Maria e o Boi: restaurante de carnes em Ipanema comemora 5 anos com menu novo

Há 5 anos, em uma charmosa casa na esquina das ruas Maria Quitéria e Redentor, o Maria e o Boi oferece o melhor da cozinha brasileira, com destaque para os grelhados e seus acompanhamentos. Para comemorar, o restaurante de carnes em Ipanema, um dos seis melhores do Rio na categoria Bib Gourmand do Guia Michelin, está com menu novo, agora assinado pela chef Vanessa Rocha! Estive presente em um jantar para celebrar estes cinco anos e pude experimentar alguns pratos da “Mamusca”, como Vanessa é carinhosamente chamada, afinal, está no grupo há 12 anos. Além do Maria e o Boi, os chefs Erik Nako, Luiz “Petit” Santos, Cristiano Lanna e o restaurateur André Korenblum têm o japonês KōBā Izakaya, que fica logo acima do Maria, o italiano Bocca del Capo, o português Tasca Miúda e o boteco japonês Pabu Izakaya, todos no Leblon.

Aproveite para ler também mais dicas do que fazer e onde comer no Rio:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio, não esqueça de conferir nossas sugestões dos melhores hotéis de luxo no Rio e reservar com o  Booking, nosso parceiro!

Restaurante de carnes em Ipanema comemora 5 anos

Maria e o Boi leva esse nome em homenagem à rua em que ele está, e à baiana e primeira mulher a fazer parte do exército nacional, Maria Quitéria. E falando em mulheres fortes, a chef Vanessa assume o comando do restaurante em Ipanema com homenagens a ingredientes e clássicos de Norte a Sul do Brasil. Portanto, espere muita brasilidade neste novo menu do Maria e o Boi!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Começamos o nosso jantar com petiscos deliciosos, como, por exemplo, o pastel de barreado paranaense, feito com carne de peito ou músculo, que passa por um longo tempo de preparação. Também provamos o crocante croquete cremoso de vatapá de camarão e o pão de queijo com manteiga de costela. Destaque também para a damurida de barriga de pirarucu em molho tucupi, jambu e coentros, farinha d’água e arroz, um clássico da cozinha indígena Macuxi.

O novo cardápio do Maria e o Boi

No cardápio do restaurante em Ipanema, são 14 cortes especiais bovinos, como, por exemplo, a canela de boi, com peso de dois quilos e meio e que, depois do cozimento de 12 horas, chega à mesa com um quilo e meio. Além disso, há também o mineríssimo T-Bone de porco caipira (400g), bife ancho de Wagyu puro M3-4 (330g), entre outros.

Os acompanhamentos também brilham no novo menu do Maria e o Boi. O peito de boi com molho ferrugem com purê queijudo gratinado de aipim e Catupiry estava sensacional! Já o coração de pato e camarão veio acompanhado com um purê de banana da terra, manteiga queimada e agrião. Pupunha assado e couve frita, feijão tropeiro, farofa com banana e ovo estrelado, e caprese do Sertão feita de tomates, queijo coalho e coentros, por exemplo, são algumas das opções de acompanhamentos.

Mas, vale ressaltar também que há opções que não incluem carne vermelha! Como, por exemplo, a barriga de pirarucu com tartaro de tucupi, tomates assados e fritas, e o polvo grelhado, com feijão tropeiro e ovo estalado. Já para adoçar o paladar, as sugestões são manjar de coco com cubinhos de manga, torta de limão do Maria e torre de brownie, cream cheese e calda de cupuaçu. O queijo coalho grelhado com manga, cocada de manga e castanha de caju também é uma boa pedida!  

Para beber

Enquanto isso, Cristiano Lanna continua à frente da carta de drinques, como nas outras casas do grupo. No Maria e o Boi, o destaque são as cachaças do estado do Rio. Portanto, coquetéis clássicos como Jorge Amado, feito com cachaça envelhecida, Gabriela, limão e maracujá, estão presentes. Já nos autorais, a criatividade rolou solta! O Uiara, por exemplo, é feito com gim, limão, hortelã, tônica e Catuaba feita na casa. O Doidimaisô, de influência mineira, leva blend de cachaças, limão, licor Averna, mel e café. Além disso, há também outras bebidas como licores, destilados, e carta de vinhos com rótulos nacionais.

Portanto, se você ainda não conhece este restaurante de carnes em Ipanema, vale a pena experimentar esta comida brasileira de qualidade! Parabéns Maria!

End.: R. Maria Quitéria, 111 – 1º andar.

Por Renata Araújo. Agosto de 2023.

Fotos: Renata Araújo, Luciano Mendes e Tomás Rangel

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!