Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores

Petrópolis e arredores oferecem uma excelente gastronomia! Além disso, os destinos perto de onde você mora certamente são prioridade na hora de viajar. Ou seja, lugares para ir de carro. Um deles, portanto, é a região serrana do Rio de Janeiro. Afinal, ela atrai muitos turistas em busca de tranquilidade. Enquanto a distância é curta (pouco mais de 1 hora), há uma boa oferta de hotéis charmosos. Além disso, a gastronomia é interessante e sobretudo variada. As belezas naturais, como, por exemplo, as diversas cachoeiras, encantam os visitantes. Portanto, listamos os melhores restaurantes de Itaipava e arredores. Daqueles que vale até subir a serra para comer bem!

Aproveite para ler também:

+Reserve AQUI  seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio, não esqueça de conferir nossas dicas de hotéis na cidade, e reserve direto AQUI com o booking!
+Contrate seguro de viagens para o Brasil

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores

Araras

La Belle Bruna

Debruçado sobre o jardim e com vista para as montanhas, o restaurante da pousada de mesmo nome está aberto também para não-hóspedes todos os dias. O ambiente é elegante, e a gastronomia de alta qualidade. Nosso primeiro da lista dos melhores restaurantes de Itaipava.

End: Estrada das Perobas, Loteamento das Perobas, Rua B, 235 – Araras, Petrópolis 

+Hotel boutique em Petrópolis: Reggia Catarina

Nas Videiras

Localizado na Serra Fluminense, fica em um armazém de madeira, vidro e ferro e abre de quinta à domingo e aos finais de semana para almoço. O menu conta com entradas, carnes, peixes, risotos, massas e ainda pizzas feitas no forno à lenha com farinha italiana. Entre as sobremesas, mil folhas de chantilly de baunilha e tiramisù do chef.

End.: Estrada Almirante Paulo Meira, 8400 – Araras, Petrópolis

Correas

Alcobaça

A pousada, de estilo normando, tem azulejos hidráulicos, treliças com trepadeiras e painéis de madeira, além de móveis vintage. Lugar charmoso e aconchegante, o restaurante está sempre sob os cuidados da proprietária Laura Góes. Do fogão à lenha, saem receitas deliciosas feitas com verduras, frutas e ainda, ervas da pousada. Além disso, são usados laticínios, embutidos, aves, trutas e também tilápias de criadores locais.

End: R. Dr. Agostinho Goulão, 298 – Corrêas, Petrópolis 

+Hotel de luxo em Itaipava: Locanda della Mimosa

melhores restaurantes de itaipava e arredores
Certamente uma ótima dica de almoço na Serra

Brassaria Matriz

Um dos melhores restaurantes de Itaipava é despojado e fica às margens do rio. Cercado pelo verde, a paisagem é linda e o ambiente acolhedor e charmoso. Aliás, este cenário, antes chamado de Cascata dos Correas, já foi destino de passeios da família imperial, onde ficou também conhecido como ”Poço do Imperador”. O cardápio é variado, com massas frescas e artesanais, carnes e até pizzas. Além disso, destaque para as cervejas artesanais próprias da casa.

End: R. Dr. Agostinho Goulão, 632 – Corrêas, Petrópolis

+Melhor hotel de Petrópolis: Solar do Império

Casa Marambaia

O restaurante do hotel de mesmo nome é aberto para não-hóspedes e certamente um dos grandes trunfos do melhor hotel de Corrêas. Os chefs consultores são dois franceses magos da cozinha: Roland Villard e David Mansaud. O cardápio, de inspiração franco-brasileira, tem como carro chefe as verduras e de acompanhamento, as proteínas, just for a change. Aliás, muito pertinente, levando em conta a horta própria, de onde saem vegetais super frescos. Além disso, há também os produtores locais, vizinhos à Fazenda, que fornecem uma série de insumos. Ou seja, comfort food de primeira qualidade. O café da manhã também merece destaque, servido à la carte e com opções de mesas ao ar livre.

End: R. Dr. Agostinho Goulão, Nº 2098 – Corrêas, Petrópolis

+Jantar em casa com chef de cozinha
+10 lugares ideais para um primeiro encontro no Rio

Petrópolis

Alquimia dos Temperos

Enquanto a lareira no meio do salão aquece os dias mais frios, o cardápio oferece opções veganas e também vegetarianas.

