.

+Renovado O Árabe da Gávea, na Marquês de São Vicente.

End.: Largo dos Leões, 35 – Humaitá.

Maria e o Boi

O restaurante de carne em Ipanema da chef Vanessa Rocha é mais um pra lista de restaurantes de comida brasileira no Rio. Além do ambiente super agradável, o Maria e o Boi conta com um cardápio com pratos como, por exemplo: pastel de barreado paranaense, croquete de vatapá de camarão, damuridá de barriga de pirarucu, canela de boi e t-bone de porco caipira. A casa possui uma variedade de sobremesas e, também drinques, destacando as cachaças do Rio.

End: Rua Maria Quitéria, 111 – Ipanema

Oro

O restaurante do chef Felipe Bronze oferece um ambiente pra lá de aconchegante, com dois andares, cozinha aberta e balcão, um projeto impecável do arquiteto Eduardo Novaes. Além disso, conta com um forno a carvão, uma parrilla e um yakitori japonês, sempre privilegiando a cozinha brasileira, mas com influências japonesas, espanholas e argentinas. São dois menus: Criatividade – feito diariamente com produtos de mercado, respeitando a sazonalidade dos ingredientes e  Afetividade – mais reduzido, com receitas já consagradas e na medida para quem quer comer pouco, já que são só dois pratos. Os dois com opções de harmonização de vinhos.

End.: Av. Gen. San Martin, 889 – Leblon.

Páreo

Localizado no Jockey, a vista, sem dúvida, irá te surpreender. O ambiente é bem aconchegante. A varanda é espaçosa e arejada, com algumas plantas e pequenas árvores que dão um charme a mais. Além disso, é na área externa que você pode ver o preparo das carnes, em uma moderna churrasqueira, e das pizzas, no forno à lenha. Assinado pelo chef Marcones Deus, os pratos são inspirados na culinária brasileira. O menu é diverso, com opções para todos os gostos. O chef criou pratos brasileiros com insumos vindos de várias regiões do país.

End.: Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa.

Pérgula

O restaurante, do Belmond Copacabana Palace é comandado pelo chef Filipe Rizzato e conta com um cardápio com toques contemporâneos, ingredientes frescos, leves e sazonais. Entre as opções, vieras grelhadas, creme de abóbora, farofa de castanhas e maracujá como entrada e moqueca de shiitake, arroz basmati e caju caramelado de prato principal. A carta de drinques foi criada pelo chef de bares Rodrigo Mello.

+Kinjo – restaurante de comida japonesa em Copacabana.

End.: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana.

Princesa

A casa do chef Pedro de Artagão conta com decoração com muitos ladrilhos portugueses e prateleiras que remetem à armazéns, além de lustres clássicos de botecos. No menu, opções como por exemplo, eos croquetes de pernil e lagosta, porções de torresmo de barriga e calabresa acebolada. Já entre os pratos, todos para compartilhar, o Filé à Princesa, dois medalhões de mignon cobertos de gorgonzola com arroz e seu molho rôti, e o Arroz cheio de camarões são ótimas sugestões. Além disso, há também as panelinhas, como a de Polvo & linguiça e Pernil acebolado com farofa. Destaque também para os caldinhos, como o de frutos do mar e o feijão amigo. Já entre as sobremesas, torta de natas e torta alemãs são algumas das opções.

End.: Rua João Líra, 148 – Leblon.

Quitéria

O último, mas não menos importante da nossa lista de restaurantes de comida brasileira no Rio. Afinal, o restaurante do Hotel Ipanema Inn foi o vencedor do prêmio de melhor restaurante de comida brasileira segundo a Veja Rio Comer&Beber 2018. Comandado por Alejandra Maidana, chef argentina apaixonada pelo Brasil,  o restaurante apresenta ícones da cozinha tradicional brasileira com um bom custo-benefício e priorizando ingredientes frescos e pequenos produtores regionais. A casa oferece os combos de café da manhã Quitéria e Vegano. Entre os pratos principais, destacam-se o camarões grelhados com couscous de legumes e o bife de chorizo com batatas ao murro e molho de tomate fresco com limão.

+Menus Executivos nos Restaurantes do Rio: roteiro bairro a bairro.

End.:  Rua Maria Quitéria, 27 – Ipanema.

Rainha

O Boteco Rainha, do chef Pedro Artagão é restaurante que lembra as antigas tascas portuguesas, onde você pode pedir desde uma variedade de petiscos (como por exemplo, os deliciosos pastéis, croquete de lagosta e polvo à vinagrete) e pratos (para comer de garfo e faca, como gostamos de dizer), como o arroz de bacalhau. Além disso, o ambiente é descontraído, com mesas na calçada.

+Galeto Rainha: novo restaurante no Leblon, do chef Pedro de Artagão.

End: Rua Dias Ferreira, 247 – Leblon

Rudä

Chefiado pelo talentoso Danilo Parah, o Rudä fica em uma casa tombada dos anos 30 em Ipanema e conta com um cardápio não só clássico e afetivo, mas também com toques contemporâneos. O menu possui entradinhas ideais para compartilhar. Além disso, as opções de pratos principais são elaboradas, como o camarão grelhado com arroz pérola cozido com bacon, lardo, e palmito pupunha, que é uma ótima pedida. O cardápio também conta com sobremesas criativas, como a torta de queijo Rudä – uma releitura do clássico Romeu e Julieta. Por fim, a carta de vinhos e drinques também conta com elementos da brasilidade.

End: Rua Garcia D’Ávila 118 – Ipanema

Zazá Bistrô

A charmosa casa de dois andares comandada pelas empresárias Zazá Piereck e Preta Moyses conta com ambientes acolhedores e uma varanda aberta. O segundo andar é mais intimista e aconchegante, com mesas baixas, janelões e peças indígenas na decoração. No cardápio, uma ótima pedida é a degustação de entradas frias e quentes, variadas e bem servidas. Entre os principais, por exemplo, o pirarucu em crosta de castanha com purê de banana da terra e o arroz cremoso de pato com cebola caramelizada e curly fries. Por fim, n comando do bar, o mixologista Rausley Cler elaborou diversos drinques autorais.

+Os vencedores do Prêmio Rio Gastronomia e as novidades da 12ª edição.

End.: Rua Joana Angélica, 40 – Ipanema.

Por Renata Araújo e Duda Vétere.
Fotos: Fabio Rossi, Eduardo Almeida, Rodrigo Azevedo, Samuel Antonini, Tomás Rangel.
Setembro de 2018. Atualizando em julhode 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: