Desde a abertura do restaurante Lasai, de alta gastronomia, no Rio, na Rua Conde de Irajá, há cerca de três meses, que eu vinha ensaiando uma ida ao local. A estreia do chef Rafa Costa e Silva, que trabalhou no badalado Mugaritz, na Espanha, foi comentadíssima. Portanto, conseguir uma mesa na casa passou a ser uma difícil missão. Finalmente chegou o dia da minha reserva, em plena Copa do Mundo. (Alguns dias depois, foi noticiada a visita ao restaurante do renomado chef espanhol Ferran Adriá, que esteve na cidade para acompanhar a final do mundial.)
+Reserve AQUI o seu hotel no Rio pelo melhor preço.
Lasai – alta gastronomia no Rio
Fiquei encantada com o bom gosto e a beleza do ambiente e também muito impressionada com a qualidade do atendimento. Pessoal afiadíssimo, do tipo que dobra o guardanapo sobre a mesa quando o cliente se levanta para ir ao banheiro, mas sem aquele ar de superioridade de restaurantes mais formais. Eficiente e amigável. Tranquilo… (que, aliás, é o significado do termo basco que dá nome ao restaurante).
+Inauguração oficial da Le Cordon Bleu no Rio
Vai viajar para o exterior?
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Os menus
Somos, então, apresentados ao cardápio. São duas opções: “Festival” ou “Não me conte histórias…” Segundo a explicação no menu, a primeira é a experiência em que o chef apresenta seus produtores. O Lasai trabalha com pequenos fornecedores e também com suas próprias produções, em hortas no Itanhangá e no Vale das Videiras, em Araras. Tudo orgânico e biodinâmico, como nos explicaria o próprio Rafa um pouco depois.
Quem opta pelo Festival, degusta de 13 a 15 pratos (em pequenas porções), mas sem direito à escolha. A seleção cabe ao chef, nos restando o direito de fazer alguma restrição prévia. Na segunda opção, são sete cursos, sendo quatro pequenas entradas para comer com as mãos, dois pratos e sobremesa.
+Os 10 melhores restaurantes de hotéis no Rio
Chegamos à uma conclusão. Resolvemos não arriscar e pedimos o menu mais enxuto. Para acompanhar, seguimos a sugestão do sommelier do menu harmonizado. As pequenas entradas certamente dão o tom do que viria mais tarde. Pratos simples, elegantes, com poucos ingredientes e deliciosos: aipim com queijo de ovelha, tempura de folhas de espinafre e cebolinha com molho cítrico, crocante de banana com atum e gengibre (meu preferido!) e tapioca de rabada, por exemplo. Para beber, um vinho rosé da Provence muito leve e saboroso.
+Os 11 melhores restaurantes de Copacabana
E o jantar continua…
Em seguida, nossas primeiras escolhas. Para mim, vieiras com caldo de tutano, batata e feijão. Sou fã de vieiras e posso dizer que estas foram provavelmente as melhores que já experimentei. Meu marido optou pela gema de ovo caipira com creme de inhame, leite de coco e crocante de jamón. Incrível combinação de sabores! O sommelier, nesta etapa, nos apresenta bebidas diferentes. Para mim, um Chablis, e para ele, um Vermentino.
A próxima etapa não demora a chegar. Escolhi um filé de atum com cenourinhas e purê de batata e milho, perfeitamente harmonizado com um vinho tinto leve do Vale do Loire. Para ele, filé wagyu com batata doce acompanhado de um Priorato espanhol. Nesse momento provavelmente começamos a nos arrepender de não termos optado pela sequência mais longa.
E vai chegando ao fim…
Tudo é tão perfeito que queríamos experimentar mais. Como se pudesse ler nossos pensamentos, a jovem que nos atendia, oferece uma degustação de queijos artesanais brasileiros antes da sobremesa. Claro que aceitamos! São dois queijos de minas e um tipo serra da estrela do Vale das Videiras, dispostos lindamente com docinhos de banana e laranja. Que alegria! Recebo, então, uma bela taça de Moscato da Sicília e meu marido, um drink especialíssimo: Madeira Tonic. O barman, aliás, nos explica que prepara bebidas clássicas, mas também segue o estilo inventivo da casa e gosta de criar coquetéis diferentes com ingredientes variados de acordo com o gosto do cliente.
+Posí: novo restaurante italiano em Ipanema
As sobremesas
As bebidas nos acompanham até o grand finale… Como se nada mais pudesse melhorar, chegam as escolhidas: para mim, bolo de fubá com queijo, levíssimo, com sorvete de iogurte, macadâmia crocante e goiabada. Só de lembrar, fico com água na boca. Para ele, maçã assada em calda de laranja com sorvete de canela e biscoitinhos de canela. A mistura de texturas, temperaturas e sabores é sensacional e dá vontade de pedir mais um pouquinho.
Mas a noite vai chegando ao fim. O chef vem até nossa mesa e, gentil, nos pergunta se foi tudo bem. “Tudo excelente!” Avisamos que voltaremos em breve e ele nos explica que de uma próxima vez, certamente, vamos experimentar novos pratos, já que a carta muda com frequência. “Como dependemos dos fornecedores e só trabalhamos com produtos frescos, a cada três dias alteramos 70% do cardápio”, diz Rafa. Então, está combinado… Nos aguarde para o Festival!
+Primeiro restaurante do master chef Henrique Fogaça no Rio
A experiência da editora no Lasai – alta gastronomia no Rio
Coincidentemente, dois dias depois, Renata Araújo, autora do blog, foi conhecer o Lasai, restaurante de alta gastronomia no Rio. Assim como eu, ficou encantada com o ambiente do restaurante, projeto de Edu Novaes. Renata, que morou durante anos em Madri, sentiu-se como se estivesse na Espanha. “Achei um ambiente sofisticado, de extremo bom gosto. Adorei o espaço entre as mesas e a ausência de música faz com que a gente foque no que está comendo”, diz.
A jornalistas resolveu arriscar no menu às cegas e ficou muito bem impressionada. “As porções realmente vem em pouca quantidade, o que me fez sair satisfeita e leve ao mesmo tempo, apesar de ter comido 15 pratos! É tudo feito com tanta delicadeza e originalidade que até pratos que geralmente não pediria, como língua, gostei”. Renata lembra que o restaurante conta ainda com um terraço bem bacana onde é possível fazer eventos. “Rafa Costa e Silva é um chef que veio para ficar e vai impressionar comensais de qualquer nacionalidade”. Certamente já é um dos melhores restaurantes do Rio.
Texto: Barbara Ariston
Fotos: Renata Araújo e Bárbara Ariston
Leia também:
Paris Gastrô – requinte na Praia do Flamengo
Casa Momus – ótima opção de restaurante no Centro
Restô – um charme de restaurante em Ipanema
Bar D’Hotel – muito mais que um restaurante de hotel
Jantar harmonizado no Quadrucci
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Lá é maravilhoso, agora faço parte dessa equipe, muito bom saber que você conhece o restaurante.
Que legal! Adoramos o Lasai.