End: Av. Ipiranga, 95 – Centro, Petrópolis

+Como subi no braço do Cristo Redentor

Bordeaux Vinhos – um dos melhores restaurantes de Itaipava

Com ambiente aconchegante, o Bordeaux tem também lindo jardim. Com pegada romântica, é ideal para casais, enquanto agrada também famílias com crianças. Além do cardápio à la carte, há também um buffet de frios a quilo.

End: Av. Ipiranga, 716 – Centro, Petrópolis

+7 hotéis nos arredores do Rio

Locanda Centro Histórico

Esta é a mais recente novidade do hotel em Itaipava, que abriu um restaurante no Centro Histórico de Petrópolis. Inaugurado em 2019 em um belíssimo casarão século XIX, ele fica na Av. Ipiranga, em um dos quarteirões projetados pelo engenheiro alemão, Major Júlio Frederico Koeler. No cardápio, pratos italianos contemporâneos, no estilo do restaurante original. Além disso, tem uma adega, com cerca de 100 rótulos para degustação dos clientes, podendo guardar até 2500 garrafas. Há também uma área externa com piscina para receber petropolitanos, turistas e visitantes nos fins de tarde para um drinque.

End: Av. Ipiranga, 439 – Centro, Petrópolis 

Majórica

Certamente é uma das casas de carne mais conhecidas da região serrana. As porções são bem fartas enquanto o atendimento é atencioso, em um ambiente tradicional. Portanto, consta na nossa lista de onde comer em Itaipava.

End: Rua do Imperador, 754 – Centro, Petrópolis

Fazenda Inglesa

Locanda della Mimosa

O restaurante da Locanda, um dos mais tradicionais hotéis da regiao serrana, é um dos mais disputados de Petrópolis, Itaipava e arredores. Premiadíssimo, ele foi o primeiro da América Latina a integrar o seleto guia Les Grand Tables du Monde, em 2004. Além disso, conquistou por dois anos consecutivos o prêmio de melhor carta de vinhos do Guia Quatro Rodas. O chef Gerard está no comando há mais de 20 anos e é cria de Dânio Braga.Dentre as opções à la carte, destaque para as massas frescas produzidas no local e carnes de caça. Quem preferir pode optar pelo Menu Confiança, que inclui couvert, amouse buche, entrada, dois pratos principais e sobremesa.

End: R. Mimosas, 30 – Fazenda Inglesa, Petrópolis 

Trutas do Rocio

Um pouco afastado de Petrópolis, certamente é uma ótima dica para almoço de fim de semana na Serra Fluminense. Construído em 1990, é totalmente integrado à natureza. Portanto, o destaque são as trutas frescas e defumadas.

End: Estr. Vargem Grande, Estr. do Rocio, 6333, Petrópolis 

+Destinos para ir de carro perto do Rio

Itaipava

Bendito Armazém – Melhores restaurantes de Itaipava

O Bendito é super agradável e aconchegante para qualquer momento do dia. Pode ser um café da manhã caprichado, drinques no almoço ou então um vinho no jantar! O cardápio de bistrô tem de tudo, como, por exemplo, petiscos, tábuas de frios, sanduíches e também massas.

End: Estr. União e Indústria, nº 10216 – Itaipava, Petrópolis

melhores restaurantes de itaipava e arredores
Um charme de lugar e certamente considerado um dos melhores restaurantes de Itaipava.

Empório Maria Maria

Mix de loja de decoração, roupas femininas e delicatessen, encontramos também o Empório Gourmet, restaurante comandado pela chef Rosani Simas. No cardápio, pratos com influências da culinária francesa, com opções de massas, aves, peixes e carnes. De fato, depois de um belo almoço, vale a pena visitar a charmosa loja.

End: Estr. União e Indústria, 10204 – Itaipava, Petrópolis

Farfarello – um dos mais famosos restaurantes de Itaipava

Certamente o lugar ideal para quem procura uma boa pasta. Tradicional italiano, desde 1985, oferece massas artesanais dos mais variados tipos e sabores, e até recheadas, por exemplo. Além disso, há também pizzas de massa fininha. Portanto, é um dos melhores restaurantes de Itaipava.

End: Estr. União e Indústria, 13470 – Itaipava, Petrópolis

IL Perugino – onde comer na Serra Fluminense

No centro de Itaipava, ele serve de massas a frutos do mar, com ambiente despojado. O chef Sormany Justen trabalhou em diversos restaurantes pelo mundo.  Portanto, sua experiência certamente reflete nos pratos.

End:  Estr. União e Indústria, 10.550 – Itaipava, Petrópolis

+Chá da tarde na Casa Marambaia

Parrô do Valentim

Especializado em comida portuguesa, é certamente o restaurante mais antigo de Itaipava. Foi aberto em 1978. Na frente, funciona uma lojinha com doces e salgados típicos, como por exemplo, pastel de nata e bolinho de bacalhau.

End: Estr. União e Indústria, 10289, Petrópolis

Solar do Castelo

O restaurante do Castelo de Itaipava fica no charmoso Pátio das Jabuticabeiras. Ele é bem espaçoso, com dois ambientes internos climatizados e uma área externa com ombrelones. No cardápio, opções para todos os gostos, chopps e cervejas artesanais. Além disso, há também música ao vivo de quinta a sábado e uma área especial para as crianças brincarem.

End: Km 56, BR-040 – Itaipava, Petrópolis

2 Vales – um dos melhores restaurantes de Itaipava

Em pleno Vale do Cuiabá, fora do circuito de Itaipava, ele tem ambiente acolhedor, adega e também delicatessen. O cardápio é certamente criativo com risotos, massas, trutas, coelhos e também carnes. Portanto, agora você tem várias opções de bons restaurantes na Serra Fluminense!

End: Estr. Min. Salgado Filho, 255 – Vale do Cuiabá, Petrópolis

Secretário

Premiado, ele é comandado pelo simpático casal Marcelo Vidal e Bebeto Felipe, há dez anos. Eleito o melhor restaurante de Petrópolis, fica em uma casa extremamente aconchegante e charmosa. Ele fica na rua principal do município, que é perto do Pedro do Rio. O restaurante Lá fica em meio à mata preservada e à beira de um riacho. Ou seja, tem muita área ao ar livre. A gastronomia é brasileira contemporânea, e o chef Bebeto colhe os insumos na própria horta, ao lado do restaurante. Ou então, eles vêm direto de produtores locais. Portanto, espere uma comida feita com muita criatividade, carinho e com produtos frescos e orgânicos. Certamente um dos melhores restaurantes de Itaipava e arredores.

End: Estrada do Secretário, km 5,7, s/n – Secretário, Petrópolis – Tel:  (24) 2104-7390 (aberto de sexta a domingo)

Sítio Gastronômico

Aberto em 2019, comandado pelo casal Anna Dolezal e Lucca Medeiros, o Sítio Gastronômico possui um menu autoral (que muda de acordo com a sazonalidade dos ingredientes). A casa conta com o projeto de arquitetura assinado por Diego Raposo e Manuela Simas, possui 135m² de muito charme no salão principal, além do jardim e uma área anexa chamado de gazebo! O menu é dividido em três etapas: entrada, principal e sobremesa por R$198. No cardápio… muitas opções, de entrada a gremolata de cebola e avelãs é surpreendente, para o principal, peito de wagyu prensado, com creme de couve flor e legumes grelhados e a sobremesa, adorei a torta basca de queijo gorgonzola Serra das Antas (de Bueno Brandão – Minas Gerais), com sorvete de mel e amêndoas. Para beber, o carro-chefe da casa, é o So Fresh So Clear (R$42), feito com bourbon, maracujá, mel, limão siciliano, licor 43 e orange bitters.

End: Estrada Francisco Guimarães, n° 1100, Pedro do Rio.
Horário de funcionamento: sexta e sábado de 12:30 às 22h e domingo 12:30 às 18h.

Vale das Videiras

Galpão Caipira

Aberto em 2013, inicialmente como um ponto de encontro entre ciclistas e amantes do esporte, o Galpão Caipira é também um restaurante e hotel. Aberto de quinta a domingo, para hóspedes e não-hóspedes, oferece gastronomia caipira mas com criatividade. Portanto, espere pratos feitos com ingredientes de produtores locais. O café da manhã, aberto também para o público, está incluso na diária, e além do almoço, aos sábados também é possível jantar.

End: Est. Alm. Paulo Meira 8320 – Vale das Videiras – Petropolis- RJ

Por Duda Vétere, Renata Araújo e Nathalia Gomes, do Kids2gether. Agosto 2020. Atualizado em Setembro de 2022.
Fotos: Rodrigo Brites, Renata Araújo, Duda Vétere Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!