EUA

IPW 2023: maior feira de turismo dos EUA em San Antonio, no Texas

Publicado por
Renata Araujo

Diretamente de San Antonio, a segunda maior cidade do Texas, participo pela oitava vez da IPW, a maior feira de turismo dos EUA. Depois de New Orleans, Washington DC, Denver, Anneheim, Las Vegas e Orlando, chegou a vez da sétima maior cidade do país sediar o evento, que neste ano reúne cinco mil participantes, entre operadores e jornalistas, de 60 países. Só na delegação brasileira são mais de 100 profissionais! Além de inúmeras reuniões e coletivas de imprensa, tivemos eventos incríveis na cidade de San Antonio. Ou seja, pudemos conhecer tudo o que o destino tem a oferecer! De fato, foram dias produtivos de muito trabalho, onde aprendi mais sobre os destinos americanos e soube de todas as novidades na indústria do turismo americano, que compartilho logo abaixo.

Aproveite para ler também:

Maior feira de turismo dos EUA em San Antonio

A 54ª edição da IPW aconteceu no Centro de Convenções Henry B. González, onde destinos americanos, hotéis, atrações, cruzeiros, companhias aéreas e empresas de entretenimento e transporte, por exemplo, exibiram seus estandes e divulgaram seus produtos.

No estande da host city, San Antonio
O estande de NYC
California marcando presença na IPW
O espaço do Texas na IPW 2023
Alguns se enfeitam ainda mais!
O estande de Visit Miami
O espaço de Ventura, destino na Califórnia

Portanto, durante o dia, nós jornalistas tínhamos reuniões (pré-agendadas no Brasil) com os destinos, no chamado Media Marketplace. Em um enorme salão, os appointments duram 15 minutos cronometrados. Nelas, pude aprender mais sobre destinos que ainda não conheço, como, por exemplo, St Augustine, a cidade mais antiga da Flórida e a apenas 2 horas de Orlando, e Santa Ynez Valley, região vinícola no condado de Santa Barbara. Também encontrei com o órgão de turismo de Fort Lauderdale, que está animado com o novo voo direto da Azul para a cidade, a partir de Belo Horizonte, nos próximos meses.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O salão Media Marketplace
Várias reuniões por dia!
Com Tomás Pena – diretor de marketing da Brand USA
Com Juliana Bordin, da Imaginadora, que representa SeaWorld

Destinos para todos os gostos

Aproveitei para relembrar lugares que adoro, como Palm Beach, destino exclusivo a 1h30 de Miami, com praias de água cristalina e hotéis incríveis, assim como Filadelfia, cidade importante historicamente e com uma forte cena cultural. Enquanto isso, fiquei com vontade de voltar para Sonoma, a 1h de São Francisco, um dos berços dos vinhos americanos.

Além disso, os destinos americanos também fazem coletivas de imprensa para promover as novidades. O Brand USA, órgão de turismo dos Estados Unidos, compartilhou os números de visitantes brasileiros no país e se mostrou empolgado para atrair ainda mais turistas nos próximos anos. Nova Orleans, o berço do jazz americano, também esteve presente com a sua música. Já a Filadelfia trouxe o renomado chef Chad Williams, do Friday Saturday Sunday, que está na final do The James Beard Awards, considerado o Oscar da gastronomia americana.

Coletiva do Brand USA
Jazz com New Orleans
Coletiva de Filadélfia
Com o chef Chad Williams

Flórida e Texas

Fort Myers, cidade da Flórida na Costa do Golfo do México, promoveu suas belíssimas praias. O Visit Miami também ofereceu um café da manhã para promover o destino, com direito a música latina e comidinhas da região.

Coletiva de Fort Myers
Café da manhã com Visit Miami
Evento de Miami sempre com música

No último dia de entrevistas coletivas da feira de turismo, tivemos a chance de ouvir os representantes de Austin, a capital do Texas. Eles reiteraram a importância do esporte e da música para a metrópole texana, sendo considerada a capital mundial número 1 da música ao vivo. Em seguida, o porta voz de Fredericksburg, região vinícola a 1h de San Antonio enfatizou o potencial turístico do destino texano, com sua arquitetura de colonização alemã preservada e seus excelentes vinhos. Acabo de conhecer essa pequena cidade no Texas e fiquei encantada.

