Cachoeira da Macumba em Itaipava como chegar

Conheci outro dia a Cachoeira da Macumba, em Itaipava e portanto, vou te ensinar como chegar lá. Ela fica entre Teresópolis e Itaipava e o acesso é muito fácil. Um lugar perfeito para relaxar, dar um mergulho e entrar em contato com a natureza. Mas atenção, como todas cachoeiras, ela pode ser perigosa. Tenha bastante cuidado ao visitá-la e evite os horários de pico, quando ela costuma encher.

+Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores

+Loja das cerâmicas Luiz Salvador em Itaipava

+Agende seu passeio em Itaipava

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Localização da Cachoeira da Macumba

Para chegar até a Cachoeira, pegue a estrada em direção a Teresópolis e ande 13kms a partir do centrinho de Itaipava. Ela fica em uma curva acentuada. Caso esteja vindo do Rio, você deve subir a Serra rumo à Juiz de Fora até a saída 58, sentido Itaipava. A entrada da Cachoeira fica do lado direito. Em seguida, você passará por uma grande pedra e por uma ponte branca. Por fim, já em uma estradinha de terra tem um espaço para estacionar o carro e seguir andando.

A trilha à pé é bem sinalizada e bem fácil. Leva em média 5 a 10 minutos até chegar na queda d’água. Aliás, ela é formada por duas quedas e alguns poços.

+Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

trilha
A trilha é bem tranquila

A Cachoeira

O nome desta cachoeira em Itaipava é justamente por ser um lugar comum onde fiéis deixam suas oferendas. Uma pena, já que acabam sujando o local. Entretanto, é um espaço ideal para se conectar com a natureza, dar um mergulho e tirar fotos lindíssimas. Afinal, é realmente uma paisagem deslumbrante.

+6 Casas para alugar nos arredores do Rio

Cachoeira da Macumba em Itaipava como chegar
A vista é linda, de fato

Aos fins de semana, ela costuma ficar bem cheia. Então, se possível, prefira ir entre segunda e sexta com um grupo de amigos. Além disso, tenha cuidado no local. Não se distraia ou se arrisque tirando fotos em lugares inusitados e fique atento com seus pertences. Não é recomendado ir à Cachoeira da Macumba quando estiver chovendo, exatamente, pelo risco.

mergulho para refrescar
Você vai adorar dar um mergulho

Seguindo as dicas e tomando os cuidados necessários, certamente, você terá um passeio divertido e delicioso.

Cachoeira da Macumba em Itaipava como chegar
Vale a pena ir!

+Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio

Hospedagem

E já que você está planejando ir à Itaipava, confira nossas sugestões de hotéis pelos arredores. Como, por exemplo o Locanda della Mimosa, que é referência em hotelaria e gastronomia na região serrana, o Reggia Catarina, um hotel boutique muito bem localizado em Petrópolis, e a La Belle Bruna, uma pousada em Araras de frente para o Vale das Perobas.

Banheira da suíte
Hotel Locanda della Mimosa

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Abril 2021.

Fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.