Mesa do lado – novo projeto sensorial de Claude Troisgros

projeto sensorial de Claude Troigros

Esquece qualquer restaurante que você já foi. A mesa do lado, novo projeto sensorial de Claude Troisgros, é inusitado e inovador. Uma experiência gastronômica que aguça todos os sentidos e reúne comida, projeções e música ao mesmo tempo. Uma parceria entre o chef francês mais famoso do Brasil e o consagrado diretor de arte Batman Zavarese. A ideia nasceu há um ano e meio e levou todo este tempo para tomar forma. É uma volta às raízes de Claude e também à alta gastronomia. Difícil descrever em palavras, mas leia este post até o final para tentar entender este novo conceito de entretenimento em cartaz no Leblon. Tive a chance de conhecê-lo em primeira mão e divido minhas sensações com você! Aproveite para ler os vencedores do Prêmio Rio Gastronomia!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Gastronomia + entretenimento no Leblon

A Mesa do Lado pode ser considerado um speakeasy (bar ou restaurante escondido), já que a entrada é pela cozinha do restaurante Chez Claude, na Rua Conde de Bernadote. Atrás das grossas cortinas de veludo vermelho fica o salão com cozinha aberta e capacidade para doze pessoas, em seis mesas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e tem duração de duas horas e vinte. As reservas, assim como o pagamento, devem ser antecipados e os atrazildos não tem vez, assim como acontece em uma sala de espetáculos. Chegou tarde, vai perder o primeiro ato.

+Novidades no Leblon em 2022: 103 anos do bairro.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O cardápio da Mesa do Lado – Projeto sensorial de Claude Troisgros

A aventura começa com os deliciosos snacks acompanhados de espumante. Entre eles, bruschetta cremosa e um capuccino de cogumelos que te abraça. Em seguida, começam a chegar as estrelas do segundo ato: vieira com gnocchi, barriga suína e dashi no Tucupi, mistura inusitada que resultou em m dos meus pratos preferidos. Depois, cavaquinha, lula e vôngole e os principais: escalope de salmão com azedinha, uma tradição Troigros por fim, o wagyu com aipim, batata doce e quiabo defumado. Finalmente, o levíssimo e elegante mil folhas de chocolate com maracujá e cupuaçu e le petit macaron para acompanhar o café, em frente à atriz Camila Pitanga declamando lindo poema. Ao todo, o jantar conta com nove passos – divididos em três atos – em porções de tamanho perfeito. Os vinhos são todos brasileiros e de altíssima qualidade.

+Menus executivos nos restaurantes do Rio: roteiro de bairro a bairro.

A história de Claude

A trajetória do chef francês é exposta ao longo da noite enquanto sua brasilidade aflora na criação dos pratos. Muitas das receitas aparecem na tela enquanto comemos, o que nos ajuda, devagarinho, a descobrir – e entender – cada ingrediente escolhido por Claude. Enquanto isso, a equipe trabalhando na nossa frente é um espetáculo à parte. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que às vezes é difícil saber para onde olhar. Ou seja, escolha uma companhia bem leve e que embarque 100% nesta viagem lúdica com você!

Certamente a presença do chef fez a experiência ficar ainda mais emocionante. É visível a alegria dele ao ver que projeto deu certo: passar a adiante a ideia de que a culinária não é só técnica e sabor, mas sim um conjunto de sensações. Plenamente satisfeito, o chef já pensa em levar o espetáculo para outras cidades.

+12 incríveis lugares para ver o pôr do sol no Rio e tomar um drinque.

As projeções do Batman

Cada prato é acompanhado de uma projeção feita especialmente para ele. O genial diretor artístico Batman Zavarese (que tem Marisa Monte e Roberto Carlos em seu currículo) arrasa com sua sensibilidade e imagens captadas exclusivamente para este projeto. A sensação é de estarmos dentro da tela, que envolve as paredes do salão dos dois lados. “Usamos técnicas de videomapping, experiências imersivas, técnicas holográficas de expor personagens e algumas vezes um cinema extrapolado da família Troisgros, sempre com o público dentro da tela, como se você deslocasse para um outro mundo, diferente do que deixamos do lado de fora da porta”, explica Batman.

+As novas pizzas do Talho Capixaba em Ipanema, e na Gávea.

projeto sensorial de Claude Troigros
Projeto incrível!
mesa ao lado
Ambiente com projeção

Enquanto isso, a trilha sonora fica por conta do produtor Max Vianna e do compositor Linox. Acertiva e variada, ela vai de Roberto Carlos à AC/DC, passando por Jorge Benjor e Iggy Pop, entre outros. Já a importante iluminação, fica a cargo do experiente Cesio Lima.

Novo projeto sensorial de Claude Troigros

A ideia da Mesa do Lado é que você sinta profundamente o que está comendo. As projeções te fazem pensar em cada ingrediente usado e a explorar ainda mais o seu paladar. Portanto, é uma verdadeira viagem através da gastronomia, com direito à poesia, fotografias e filmes. Saímos leves do salão em todos os sentidos e com aquele gostinho de querer repetir a experiência ao lado de alguém que a gente ama.

+Henriqueta: novo restaurante português no Leblon.

Horario: De quarta à sábado às 20h. Show com 2h20 de duração.

Preço: R$1.420,00 por pessoa com harmonização – reservas no site
Local: Rua Conde de Bernadote 26 – Leblon

Texto por Renata Araújo. Agosto de 2022.
Fotos: Renata Araújo e Tomás Rangel.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!