No início do mês fomos conferir o lançamento do menu de inverno do Bar D’hotel, a primeira elaboração da nova chef Lydia Gonzalez. O restaurante, que fica no Hotel Marina All Suites, no Leblon, tem um ambiente super aconchegante que nos faz sentir em casa. A decoração diferente, como o relógio que está sempre parado, e a iluminação avermelhada dão um charme a mais.

Bar d'Hotel - 2014-02-04

menu de inverno bar d'hotel 4

O jantar foi harmonizado com os drinques ousados do chef de bar Tai Barbin. Começamos com canapés como pão australiano com manteiga de pequi e torradas de croissant com creme de Araxá. O ”welcome drink” foi o Blueberry Dream, com vodka Absolut açaí, blueberry, agave e espumante.

Bar d'Hotel - 2014-02-04

Para iniciar as entradas, as Vieiras Mar e Montanha – grelhadas com mousseline de ervilhas e bacon crocante. Uma combinação diferente que deu certo! Para harmonizar, o drinque Leblon com cachaça Leblon, Lemoncello, maracujá, limão siciliano e xarope de baunilha. Em seguida, a Minas Gerais – rillette de costela de porco com broas de milho, salada de folhas e ervas, bruschettas de queijos Araxá e Serra da Canastra, mel de laranjeira e goiabada cascão defumada. Uma entrada mineira que faz jus ao seu nome e estava muito saborosa.

menu de inverno bar d'hotel 5

menu de inverno bar d'hotel 6

Em seguida, meu prato favorito: a Salada de Santarém com Lagostins – salada morna de feijãozinho de Santarém (incrível) com lagostins ao perfume de Tucupi, harmonizando com o drinque Oriente, com Safron Gin, chilli, coentro, capim-limão e tônica. O próximo foi o Risoto de Beterraba com Casamento de Queijo Canastra e Chevre a L’huile – risoto de beterrabas com queijos Serra da Canastra e cabra fresco, brotos orgânicos e nibs de cacau.

menu de inverno bar d'hotel 7

menu de inverno bar d'hotel

O drinque para harmonizar foi o Cravo & Carambola com gin, licor de amora, xarope de cravo, suco de carambola e limão siciliano. O último prato principal foi a Costelinha na cerveja – costela de porco assada lentamente com molho de cerveja Helles, mousselini de baroa defumada e brotos orgânicos. Ótima pedida! Para harmonizar, o drinque Ginger & Beer com xarope de gengibre, geléia artesanal de casca de laranja, alecrim, Angustura Bitters aromática, suco de limão siciliano e cerveja belga estilo Larger.

menu de inverno bar d'hotel 8

Para finalizar, a Pavlova de frutas e flores – merengue, chantilly de rosas, frutas e flores da estação com calda de hibisco. E é claro que tem drinque para harmonizar com a sobremesa! O Zen é feito com gin, licor de laranja, Aperol, xarope de capim-limão, redução de camomila, suco de limão siciliano, geléia caseira de casca de laranja, flor de hibisco seco e clara de ovo.

menu de inverno bar d'hotel 9

O resultado do jantar foi super positivo! A harmonização dos drinques com os pratos, o que considero difícil, foi ótima, assim como a criação dos pratos com ingredientes bem brasileiros. Na saída, ainda levamos para casa potinhos com sabores usados pela chef, como o mel de aroeira. Uma graça. Muito obrigada ao Bar D’Hotel!

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere e Divulgação

Junho de 2015.

Leia mais:

Cota 200, novo restaurante do Pão de Açúcar

Jantar harmonizado no Restô 

BBQ Shop – boutique de carnes na Zona Sul do Rio

Confeitaria Itajaí – tradição alemã no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.