No segundo domingo de maio, dia 8, comemoramos o Dia das Mães, uma data muito especial. Por isso, para te ajudar, nesse post, você encontra sugestões de presentes e dicas de restaurantes para celebrar no Rio de Janeiro:

Onde comer

Alcaparra

No cardápio especial para o dia das mães, opções como alcachofra ao beurre noir, cavaquinhas ao champagne servida com arroz de morango e paleta de cordeiro com gnocci de baroa na manteiga.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 5

Endereço: Praia do Flamengo, 150 – Flamengo

Alessandro & Frederico

Filé de badejo com palmito pupunha grelhado, tempurá de lagostim, chips de Parma e vinagrete oriental é um dos pratos do menu especial do dia das mães. Todas as mães que forem almoçar ou jantar nas casas ganharão uma torta folheada de maçã e sorvete de canela.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 41

Endereço:  RUA GARCIA D`AVILA 134 LJ C,D – IPANEMA

Alloro

O menu Festa della Mamma, criado especialmente para a data, terá cinco etapas e pratos como carpaccio de polvo com gremolada de azeitonas e ovas de salmão e risoto de Bresaola com queijo Taleggio. As mães que forem ao restaurante ganharão uma surpresa.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 7

Endereço: Av. Atlântica, 1020, Térreo – Copacabana

Aníbal

O restaurante criou um menu especial para a data, com sugestões como burrata cremosa e molho de ervas e a paleta de cordeiro com especiarias servido com risoto de  arroz selvagem.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 68

Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 112 – Ipanema

Antiquarius

Para o dia das mães, o restaurante português sugere pratos clássicos como a açorda de bacalhau e o cozido à portuguesa com legumes e carnes de porco cozidas, acompanhados de grão de bico e arroz branco. 

Dia das Mães no Rio de Janeiro 66

Endereço: Rua Aristides Espínola 19 / Leblon

Arab

Para comemorar a data com culinária árabe, a dica é o mix sírio-libanês com tabbule de trigo, cenoura, pimentão vermelho, salsa e cebolinha, kafta michwye de frango ou de carne no espeto, quibes de carne, esfiha de berinjela e espinafre e outras delícias.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 50

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, s/nº, Parque dos Patins

Armazém Devassa

Em homenagem ao Dia das Mães, o restaurante preparou um buffet especial com opções como mix de folhas com beterraba, boursin queijo de cabra e vinagrete dijon com mel e o risoto caprese.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 18

Endereço: Hotel Mar Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 539 – Ipanema

Aurora

O restaurante, reaberto no início deste ano, homenageia as mães com a volta de pratos tradicionais, como o cozido à Portuguesa, a rabada com agrião e a feijoada completa.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 38

Endereço: Rua Capitão Salomão, 43 – Humaitá

Bar do Horto

Para a data, as sugestões são o bacalhau da nona com lascas de bacalhau, batata, azeitona preta, molho ao sugo, manjericão e arroz branco e o arroz de jasmim com manga, camarão e manjericão.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 31

Endereço: Rua Pacheco Leão, 780, Jardim Botânico

Bar D’Hotel

A chef Lydia Gonzalez preparou pratos especiais para a data, como o creme de couve flor com vieiras e castanha do Pará e o  namorado grelhado com presunto de Parma acompanhado creme de abóbora com cremolata.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 51

Endereço:  Avenida Delfim Moreira, 696.

Bar e Restaurante Urca

As sugestões são o bacalhau à portuguesa, lula à espanhola e bobó de camarão. Todas a mães que comemorarem a data por lá serão presenteadas com um minibrownie que leva o selo do centenário do Seu Gomes, patriarca da família que assumiu o bar.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 52

Endereço: Rua Candido Gaffrée, 205, Urca

Bossa Café

O restaurante, que fica no 3º andar do Hotel Rio Othon Palace, preparou um buffet especial de almoço para o dia das mães com música ao vivo. Os pratos são variados, como terrine de pato com porcini, filé de linguado com mousse de vieira e bacalhau de natas.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 17

Endereço:  Av. Atlântica, 3264 – Copacabana

Capricciosa

Para celebrar a data, a pizzaria aposta nas pizzas da linha gluten free como a Olímpia, com molho de tomate, mozzarella, berinjela, dedo de moça, salsa picada e folhas de manjericão fresco e a Anna, com mozzarella, tomate Pachino, azeitona preta, alicci italiano, salsa picada e folhas de manjericão fresco.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 19

Endereço:  Rua Maria Angélica, 37 – Jardim Botânico

Cipriani

O restaurante do Hotel Copacabana Palace preparou um menu especial para o dia, com sugestões como o carpaccio de wagyu com burrata e pérolas de vinagre balsâmico e filé de robalo com pinoli, azeitonas taggiasche, batata baroa e alcachofra au gratin. Quem consumir os menus de três ou quatro pratos, a mesa será presenteada com uma garrafa do exclusivo rótulo de espumante Brut Rosé do Copa.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 45

Endereço: Av. Atlântica, 1702, Copacabana

D’amici

O restaurante italiano aposta em receitas clássicas para o dia, como a paleta de cordeiro com risoto de rúcula e cogumelos shiitake grelhados com azeite trufado.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 33

Endereço: Rua Antônio Vieira, 18 – Leme 

Deli Delícia

A delicatessen preparou uma bandeja de café da manhã para as mães, com frios, mini croissants de manteiga, pain au chocolate, iogurte grego, suco de laranja, salada de frutas, bolo Deli Delícia, chá de erva doce.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 2

Endereço:Rua São Clemente, 114 – Botafogo

Don Camillo

O restaurante italiano oferece um cardápio especial para a data, com arroz arbóreo com lagostins, aspargos e tomate cereja e o tradicional tiramisú.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 27

Endereço: Avenida Atlântica, 3.056, loja A – Copacabana

Esplanada Grill

O restaurante aposta nos cortes nobres preparados na grelha como a Picanha Bordon com legumes torneados, e o Ancho, acompanhado pelo Salteado Mix. 

Dia das Mães no Rio de Janeiro 67

Endereço: Rua Barão da Torre 600 / Ipanema

Fasano al Mare

No menu especial de dia das mães, o chef Paolo Lavezzini oferece uma seleção de frutos do mar com frutas cítricas e repolho roxo em folha seca e o Galeto “alla diavola”, desossado e levemente apimentado com creme de espinafre.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 35

Endereço:  Av. Vieira Souto, 80 – Ipanema

Fellini

O restaurante sugere alguns pratos como o rocambole de espinafre e salmão e o risoto de camarão com alho-poró. No dia 8, as mães que estiverem presentes na casa, irão participar do sorteio de um cordão da Exclusiva Oficial, marca de bijoux de luxo.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 29

Endereço: Rua General Urquiza, 104, Leblon

Gabbiano al Mare

No menu especial do restaurante, destaque para o filé mignon com escalope de foie gras, figos confit e chips de batata baroa ao perfume de curry.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 42

Endereço: Avenida Viera Souto 320 – Sol Ipanema Hotel

Grand Hyatt

Os restaurantes Tanto Cucina Italiana, Shíso e Cantô Gastrô Lounge oferecem um brunch especial para o dia das mães, com café da manhã, pães artesanais, queijos, frutas, saladas, massas, peixes e etc. As mamães que participarem do brunch ganharão um voucher para tratamento de 30 minutos de reflexologia no Atiaia Spa.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 65

Endereço: Avenida Lucio Costa 9.600 – Barra da Tijuca

Fratelli

O ravióli com camarões e ragu de verduras e o crème brulé feito ao chocolate e café são as criações para o dia das mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 53

Endereço: Av. General San Martin, 983 – Leblon / Av. Lucio Costa, 2916 – Barra da Tijuca

Gabbiano Ristorante

Para o dia das mães, a sugestão é o filé mignon com escalope de foie gras, figos confit e chips de batata baroa ao perfume de curry.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 10

Endereço: Shopping Barra Garden – Av. das Américas, 3255 – Loja 142 – Barra da Tijuca

Giuseppe Grill

As dicas para a data são a panelinha de cavaquinha, com molho champagne e cogumelos Paris e o espaguete Mariana, com camarões, rúcla, mascarpone e um levíssimo toque de pimenta.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 64

Endereço:  Av. Bartolomeu Mitre, 370 – Leblon

Hilton Barra

O Abelardo Restaurante homenageia as mães com um almoço especial, e já na chegada são presenteadas com uma taça de espumante Chandon. A sugestão do chef Emiliano Sabino é o palmito pupunha assado com vinagrete e a parrillada de frutos do mar. Além disso, o restaurante terá música ao vivo e recreação para crianças. Clique aqui para ler nossa experiência no hotel.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 37

