Cachoeira da Macumba em Itaipava: como chegar

Cachoeira da Macumba em Itaipava como chegar

Conheci outro dia a Cachoeira da Macumba, em Itaipava e portanto, vou te ensinar como chegar lá. Ela fica entre Teresópolis e Itaipava e o acesso é muito fácil. Um lugar perfeito para relaxar, dar um mergulho e entrar em contato com a natureza. Mas atenção, como todas cachoeiras, ela pode ser perigosa. Tenha bastante cuidado ao visitá-la e evite os horários de pico, quando ela costuma encher.

+Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores

+Loja das cerâmicas Luiz Salvador em Itaipava

+Agende seu passeio em Itaipava

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Localização da Cachoeira da Macumba

Para chegar até a Cachoeira, pegue a estrada em direção a Teresópolis e ande 13kms a partir do centrinho de Itaipava. Ela fica em uma curva acentuada. Caso esteja vindo do Rio, você deve subir a Serra rumo à Juiz de Fora até a saída 58, sentido Itaipava. A entrada da Cachoeira fica do lado direito. Em seguida, você passará por uma grande pedra e por uma ponte branca. Por fim, já em uma estradinha de terra tem um espaço para estacionar o carro e seguir andando.

A trilha à pé é bem sinalizada e bem fácil. Leva em média 5 a 10 minutos até chegar na queda d’água. Aliás, ela é formada por duas quedas e alguns poços.

+Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

trilha
A trilha é bem tranquila

A Cachoeira

O nome desta cachoeira em Itaipava é justamente por ser um lugar comum onde fiéis deixam suas oferendas. Uma pena, já que acabam sujando o local. Entretanto, é um espaço ideal para se conectar com a natureza, dar um mergulho e tirar fotos lindíssimas. Afinal, é realmente uma paisagem deslumbrante.

+6 Casas para alugar nos arredores do Rio

Cachoeira da Macumba em Itaipava como chegar
A vista é linda, de fato

Aos fins de semana, ela costuma ficar bem cheia. Então, se possível, prefira ir entre segunda e sexta com um grupo de amigos. Além disso, tenha cuidado no local. Não se distraia ou se arrisque tirando fotos em lugares inusitados e fique atento com seus pertences. Não é recomendado ir à Cachoeira da Macumba quando estiver chovendo, exatamente, pelo risco.

mergulho para refrescar
Você vai adorar dar um mergulho

Seguindo as dicas e tomando os cuidados necessários, certamente, você terá um passeio divertido e delicioso.

Cachoeira da Macumba em Itaipava como chegar
Vale a pena ir!

+Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio

Hospedagem

E já que você está planejando ir à Itaipava, confira nossas sugestões de hotéis pelos arredores. Como, por exemplo o Locanda della Mimosa, que é referência em hotelaria e gastronomia na região serrana, o Reggia Catarina, um hotel boutique muito bem localizado em Petrópolis, e a La Belle Bruna, uma pousada em Araras de frente para o Vale das Perobas.

Banheira da suíte
Hotel Locanda della Mimosa

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Abril 2021.

Fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!