Rancho Português, restaurante lusitano no Rio 3

Fui conhecer o Rancho Português, restaurante lusitano no Rio. De frente para a Lagoa, uma das mais belas vistas da cidade, o Rancho, que já é um sucesso em São Paulo, traz o melhor da cozinha portuguesa.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

A decoração do belo casarão nos remete de imediato à terrinha, com seus painéis de azulejos azuis, toalhas brancas e pratos Vista Alegre, coloridos, pendurados na parede. Até uma guitarra portuguesa compõe o cenário. E ao fundo, a trilha sonora com músicas lusas embala o ambiente.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

Com dois andares, o primeiro salão foi batizado Sala D. João VI, conta com 78 lugares e abriga a bela adega e o bar. Já no segundo andar, chamado Sala Dom Pedro I, são  32 lugares, com destaque para a vista panorâmica da Lagoa.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio 3

Mas vamos ao que interessa. As entradas são de comer rezando: amei, tanto o tradicional pastel de bacalhau, como se diz em Portugal, (nosso bolinho), leves e sequinhos, como o Camarão à Matosinhos e o  Polvo à Provençal, carros-chefes da casa.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

De pratos principais, é claro que teria que vir um tradicional bacalhau, na verdade, mais de uma modalidade. Experimentamos o Bacalhau à Narciso, Bacalhau à Moda do Rancho, Bacalhau ao Forno. Todos deliciosos e fotogênicos.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio 7

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio 6

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

A bandeja de sobremesas foi o que mais chamou a atenção dos jornalistas presentes. Um mix de doces com pudim do abade de priscos, toucinho do céu, encharcada, pudim de claras, rocambole de laranja e arroz doce. Ufa! Difícil a escolha.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio 10

Com staff simpático e experiente (à frente da casa está o maitre e gerente Antonio Mesquita, ex A Bela Sintra e Antiquarius, ambos em SP), localização privilegiada e cozinha feita com todo o cuidado, o Rancho Português,  filial do Rancho Português – Leitão à Bairrada, restaurante de sucesso em São Paulo, tem tudo para ficar.

Endereço:

Rua Maria Quitéria, 136 – Ipanema, Rio de Janeiro.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Agosto de 2015.

Leia mais:

5 hotéis no Rio de frente para a praia

Carnes nobres da BBQ Shop

Novo menu do restaurante Mee

Lançamento das Cervejas Aprazível

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.