Neste momento de flexibilização, as viagens de certamente carro serão prioridade. Ou seja, lugares mais perto de casa. Afinal, muitas pessoas estão em busca de um fim de semana mais relax, depois de meses confinadas em casa. Aliás, tem feriado a vista: 7 de setembro, a próxima segunda-feira! Portanto, listamos abaixo ótimas dicas de destinos para ir de carro no feriado, perto do Rio de Janeiro, seja para quem gosta de calor e praia, ou para quem prefere natureza e temperaturas mais amenas. Além disso, aproveite para ler também sobre a data de abertura dos hotéis no Rio e os países que estão permitindo a entrada de brasileiros.

??Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Destinos para ir de carro no feriado

Costa Verde

Angra dos Reis

A área é formada por 365 ilhas, por isso, é ideal para passear de barco, descobrir pequenas praias, praticar mergulho e outras atividades aquáticas. As águas são cristalinas, além disso, a vegetação e vida animal deixam tudo mais encantador. Duas das mais famosas ilhas são: Ilha de Paquetá, também conhecida como Ilha do Amor, e a Ilha Grande. A dica é visitar o Pico do Papagaio- há quem diga que em dias de sol é possível enxergar a Pedra da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, que está a 170 km de distância de lá.

Onde ficar: 

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Ilha Grande

Certamente um destino paradisíaco na Costa Verde do Rio, no município de Angra dos Reis. Só é possível chegar até a ilha de barco, pegando ou em Conceição de Jacareí ou Mangaratiba. São apenas 2 horas (ou até um pouco menos) do Rio até lá. A Vila do Abrãao é onde tem mais estrutura e onde se concentram a maioria dos hotéis, pousadas, restaurantes, mercado e até algumas lojinhas para compras. Ao todo, a ilha tem mais de 100 praias, de tamanhos variados, desertas e habitadas. De Abrãao existem algumas trilhas mais leves que levam a outras praias, mas há também outras maiores, que levam mais de 2 horas, como para a Praia de Lopes Mendes, que fica em mar aberto e é adorada pelos surfistas.

Vale a pena tirar um dia para fazer um passeio de barco pela Ilha e parar em alguns lugares belíssimos, como a Lagoa Azul e a Lagoa Verde. As praias de Palmas e Aventureiros também são paradisíacas, e costumam estar mais vazias.

Onde ficar:

Destinos para ir de carro perto do Rio de Janeiro

Praia de Lopes Mendes

Paraty

Charmosa cidade do litoral fluminense, a 4 horas do Rio, Paraty recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, junto com Ilha Grande. Fundada em 1667, ela já foi sede de um dos principais portos brasileiros, devido à sua importância durante o ciclo do ouro e da cana-de açúcar. O Centro Histórico de Paraty certamente é o verdadeiro tesouro da cidade com seus casarões que hoje abrigam lojas, restaurantes, museus e pousadas. Nesta parte da cidade não é permitido passar carros, uma forma de preservar o local e também porque a maré alta invade as ruas. Além disso, vale a pena também fazer um passeio de barco, pois a beleza das ilhas durante o trajeto e a cor da água são indescritíveis.

Onde ficar

Destinos para ir de carro perto do Rio de Janeiro

Centro histórico de Paraty

Região Serrana

Petrópolis/Itaipava, um dos destinos para ir no feriado

Lugar ideal para quem quer aproveitar bastante a natureza, relaxar e curtir as cachoeiras. Petrópolis está a 1 hora do Rio, ou seja, uma viagem bem rapidinha. Além disso, reúne também muita história, afinal, a Cidade Imperial foi residência de D. Pedro II e da corte nas temporadas de veraneio. Portanto, há muitos passeios culturais como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Catedral e até a Casa de Santos Dumont. A 30 minutos de Petrópolis fica Itaipava, uma região também com bastante natureza, bares e restaurantes . O Castelo de Itaipava, construído em 1920, é uma das atrações mais famosas.

Onde ficar:

Teresópolis

A vizinha Teresópolis, a 1h30 do Rio, tem um ritmo mais sossegado, destino ideal para aproveitar temperaturas mais baixas. Há muita gastronomia, natureza e cultura – o território foi um presente de D. Pedro II à imperatriz Teresa Cristina – daí o nome do local. Entre as atrações, por exemplo, há o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga o famoso Pico Dedo de Deus, a mais de 1,6 mil metros do nível do mar, e os tours cervejeiros, que contam a centenária história cervejeira da cidade, que data de 1912, com a criação da Cervejaria Therezópolis.

Onde ficar:

Região dos Lagos

Armação dos Búzios

A três horas do Rio de Janeiro, o balneário é uma boa dica para quem quer relaxar no fim de semana. Além de diversas praias lindas, há também ótimos restaurantes, hotéis e uma vida noturna agitada. Ao todo são mais de 20 praias, sendo Geribá uma das mais conhecidas e badaladas, por conta do seu mar agitado e os surfistas. Além disso, outras praias belíssimas que merecem a sua visita são a Ferradurinha, acessível por um caminho no lado esquerdo de Geribá, a Azeda e Azedinha, bem próximas do Centro, e a Praia da Tartaruga.

Onde ficar:

Búzios certamente não poderia faltar na lista de destinos para ir de carro perto do Rio de Janeiro

Arraial do Cabo

Este é um destino que pode ser combinado com Búzios. Ou seja, se você estiver no balneário, vale a pena tirar um dia para curtir Arraial do Cabo, que fica a 1h de carro. Do Rio, são 165 km, de 2h30 a 3h de viagem. Conhecida como o Caribe brasileiro, não é a toa que Arraial tem este título, afinal, as praias são realmente incríveis, de areia branquinha e água azul turquesa. Diferente de Búzios, não há muito o que fazer na cidade, então o foco são as praias. A dica é fazer um passeio de barco com parada na Praia do Farol, acessível somente de barco pois fica em uma área de proteção da Marinha do Brasil, então o acesso é limitado.

Se você der sorte, pode ver alguns animais como tartarugas e golfinhos. As Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno também são paradas obrigatórias para quem vai a Arraial.

Onde ficar:

Sul do Rio

Penedo

Parque ecológico e distrito de Itatiaia, Penedo fica localizado na região sul do Rio de Janeiro, com acesso pela Rodovia Presidente Dutra, a 174km da cidade. É a única colônia finlandesa no Brasil e portanto, onde fica a “Casa do Papai Noel”, uma residência temática com decoração natalina, aberta o ano inteiro. Na Pequena Finlândia, há também lojas ao ar livre, e restaurantes. É um destino clássico, certamente muito procurado por casais e famílias. Mas também é uma viagem bem rica em passeios naturais, já que está cercada de cachoeiras, poços e montanhas.

Onde ficar:

Centrinho de Penedo

Visconde de Mauá

São quase 3 horas de viagem do Rio até Visconde de Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira e na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio. A natureza é um dos principais atrativos da região, que contém muitos rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas limpas e cristalinas que brotam no Parque Nacional de Itatiaia. Visconde de Mauá é composta por 3 vilas principais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Esta última é onde ficam a maioria das cachoeiras, como a famosa Cachoeira do Escorrega e o Poção da Maromba. Visconde de Mauá é onde ficam muitas pousadas, restaurantes e alguns serviços, mas também é possível se hospedar na Maromba, por exemplo. Enquanto isso, Maringá é a vila mais agitada.

Onde ficar:

Por Duda Vétere 

Fotos: Duda Vétere

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.