Hotel tradicional em Petrópolis um destino a se redescobrir

Pelo charme de seu casario, temperaturas agradáveis e bons serviços, Petrópolis é um destino para se ir e retornar sempre. A Cidade Imperial tem muito a oferecer a seus visitantes, além de ar puro, tranquilidade e segurança em tempos de pandemia. A 1h30, porta a porta, do centro do Rio, o melhor hotel de Petrópolis, Solar do Império é tradicional e referência em hotelaria de luxo na região. Ele foi nossa escolha para um fim de semana em família tão relaxante quanto divertido.

+Reserve AQUI seu passeio em Petrópolis.

+ Reserve seu hotel aqui por um melhor preço

Hotel tradicional em Petrópolis: um destino a se redescobrir

O hotel fica em dois lindos e recém-renovados casarões tombados pelo patrimônio histórico, na elegante Avenida Koeller, área central da cidade. Além disso, com paisagismo caprichado, o Solar se destaca no conjunto arquitetônico da rua.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Hotel tradicional em Petrópolis um destino a se redescobrir
O hotel tradicional da Cidade Imperial

Em meio a um passeio e outro pelos pontos turísticos de Petrópolis que permanecem abertos, como a Casa dos 7 erros (o nome oficial é Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, e vale a pena desvendá-la), passamos dias deliciosos em uma das 25 suítes do palacete principal, entre as piscinas, o jardim, e o belo salão do restaurante Imperatriz Leopoldina.

Hotel tradicional em Petrópolis um destino a se redescobrir
O jardim é a melhor opção para aproveitar o ar puro

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

Suítes

Datado de 1875, este prédio principal, de fachada neoclássica, cujo valor foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, já recebeu a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu, entre outros membros da corte de D. Pedro II.

Por isso, todas as suítes foram batizadas com nomes de figuras eminentes do Império – a nossa era a D. Pedro I. Para quem celebra uma data especial, a dica é reservar a suíte master, que tem 38m2 e conta com acesso independente.

Suíte D. Pedro
Nossa suíte, então, foi a D. Pedro I

A nossa acomodação também era digna da nobreza. Com pé direito alto, cama muito confortável, bom espaço de armários e TV a cabo, os quartos, como todo o hotel, foram revitalizados ano passado, após 14 anos desde que o Solar do Império abriu ao público.

Solar do Império
Quarto bem confortável
Solar do Império
O banheiro é lindo com uma decoração super delicada

Do nosso janelão, avistávamos o bem cuidado jardim, que tem no centro uma fonte. Pássaros, como os quero-queros, embalam os dias com seus sons, enquanto os sapos-martelos fornecem a trilha sonora noturna.

+Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores

Restaurante do melhor hotel de Petrópolis

Procurado pelos petropolitanos e por visitantes não hospedados no Solar, o Imperatriz Leopoldina fica num salão elegante, de frente para a Avenida Koeller. Era lá que ficava a antiga sala de estar da imponente construção original.

No café da manhã, por conta da pandemia, o bufê, de pães, bolos, frios, frutas e sucos, não está sendo montado, então o pedido é à la carte. E o hóspede continua podendo escolher comer onde quiser, na hora em que preferir – inclusive no jardim e na área da piscina. Puro luxo! Aliás, essa possibilidade é destacada, na chegada, pelos atenciosos funcionários (tão prestativos que até conseguiram uma pipoca, fora do cardápio, para o meu filho ver um filme numa tarde chuvosa).

Para que os riscos sejam minimizados, o menu do restaurante pode ser acessado por um QR code, e o uso de máscara é requerido, como em todas as dependências comuns do hotel. Nos pratos, os chefs usam ingredientes frescos, comprados de produtores locais.

O restaurante é ótimo

+5 lugares perto do Rio para o fim de semana

Piscinas

O Solar do Império tem duas piscinas, que podem ser usadas sem agendamento, a qualquer hora do dia. Demos sorte de, apesar de o tempo instável, conseguir pegar sol na piscina aberta, que fica próxima a uma sala de ginástica e tem profundidade que permite que as crianças brinquem sem perigo.

Meu filho de 8 anos se apaixonou especialmente pela piscina coberta. Aquecida, e com uma cascata no meio, esta é contígua a duas saunas, uma seca e uma a vapor (para usá-las, é preciso agendar). Além disso, o ar fresco da serra à noite foi um convite para os banhos noturnos na água quentinha.

Hotel tradicional em Petrópolis um destino a se redescobrir
As piscinas são, certamente, pontos altos do hotel
A alegria do Vinicius ao chegar no hotel
Roberta e a família aproveitando a piscina do hotel

+Pousada Locanda della Mimosa, em Petrópolis

Localização do melhor hotel de Petrópolis

Muito procurado para festas em tempos não pandêmicos, o Solar fica, então, na melhor localização possível para quem vai a Petrópolis para viajar ao tempo do Império. A pé, se chega ao Museu Imperial e ao Palácio de Cristal (presente do Conde D’Eu à amada Isabel). Ambos, neste momento ainda de cuidados sanitários, só podem ser admirados de longe. Nada que comprometa a agradável estadia na eterna Petrópolis.

Hotel tradicional em Petrópolis um destino a se redescobrir
A localização é privilegiada

Texto e fotos por Roberta Pennafort. Janeiro 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.