Durante a feira, a hora do almoço também é especial, com direito a show do Counting Crows, banda de rock dos anos 90. Já no outro dia, foi a vez da Broadway Inboud fazer uma apresentação com os musicais mais famosos do teatro, como, por exemplo, Moulin Rouge e New York, New York. Além disso, tivemos uma palinha do “Back to The Future”, que está prestes a estrear na Times Square e certamente será um sucesso.

A banda Counting Crowns
Apresentações da Broadway

Hotel em San Antonio

Durante a maior feira de turismo dos Estados Unidos a delegação brasileira ficou hospedado no Grand Hyatt de San Antônio. O hotel conta com uma boa infraestrutura com restaurante, bar, lojinha, academia, piscina e é muito central. Portanto, uma excelente hospedagem no Texas, se você está indo a trabalho ou se você quer ficar bem localizado na segunda maior cidade do Texas.

Os tours

Para promover o destino anfitrião, San Antonio, a segunda maior cidade do Texas, são oferecidos tours para a imprensa de diferentes estilos. Claro que escolhi o gastronômico, para experimentar a legítima comida Tex Mex, gastronomia local texana. Visitamos alguns restaurantes, como, por exemplo, o Ray’s Drive Inn, de 1956, a casa original dos puffy tacos, o Maria’s Café, de 1989, conhecido por suas enchiladas de queijo, e o Mi Tierra, no Market Square, que funciona há mais de 80 anos com decoração festiva e autênticos pratos tex mex.

O tradicional Ray’s
De fato, um ambiente bem típico
Com os famosos tacos
Maria’s Cafe
Com a dona do tradicional Maria’s Cafe
Legítima comida tex mex!
Renata no Mi Tierra
Decoração do Mi Tierra
Market Square
Doce típico

Os eventos da IPW 2023

A maior feira de turismo dos EUA sempre organiza eventos impecáveis, e certamente dessa vez não foi diferente. A festa de abertura aconteceu no La Vilita, bairro histórico, fundado em 1722, e que fica no centro de San Antonio. Teve muita animação, cores, danças e comidas típicas! Também tivemos um simpático brunch para a imprensa no Witte Museum, com muita cultura e gastronomia local.

Festa de abertura da IPW 2023
Danças típicas na abertura da IPW
Com Marina Vidigal, do Ideias na Mala
Brunch para a imprensa no Witt Museum
No brunch para a imprensa
Comidas típicas
Com alguns colegas jornalistas na IPW
Confeccção de flores de papel durante o evento

Além disso, durante a feira de turismo também acontecem alguns eventos oficiais da IPW, e outros que são convites dos próprios destinos americanos. Uma das atrações da segunda noite de evento foi o “Festival del Rio”, um desfile flutuante com barquinhos iluminados no River Walk, um calçadão arborizado ao longo do rio San Antonio, que reúne diversos restaurantes, bares e lojas.

Trabalho e diversão

Já o Travel South USA, que promove o Sul dos Estados Unidos, ofereceu uma festa no belíssimo teatro The Aztec. O órgão de turismo dos EUA, Brand USA, organizou um happy hour no The Esquire Tavern. Enquanto isso, o Briscoe Western Museum foi o lugar escolhido para a animada festa da Flórida! E o Turismo de Nova York promoveu uma festa para comemorar os 50 anos do hip hop no restaurante Range.

Encerramento

Certamente foi uma semana intensa, de muito trabalho, mas também divertida, onde fiz muito networking, revi antigos parceiros e fiz novas amizades. A festa encerramento da IPW, maior feira de turismo dos EUA, sempre acontece em lugares emblemáticos e dessa vez não poderia ser diferente. Terminamos a feira no maior ponto turístico de San Antônio e de um significado extremamente relevante pro Texas, o Alamo Plaza, considerado patrimônio mundial da UNESCO.

Foi feita uma réplica de uma mini San Antonio, com múltiplos ambientes, com opções de comidas típicas para todos os gostos e apresentações musicais, enfatizando ainda mais a cultura country do Texas. Além disso, vários destinos do Texas, como, por exemplo, Austin, Houston, Dallas e Fredericksburg compartilharam seus atrativos, seja na cultura, entretenimento ou então na gastronomia. A noite terminou com um incrível e moderno show de luzes no céu, feitos por drones iluminados que criaram imagens de ícones do Texas.

A IPW 2024 acontece entre os dias 3 e 7 de maio em Los Angeles, na Califórnia! E o YMG! estará lá novamente.

Looks da Renata Araújo: Alessa e Dalia Franco.

Texto e fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

17 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás