Provence: região francesa belíssima, inspiração de grandes pintores e poetas, terra dos vinhos rosés e da alta gastronomia! Além disso, é lá que ficam os famosos campos de lavanda da França! Portanto, bons motivos não faltam para você incluir este destino na sua lista. São 3h de trem (TGV) de Paris até Aix en Provence e, chegando lá, a dica é alugar um carro e conhecer os arredores da região. Listamos, então, 5 cidades na Provence que você precisa conhecer:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Os campos floridos

5 cidades na Provence que você precisa conhecer

Aix en Provence

A cidade é dividida em duas partes. A mais nova, conhecida como Quartier Mazarin (do século XVII, mas ainda assim com as construções mais recentes) e a parte histórica, a Ville Comtale. Portanto, onde quer que você caminhe, vai encontrar verdadeiras relíquias. O Cours Mirabeau é a principal avenida de Aix, é nela que ficam tanto as mansões antigas quanto as lojas modernas, além de muitos bares e restaurantes conhecidos como, por exemplo, a Brasserie Des Deux Garçons.

+7 coisas para fazer em Paris no verão

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Uma graça de cidade

O ideal é se hospedar em Aix-en-Provence ou nos arredores – como eu fiz – e ir visitando os encantadores vilarejos da região! A 20 minutos de Aix, em Le Puy St Reparade, me hospedei no Château de Fonscolombe, um impressionante castelo do século XIX que leva o selo Relais&Châteaux. São 50 apartamentos e suítes, um restaurante maravilhoso e um spa, em um parque de nove hectares.

+Conheça o novo Eataly em Paris

Espetáculo de hotel!

Perto dali…

É lá também que fica o Château La Coste, um misto de hotel, centro de arte contemporânea, vinícola e 4 restaurantes no total. Ele também é palco de shows e cinema ao ar livre, ou seja, o maior alto astral em noites de verão. Escolhemos almoçar no único restaurante do chef argentino Francis Malmman na França e adoramos! Mais uma dica de passeio imperdível na Provence.

Aliás, ela é chamada de “Inhotim da Provence”

O restaurante

Além disso, a 45 minutos de Aix en Provence está Valensole, um dos principais locais para observar os campos de lavanda. Sabe aquele aroma característico dos perfumes da L’Occitane en Provence? Então, é de lá que ele sai! No entanto, para ver os campos floridos é preciso programar a data com cuidado, já que a colheita pode acontecer entre o fim de julho e o início de agosto. Depois disso, as flores desaparecem. Os campos de girassóis também são de cair o queixo! Me deparei com um casualmente, passando pela estrada, e claro que tive que parar para registrar!

Certamente o difícil é parar de tirar fotos!

Avignon

Uma belíssima cidade medieval, toda murada, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. Às margens do Rio Rhone, ela fica a 50 minutos de Aix, no coração da Provence, berço da famosa ponte eternizada na canção “Sur le Pont d’Avignon”, que levou dois séculos para ser construída. Foi entre os séculos 12 e 14, justamente quando a cidade era moradia dos papas, que ajudaram a investir no monumento. Para visitar e cruzar a ponte, é preciso pagar 5 euros. O visual é lindo!

+O lugar mais instagramável de Paris

A vista da ponte

Na Praça de Avignon, a Place De L’Horloge, estão dois importantes e lindos prédios, a Prefeitura (o Hotel de Ville) e a Ópera. Além disso, a cidade também é palco do festival de teatro mais famoso da França, o Festival de Avignon,que acontece durante três semanas de Julho.

Edificios lindos

Moustiers Sainte Marie

Este charmosíssimo vilarejo francês fica no caminho entre Aix e Valensole, onde ficam as plantações de lavanda. Cercado de pedras, suas ruas estreitas, com casinhas de ocre e janelas floridas nos fazem sentir como se tivéssemos parado no tempo! Para ter uma belíssima vista do vale, suba as escadarias até a a capela de Notre-Dame-de-Beauvoir.

Vista do vilarejo

Uma vez por lá, vale a pena colocar o La Bastide de Moustier, do renomado chef Alain Ducasse no itinerário. Uma graça de hotel e restaurante, com 1 estrela Michelin e que oferece uma comida maravilhosa! Aliás, come-se muito bem pela região, já que os produtos são sempre locais e frescos. Além disso, o ambiente é super agradável, com uma área externa linda, com belos jardins e muitas pedras.

O restaurante é lindo!

Gorges Du Verdon

Saindo de Moustiers, aproveite para conhecer o maior cânion da Europa! Uma verdadeira obra de arte da natureza. Os desfiladeiros têm mais de 25 quilômetros de extensão e altura de até 700 metros. Já da estrada, a cor esmeralda é impactante, fruto de derretimento da neve dos Alpes. À beira do lago Saint Crox, é possível alugar caiaque, pedalinho ou barco elétrico e passear pelo rio. Certamente um lugar na Provence que merece ser visitado!

Um lugar lindíssimo!

Além disso, há diversas atividades aquáticas

L’Isle-sur-la-Sorgue

A 25km de Avignon, na montanha de Vaucluse, tem como atração principal o rio Sorgue, que circunda a cidade, como se fosse uma ferradura. Há dezenas de bares e restaurantes à beira do Rio e no verão é o maior astral! E justamente por conta de seus canais, ela é chamada de a Veneza de Comtat.

A Veneza de Provence

Uma graça de cidade!

Além disso, ela é conhecida por seu mercado nos fins de semana, onde são vendidas desde antiguidades até deliciosos produtos provençais, como, por exemplo, azeitonas, cogumelos, queijos, vinhos e afins! Ou seja, um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia. Aproveitei e fiz um piquenique très chic!

O mercado tem flores também

A jornalista Renata Araújo viajou conectada com o chip da Easysim4u e assegurada pela GTA.

Por Renata Araújo. Setembro 2019.

Fotos: Renata Araújo e Fotógrafa na Provence.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.