Endereço: Av. Abelardo Bueno, 1430 – Barra da Tijuca

Hollandaise

O chef Marcelo Lira aposta no arroz de camarão à moda Hollandaise e no namorado grelhado com risoto de limão siciliano para o dia das mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 21

Endereço: Av. Lucio Costa, 5750 – Barra da Tijuca

JW Marriott Rio de Janeiro

O Terraneo, restaurante do hotel, oferecerá um brunch de dia das mães das 12h às 15h com entradinhas, pães artesanais, queijos, pratos quentes e sobremesas. As crianças vão poder montar seu próprio waffle com diversas opções de confeitos, caldas e frutas para presentear as mamães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 16

Endereço:  Av. Atlântica, 2600 – Copacabana

La Villa

Um menu completo de Dia das Mães foi criado, com escargots tipo “Gros Gris de Bourgogne” recheado com manteiga de alho e ervas como entrada e parrillada de peixe e frutos do mar grelhados na brasa para prato principal.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 11

Endereço: R. Álvaro Ramos, 408 – Botafogo

Le Vin Bistrô

O restaurante oferece um menu especial para o Dia das Mães, com brandade de bacalhau, blanquette de vitela com molho de champignon e, para a sobremesa, pain perdu com sorvete de baunilha.

Dia das Mães no Rio de Janeiro

Endereços: Rua Barão da Torre, 490 – Ipanema / Av. das Américas, 4.666, loja 152 – Boulevard Gourmet – BarraShopping

Momo Gelato

Na semana do dia das mães, a gelateria oferece a reedição do gelato Bianco Lampone, com framboesa e cobertura de chocolate branco.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 28

Endereços: Rua Dias Ferreira, 147 – Leblon / R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea

Oscar Bistrô Bar

O restaurante sugere o dourado com palmito assado, aspargo e berinjela. As mães serão presenteadas  com uma taça de espumante Chardonnnay Brut Charmat Larentis.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 9

Endereço: Rua Dias Ferreira, 64, Leblon

Paris Gastrô

O restaurante criou um menu especial para as mães, com pratos como carpaccio de polvo com brotos de beterraba, ravioli aberto de shitake e legumes em molho de salsa e bolinho de cenoura recheado com mousse de chocolate, flores comestíveis, chocolate e sorvete de doce de leite.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 20

Endereço:  Praia do Flamengo, 340, Flamengo – Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Pissani

O Agnolotti amarelo recheado com mascarpone, búfala e brie com perfume de framboesa e manteiga de sálvia é a sugestão do chef para comemorar o dia das mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 43

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 351 – Ipanema 

Pobre Juan

Todos os clientes que fizerem reserva antecipada para o Dia das Mães, ganharão o churros coração de mãe, uma edição especial de seus famosos Churros de Dulce de Leche, em versão tamanho família.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 46

Endereço:  Av. das Américas, 3.900 – 3º andar / loja 301 – Barra da Tijuca / Estrada da Gávea, 899 – 3º andar – São Conrado

Puro

Uma das sugestões é o polvo crocante com salada de batata ao murro com lascas de barriga de porco defumada e vinagrete de biquinho. Todas as mães que comemorarem a data no restaurante, ganharão  o pão da casa, feito artesanalmente no local.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 54

Endereço: Rua Visconde de Carandaí, 43 – Jardim Botânico.

P.J.Clarke’s

O búrguer de fraldinha com crosta de ervas e parmesão, amêndoas douradas, ervas, rúcula e maionese com pimenta rosa foi criado especialmente para o Dia das Mães, e ficará no cardápio de 8 a 14 de maio. O restaurante ainda criou a promoção Tal mãe, tal filha (o), mães e filhas (os) que pedirem o mesmo hambúrguer do cardápio ganham o cheesecake com calda de frutas vermelhas.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 14

Endereços: Av. General San Martin, 1227 /Av. das Américas, 4666, Barra da Tijuca

Prima Farina

As mães que optarem por comer uma pizza por lá, ganham de sobremesa a palha italiana com sorvete.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 26

Endereço: Rua Conde de Bernardotte, 26, Loja 112 (na galeria do Teatro Leblon)

Quadrucci

O chef Ronalda Canha sugere o atum em crosta defumada com arroz negro ao tomate e manjericão e molho vinagrete de iogurte com limão siciliano e a sobremesa para as mães fica por conta da casa. Destaque para a tartelete de maçã assada na laranja e açafrão, com sorvete de iogurte e creme inglês de canela.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 55

Endereço:  Rua Dias Ferreira 233, Leblon

Ráscal

A sugestão do dia das mães é o ravióli de parma e brie.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 56

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon / Av. Lauro Sodré, 445, Piso 1 – Botafogo /  Av. Ayrton Senna, 2150/ Loja A1L – Barra

Restô

Para o dia das mães, o chef Tande Bittencourt preparou o camarão na moranga com taioba refogada e aipim na manteiga. Na data, as mães ganharão uma taça de espumante.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 30

Endereço: Rua Joana Angélica, 184, Ipanema

O menu de Dia das Mães tem pratos leves, como o carpaccio de namorado com vinagrete de ovas mujol, creme de abacate e flor de sal de limão e o robalo no vapor, com molho de laranja e azeitonas pretas, acompanhado de arroz de jasmim com lulas frescas.

Dia das Mães no Rio de Janeiro

Endereço:  Avenida Atlântica, 3668 – Copacabana

Santa Satisfação

A Salada Carmem feita com quinoa, salsa de tomate picante, cubos de abacate, camarão e chips de batatas doce e baroa é uma das criações para o dia das mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 57

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1335 – Leblon

Satyricon

O restaurante, especializado em frutos do mar, aposta no menu completo para a data, com sugestões como a Sinfonie di Mare – salada de frutos do mar com camarão, polvo e lula e o Risotto ai Crostacei com Rucola Selvatica – arroz italiano com camarões, lagosta, lagostins, cavaca e rúcula selvagem.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 22

Endereço: Rua Barão da Torre, 192 – Ipanema

Ten Kai

No cardápio, algumas sugestões para a data, como o Dobin Mushi, consomê com camarão, peixe e shitake e o Hot tuna, atum empanado com molho de wasabi.

Dia das Mães no Rio de Janeiro

Endereço: Rua Prudente de Moraes 1810 – Ipanema

Terra Brasilis

O menu especial das mães tem pratos como o espaguete com camarões e shiitake e o capelleti de frango ao molho de quatro queijos. As que forem almoçar no domingo, terão uma surpresa!

Dia das Mães no Rio de Janeiro 40

Endereço: Praça General Tibúrcio s/n – Urca

Téréze

No restaurante do Hotel Santa Teresa, o chef Pablo Ferreyra criou um menu especial para o dia das mães, com pratos como camarão na quinoa real com nino de palmito pupunha, salsa criolla e molho de salsa e coco e o filé de salmão grelhado com polenta cítrica, purê de ervilha fresca e molho chardonay ao perfume de açafrão.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 12

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa

Terzetto Café

O menu especial do dia das mães sugere os lagostins grelhados com arroz de limão siciliano e o leitão assado crocante com farofa de cenoura.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 34

Endereço: Rua Jangadeiros 28 Loja D – Ipanema

Tragga

O restaurante sugere alguns pratos como cortes de carnes assados na parrilha, como os tradicionais ojo de bife e o vacio. As mães que forem almoçar ou jantar, ganham uma taça de Bellini – drinque feito com pêssego e processo.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 4

Endereço: Rua Capitão Salomão, 74 – Humaitá

Yumê

As sugestões do chef são as criações mais famosas da casa, como o Sakura Mango Sushi e as lulas recheadas com shimeji, manjericão e mozarela de búfala. Na sobremesa, as mães ganharão uma surpresa do chef.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 39

Endereço: Rua Pacheco Leão nº 758 – Jardim Botânico

Zazá Bistrô

O restaurante criou um menu especial para o dia, com o copinho de crudités de legumes acompanhados com mousse de wassabi de entrada e beijupirá com batatinhas assadas e champignons, com molho de curry, limão e rúcula de prato principal.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 13

Endereço:  Rua Joana Angélica, 40 – Ipanema

O que comprar

Cacau Noir

Para o dia das mães, a marca lançou uma linha especial com coração de chocolate ao leite com amêndoas torradas,  joaninhas da sorte de chocolate meio amargo 63%, pirulito de coração ao leite com amêndoas caramelizadas etc.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 24

Endereço:  Quartier Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 414 – térreo

Casa Carandaí

A Beth Chocolates lançou uma linha especial para o dia das mães que está sendo vendida na delicatessen. Os chocorons, com formato de macaron mas feitos com chocolate (ao leite, amargo e branco) são recheados com brigadeiros branco e preto.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 32

Endereço: Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico

Cavist

Para presentear as mães, algumas das dicas são o espumante francês Marquis de La tour Rose e as tacinhas coloridas de acrílico.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 58

Endereços: Rua Barão da Torre, 358 / Rua Érico Veríssimo, 901 loja A, Barra/  Avenida das Américas, 3.900, loja 201 – Barra da Tijuca.

Chocolate Q

Uma dica de presente é o Combo Paraná, com três barras de 50 gramas que podem ser suaves ou intensas da Coleção Q.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 59

Todos os endereços no site.

Confeitaria Itajaí

Foi criada a Torta Ternurinha para o Dia das mães, com massa mista, branca e chocolate, recheada de brigadeiro branco com morangos e cobertura com ganache chocolate preto e branco com morangos.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 49

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 08, Centro / Rua das Laranjeiras, 76 – Laranjeiras

Cosa Nostra Deli

A delicatessen tem diversos presentes gourmet, como o premiado azeite Herdade do Esporão e os chocolates suíços da marca Villars.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 60

Endereço:  Rua Visconde de Pirajá, 303/ Loja 103 – Ipanema

Empório Jardim

Uma das sugestões para as mães é a cesta de café da manhã com itens artesanais como baguetinha, milho,croissant, focaccia de goiabada e trio de brioches.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 61

Endereço: Rua Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico.

Esquina 111 Rádio Bar

No dia das mães, a bike itinerante da Flè Inspira estará estacionada no bar, para quem quiser presentear a mãe com arranjos de cactos e suculentas em vaso de cerâmica natural.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 62

Endereço: R. Maria Quitéria, 111 – Ipanema

Fábrica de Bolo Vó Alzira

Para presentear as mães, foram criados o bolo de chocolate com recheio de coco e cobertura de morangos e o bolo de leite com recheio de doce de leite.


Dia das Mães no Rio de Janeiro 15

Endereço: Av. Olegário Maciel, 214, loja D – Barra da Tijuca

Kurt

A confeitaria lançou a torta de dia das mães, uma torta de macaron com creme de chantilly e frutas vermelhas – morango, amora e blueberry.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 23

Endereço:  Rua General Urquiza, 117 – loja B – Leblon

Louzieh Doces

A marca lançou uma linha exclusiva para presentear as mães, com caixas de diversos tamanhos e docinhos como brigadeiro de amêndoas e nozes, leite ninho com nutella, framboesa e prestígio.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 6

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 391, loja 609 – Copacabana

Mil Frutas

Em parceria com a loja Luiz Salvador, os bowls de cerâmica com as frutas brasileiras são uma ótima dica de presente para as mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 63

Endereço: JJ Seabra, s/número, Jardim Botânico

MP Tortas Boutique

A chef Marlene Percílio criou um bolo em formato de coração red velvet com recheio de marmelada de acerola orgânica (cultivada no quintal da chef) e recheio de mascarpone para o dia das mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 36

Endereço:  Avenida das Américas  n° 15.000, loja R – San Francisco Top Town, Recreio dos Bandeirantes

The Bakers

O destaque fica por conta da torta Mother’s Gift Box – torta com bolo de nozes recheada com camadas de baba de moça e enfeitada para o dia das mães.

Dia das Mães no Rio de Janeiro 25

Endereço: Rua Santa Clara, 86-B, Copacabana / Encomendas pelo site.

Fotos: Alex Murtinho, Alexander Landau, Camilla Maia, Claudio Gonçalves, Dhani B, Derek Mangabeira, Divulgação, Fernando Frazão, Filico, Gustavo Marialva, Guto Queiroz, Leticia Auler, Lipe Borges, Maria Mattos, Monica Hauser Vert, Natalia Valle, Pedro Lopes, Ricardo Bhering, Rodrigo Azevedo, Rodrigo Castro, Paprica Fotografia, Sergio Greif, Simone Marinho, Stan Studio, Tadeu Brunelli, Tomas Rangel

Maio de 2016.

Leia mais:

Um fim de semana no Le Canton, em Teresópolis

Hilton Barra comemora 1 ano no Rio de Janeiro

Pissani abre sua primeira loja no Rio

Novidade nos bares de Ipanema e Leblon.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.