Aizomê: autêntico restaurante japonês nos Jardins

Hoje vamos falar do Aizomê: autêntico restaurante japonês nos Jardins. Além de apresentar tradicional culinária japonesa, ele tem um grande diferencial: é comandado por uma mulher. A chef e empresária Telma Shiraishi conquistou o respeito e admiração da comunidade japonesa paulistana. Assim, rompeu a máxima (para os orientais) de que mulheres não podem estar à frente da cozinha. Ela faz uma gastronomia autoral e delicada e além disso, usa técnicas milenares da culinária nipônica. Vamos ver os detalhes? Aproveite para ler também nossas dicas de deliveries imperdíveis em São Paulo e onde encomendar cestas gourmet.

+Reserve aqui seu hotel em SP pelo melhor preço.

Localização e lojinha

O restaurante fica em uma simpática casa de dois andares, perto da Av. Brigadeiro Luis Antônio. No antigo estacionamento, há a linda loja Ichiba. Lá, vende-se cerâmica, além de comida fresca, preparada pela própria Telma e também por produtores parceiros. Saquês e uísques importados também podem ser encontrados na loja.

No primeiro andar, há espaços reservados e tatames, certamente no tradicional estilo japonês. Além disso, está ali o clássico balcão. Quem senta ali, pode observar de perto o cuidadoso trabalho dos sushimen. (Entretanto, neste momento está fechado por conta da pandemia). Em cima, o salão tem decoração minimalista, muita madeira e boa luminosidade. O segundo e mais recente endereço fica no centro cultural Japan House.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Nelita, novo restaurante italiano em Pinheiros

+11 restaurantes ao ar livre em São Paulo

O cardápio do autêntico restaurante japonês nos Jardins

O Aizomê oferece menu Omakasê no almoço e no jantar, além de opções à la carte. Os pratos são equilibrados entre receitas quentes e frias. Enquanto isso, Telma usa ingredientes do campo, do mar e também vindos de pequenos produtores parceiros. Os sabores e técnicas da culinária japonesa são aliados à toques autorais da chef. Portanto, a elaboração criativa e minuciosa dos pratos varia de acordo com as estações. O clima e as inspirações de Telma também são fatores relevantes.

Minha experiência

Fui na hora do almoço e tive o prazer de provar o menu de 7 tempos, o que requer, portanto, tempo e bastante fome, rs. Adorei os bolinhos de polvo muito bem temperados e os sushis e sashimis variados e super frescos. O peixe grelhado com frutos do mar, manteiga de alho e shissô estava divino! E a grande surpresa do menu foram as sobremesas muito bem elaboradas, algo inusitado em restaurantes japoneses, como, por exemplo, a esfera de Yuzu (mousse de limão japonês). Além disso, a delicada mousse de chocolate, em apresentação como se fosse um pequeno jardim, me conquistou.

O significado de Aizomê – autêntico restaurante japonês nos Jardins

O Aizomê é baseado em valores milenares japoneses. Como, por exemplo, o omotenashi, a cultura da hospitalidade. Afinal, é notável o serviço atento de todo o staff. Enquanto isso, o nome significa uma técnica milenar de tingimento de tecidos com índigo ou anil. Ou seja, uma relação muito próxima com o tempo, a natureza e a habilidade do artesão. Portanto, uma refeição na casa, autêntico restaurante japonês nos Jardins, é uma experiência única! Uma sofisticação low profile, sem afetações e com gosto de comida caseira japonesa. 

Texto e fotos: Renata Araújo. Junho de 2021

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!