Giro D'talia: tour gastronômico pela Itália no Luce Cucina

Para comemorar os dois anos do Luce Cucina e Pizza, um dos restaurantes comandados pelo chef Elia Schramm, do grupo 14zero3, ele resolveu apresentar a gastronomia e a vinicultura da Itália, em uma série de jantares harmonizados. Cada mês, o Giro D’talia  se inspira em uma região do país e toda sua história. Portanto, nós que somos fãs do chef e da culinária italiana, é claro que fomos aproveitar este tour gastronômico pela Itália no Luce:

??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Ambiente do restaurante

Giro D’talia: tour gastronômico pela Itália no Luce Cucina

Inspirado na famosa prova ciclística Giro D’Italia, que apresenta as belezas do “país da bota”, no Luce o chef propõe releituras modernas de receitas tradicionais, harmonizadas com a seleção de vinhos do sommelier Gusttavo Alves. A primeira edição, por exemplo, teve a região do Piemonte como tema, terra de trufas e cogumelos selvagens. Enquanto no mês de novembro, o menu foi inspirado na Puglia, a maior produtora de azeite da Itália. Marcada por tradições regionais, tem uma cozinha rústica, colorida e saudável.

+Brasero Atlântico: novo restaurante no Fashion Mall
+Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O menu da Puglia

Além disso, conta com alguns elementos-base, como, por exemplo, legumes como beringela, abobrinha e tomates variados, peixes, mexilhões e ostras pescados no golfo de Taranto e, obviamente azeitonas e azeite de oliva. O valor do menu harmonizado é de $165 por pessoa. Ou seja, preço justo levando em conta a quantidade de pratos e os vinhos.

+Nossa seleção de 7 bistrôs no Rio
+Onde encomendar cesta de café da manhã no Rio

Menu da Puglia

Nosso jantar começou com antepasti, com burrata com pomodirini e alho assado em azeite extra-virgem, mexilhões com molho marinara, pão de campagna, pão de alcaparras e limão siciliano e parmeggiana de beringela. Para harmonizar,  Luccarelli Bianco, 2017 e Moniloi Tinto, 2013. Primeiramente, Orechiette com pesto de brócolis, camarão, stratiatella e pangrattato, harmonizado com Arnakos, 2013.

+Café da manhã com vista em Copacabana
+Os novos trens do Corcovado

Em seguida, almôndegas de vitela cozidas em molho de vinho e tomate, polenta rústica e salsa verde. Para harmonizar, o vinho Sum, 2011. Tudo muito saboroso! De sobremesa, o Pasticciotti, uma massa leve e crocante recheada com creme de baunilha, compota de frutas vermelhas e morangos frescos, com o  Alagna Zibibbo, 2017. Certamente um jantar delicioso que me transportou para a Itália!

A sobremesa, certamente ótima pedida para encerrar o jantar!

Em Dezembro

O próximo tema será a Toscana! Portanto, já estamos curiosas (e com água na boca) para saber como será este menu 🙂

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Novembro 2019.

Fotos: Renata Araújo, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.