Onde tomar as melhores caipirinhas no Rio

Se tem algo que é a cara do Brasil, além da feijoada, certamente é a caipirinha! Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, assim como a cachaça, a versão popular diz que a bebida foi criada inicialmente como remédio, e teria sido inventada pelo fazendeiro Paulo Vieira em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, em 1918. Verdade ou não, a combinação de cachaça, limão, açúcar e gelo se tornou um símbolo do nosso país. Atualmente, são infinitas as possibilidades de sabores e combinações, mas tem gente que não abre mão da receita original. Perguntamos então para amigos jornalistas, produtores de conteúdo, artistas e fotógrafos, onde tomar as melhores caipirinhas no Rio!

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Melhores caipirinhas no Rio

Para a jornalista Alessandra Carneiro, da Agenda Carioca, a caipirinha tem que ser básica e clássica. Ou seja, de cachaça, claro. “Se for pra vodca, eu peço outro drinque. Então, da clássica, com cachaça e limão, minha preferida é a do Itahy. Vem sempre muito bem equilibrada. Além disso, gosto também da de maracujá!”, conta Alessandra.

melhores caipirinhas no Rio
Clássica do Itahy

Já o jornalista e apresentador Ivo Madoglio destaca três lugares no Rio onde ele adora a caipirinha. Primeiramente, é o Bottega Gastrobar, em Botafogo, que tem clima intimista e descontraído. “Adoro a caipirinha de morango com manga, que chama beijo de verão”, diz Ivo. “Meu segundo lugar é o Kinjo, em Copacabana. O barman de lá é maravilhoso e portanto, além dos ótimos drinques, tem histórias maravilhosas pra contar. Por fim, DB House, casa de carnes que fica no Vogue e Village Mall. As carnes são espetaculares, as entradas também, ou seja, nada melhor que uma boa caipirinha pra acompanhar. A da foto é de morango com Hortelã”, conta o apresentador. Certamente algumas das melhores caipirinhas no Rio!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Caipirinha nos bares e restaurantes

Enquanto isso, para o fotógrafo Tomás Rangel, a caipirinha de limão do Chanchada, em Botafogo, acompanha perfeitamente bem os ótimos petiscos do chef Bruno Katz. “No gastrobar Casa Copa Bacana, que foi inaugurado recentemente na Avenida Atlântica, o bartender é um dos profissionais mais criativos e respeitados do mercado, o José Ronaldo, ex SubAstor (SP) e Liz (RJ). Então, pra quem curte a caipirinha clássica, é uma boa dica”, complementa Tomás. Aliás, outro lugar que o fotógrafo adora é o Galeto Sat’s, bar que tem um dos maiores acervos de cachaça do Rio, graças ao seu dono, Serjão, amante e colecionador do destilado. “Tangerina com gengibre, maracujá bem como limão são meus preferidos e sempre harmonizam muito bem com o Galeto à moda Sat’s. Além disso, gosto de variar na escolha da cachaça”, conta ele.

melhores caipirinhas no Rio
Serjão do Galeto Sat’s

Aliás, quem também gosta da caipirinha do Sat’s é o sous chef do Grupo T.T, Rafael Cavalieri! “Caipi em copo longo, com muita fruta e que desce com facilidade ao longo das madrugadas!”, diz. Para Rafa, a caipirinha é nosso drinque assinatura, nossa bebida emblemática. “Apesar de parecer simples é uma bebida que envolve muita técnica. Portanto, proporção de fruta, cachaça e açúcar, ser mexida da maneira clássica ou batida como muitos gostam, o cuidado com o amargor quando é feita só com frutas cítricas. Particularmente eu sou apaixonado pela combinação limão e caju e tem um lugar que brilha no preparo, que é o Escama, restaurante do chef Ricardo Lapeyre no Jardim Botânico. A Laura Paravatto tem a mão ótima, segura a onda no açúcar e utiliza limão galego que traz outra complexidade de sabor. É mexida, macerada com cuidado e deliciosa”, conta Rafa.

melhores caipirinhas no Rio
Rafael Cavalieri

Enquanto isso, nossa editora-chefe Renata Araújo nos confidenciou que a caipirinha de morango é uma das suas preferidas! “Adoro a do De Lamare! Assistir ao pôr do sol de lá, de cara para o Morro Dois Irmãos é um programa imbatível no Rio.”! E certamente nós concordamos.

Sabores para todos os gostos

A assessora de imprensa Juliana Esteves é fã de balcão pelas surpresas que os profissionais proporcionam. “E minha caipirinha preferida é fruto dessas experiências mágicas. A bartender Milina Lopes prepara uma receita com cachaça de jambu, que provoca deliciosa dormência na boca, no Quartinho Bar, em Botafogo. Ela adoça levemente com mel e por fim, finaliza com perfume de fernet. Certamente um espetáculo para se ver e sentir!”, diz Juliana. Certamente, já ficamos curiosas para experimentar!

melhores caipirinhas no Rio
Juliana Esteves

Melhores caipirinhas no Rio

Enquanto isso, o cantor Leo Jaime indica de olhos fechados de lima da pérsia, do Guimas! O bistrô na Gávea, fundado há mais de 40 anos, serve clássicos da nossa culinária e certamente a caipirinha tinha que estar presente. Certamente uma das melhores caipirinhas no Rio!

melhores caipirinhas no Rio
Caipirinha de lima da pérsia, do Guimas

Por fim, para o jornalista e editor do site Maior Viagem, Tavinhu Furtado, apesar da receita não ter muito segredo, existe diferença quando tomamos uma bem feita. “A do Cantô, no Grand Hyatt Rio, é deliciosa. De frente pra piscina, o restaurante que tem a cara de brasilidade oferece a bebida super bem feita. Mas a minha dica é aproveitar pra saborear com a feijoada que eles servem aos sábados!”.

melhores caipirinhas no Rio
Tavinhu Furtado

E você, onde gosta de tomar uma boa caipirinha aqui no Rio? Conta pra gente nos comentários!

Endereços

Itahy: Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon e Rua Barão da Torre, 334 – Ipanema.
Bottega Gastrobar: Rua Visc. de Caravelas, 121 – Humaitá.
Kinjo: Rua Duvivier, 21 – Loja A – Copacabana.
DB House: Av. das Américas 8585 – Edícula 5  e Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca.
Chanchada: Rua Gen. Polidoro, 164 b – Botafogo.
Casa Copa Bacana: Av. Atlântica, 1910 – Copacabana.

Galeto Sat’s: Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo e Rua Barata Ribeiro, 7 – Loja D – Copacabana.
Escama: Rua Visc. de Carandaí, 5 – Jardim Botânico.
Quiosque de Lamare: Av. Vieira Souto, 110 Posto 8 – Ipanema.
Quartinho Bar: Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo.
Guimas: Rua José Roberto Macedo Soares, 5 – Gávea.
Cantô Gastro & Lounge: Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca.


Texto por Renata Araújo e Duda Vétere. Janeiro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: