Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Último grande evento do ano: o Prêmio de Gastronomia da Revista Época aconteceu no Espaço Cultural Furnas, em Botaofogo, e premiou os Melhores do Rio, divididos em três categorias: Restaurantes, Bares e Guloseimas. A edição especial, nas bancas esta semana, traz 150 endereços para os amantes da boa mesa se esbaldarem.

premio

Foi um evento organizado, ágil e agradável. A premiação aconteceu em um auditório e fez com que todos tivessem uma boa visibilidade dos ganhadores.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Entre os 28 jurados: jornalistas, apreciadores da boa gastronomia, chefs e gourmands amadores. Tive o prazer de participar desta votação, no quesito Guloseimas e me esforcei ao máximo para escolher as melhores do Rio, tarefa nada fácil.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Então, vamos aos resultados:

As Melhores Guloseimas do Rio

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

O melhor bolo ficou com o Café Sorelle, em Botafogo e o melhor café da manhã – o que já vem sendo uma barbada – foi para o Empório Jardim, lugar simpaticíssimo no Jardim Botânico, que serve um café farto a qualquer hora do dia. Para ler o post completo sobre este café da manhã clique aqui.

emporio jardim

O prêmio de melhor sorvete foi para a Vero, gelateria italiana em Ipanema que oferece diversos sabores de gelatos e sorbets. Saiba mais aqui.

Vero_avela_Credito Tomas Rangel

Quem ganhou o prêmio de melhor chocolate foi o Q/Aquim melhor doce ficou com a Boulangerie Guerin, sob o comando do pâtissier Dominique Guerin. S.P.A Pane, que vem chamando a atenção dos cariocas,  foi consagrado como o melhor pão do Rio. Você pode conhecer a história do Marcus Cerutti e seus pães artesanais, que são vendidos em uma loja de conveniência em um posto de Gasolina, na Lagoa, clicando aqui.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Difícil decidir qual  o melhor suco do Rio, entre tantas opções gostosas, mas quem venceu foi a tradicional Bibi Sucos, com várias lojas espalhadas pela cidade.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Para curar a ressaca do Carnaval

Impossível morar no Rio e nunca ter ido no Boteco Chico e Alaíde, o campeão em salgados, no Leblon. Chico, que já trabalhou no tradicional Bracarense, abriu seu próprio bar que é sucesso absoluto e vende quitutes e bolinhos deliciosos.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

Os Melhores Bares do Rio

Se uma coisa que carioca sabe cultuar é boteco. Desnecessário dizer que é aqui que ficam os melhores do Brasil e que traduzem a alma da cidade. Point das mais divertidas saideiras da cidade, o Galeto Sat’s, em Copacabana,  ganhou a melhor carta de cachaças. Já a melhor carta de drinques ficou com o Bar d’Hotel, no Marina All Suites, lugar que adoramos, sob o comando da chef Lydia Gonzales e do barman Tai Barbin. Para ler mais sobre este bar/restaurante sofisticado e aconchegante, clique aqui.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

5 restaurantes com vista no Rio

O Meza Bar, que completou sete anos no dia do evento e recebeu alguns dos ganhadores para uma comemoração dupla, levou o prêmio de melhor gastropub, merecidíssimo, aliás, já que ali são servidos deliciosos petiscos e o ambiente é muito agradável. Você pode ler mais sobre Meza aqui.

meza

image15

Os Melhores Restaurantes do Rio

A gastronomia carioca vive um momento de reinvenção, onde grandes talentos de uma nova geração se afirmam a cada dia. São várias as alternativas de qualidade, para todo tipo de público. O melhor restaurante asiático do Rio, segundo a revista Época é o Mee, no Copacabana Palace. Com um cardápio pan-asiático que passa pela China, Japão, Vietnã, Cingapura e Tailândia, o Mee tem ambiente elegante e é comandado pelo chef americano de origem chinesa Ken Hom. Para ler mais sobre este restaurante que a gente adora, clique aqui.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época 11

Mee - Copacabana Palace

O charmoso Bazzar, em Ipanema, levou o prêmio de melhor restaurante brasileiro. A dupla Cristiana Beltrão e Claudio de Freitas tentam sempre inovar, buscando referências em viagens, mas sem deixar de lado o tempero brasileiro. O tradicional Esplanada Grill, foi premiado no quesito melhor carne e o melhor churrasco ficou com a Palace, em Copacabana, restaurante ideal para quem gosta de fartura e variedade, já que o rodízio inclui, além dos cortes de carne,  frutos do mar, comida japonesa e uma seleção de peixes. Você pode ler mais sobre a Palace aqui.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

dia dos pais 43

O Aprazível, restaurante em Santa Teresa, com uma das melhores vistas da cidade, recebeu o prêmio de melhor carta de vinhos, mas vale lembrar que a comida essencialmente brasileira também é deliciosa. E o restaurante agora também tem sua própria cerveja. Clique aqui para ler mais sobre o Aprazível.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

lançamento das cervejas aprazível

A melhor cozinha contemporânea ficou com o Iraja Gastrô, do competente Pedro de Artagão, que também levou o prêmio de chef do ano.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época 13

Irajá

Brasserie Lapeyre foi nomeado o melhor restaurante francês do Rio, sob o comando do chef Ricardo Lapeyre (clique aqui para ler mais) e o melhor italiano ficou com o Gero.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época

A Bráz ganhou o prêmio de melhor pizzaria da cidade e o melhor japonês foi o Naga, no shopping Village Mall. Finalmente, o melhor restaurante do ano foi para o Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, que vem fazendo um trabalho criativo de altíssimo nível. Para saber mais, clique aqui.

Prêmio de Gastronomia da Revista Época 12

Restaurante Lasai Rio de Janeiro

Todos os ganhadores em breve nas bancas e no site da Revista Época.

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo, Christian Rodrigues e Divulgação

Dezembro de 2015.

Leia mais:

Novo cardápio de verão do Quadrucci

Onde fazer confraternizações de fim de ano

Sugestões de presente gourmet para o Natal

Os melhores bares do Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.