Rio de Janeiro

Os 10 melhores restaurantes do Rio | Onde comer no Rio

Publicado por
Duda Vetere

Se você acompanha o @youmustgoblog, está sempre por dentro de tudo que há de mais novo e de qualidade na gastronomia do Rio de Janeiro e do mundo. Fizemos nossa seleção dos 10 melhores restaurantes do Rio, ou seja, aqueles que, se você ainda não conhece, tem que colocar na sua agenda! São casas premiadas e de chefs renomadas e não somos só nós que estamos dizendo. Portanto, confira abaixo nossas dicas de onde comer no Rio. E se quiser ajuda para fazer reservas e/ou um roteiro na cidade, é só mandar email para contato@youmustgo.com.br

+Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

10 melhores restaurantes do Rio

Cipriani

Restaurante italiano de alta gastronomia do Belmond Copacabana Palace. Comandado desde 2016 pelo chef Nello Cassese, ele conseguiu uma estrela Michelin pelo segundo ano consecutivo. O restaurante oferece menu degustação e reservas são essenciais! São duas opções: o primeiro resume pratos clássicos dos últimos quatro anos e o segundo, um menu focado em pratos da região do chef, no sul da Itália. A apresentação é delicada e os sabores surpreendentes. Enquanto isso, o ambiente é super elegante, com janelas que nos permitem apreciar a clássica piscina do Copa.

End: Av. Atlântica, 1702, Copacabana

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Ambiente
A delicadeza da sobremesa

Chez Claude

Comandado pelo chef Claude Troisgros, o restaurante no Leblon tem um ambiente informal, moderno e aconchegante, com a cozinha no centro do salão e balcão. Vencedor do melhor restaurante francês do Rio pela Veja Comer&Beber, o menu conta com pratos para serem compartilhados, sendo renovado com frequência, porém, mantendo os clássicos. A novidade do chef é o Mesa do Lado, uma experiência gastronômica que aguça todos os sentidos e reúne comida, projeções e música ao mesmo tempo. Ele fica dentro do Chez Claude, praticamente um speakeasy, com capacidade para doze pessoas, em seis mesas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e tem duração de duas horas e vinte.

End.: Rua Conde de Bernadotte 26 loja Q e R – Leblon.

Cassoulet do Chez Claude
Renata Araújo no Mesa do Lado

Emile

Mais um restaurante de alta gastronomia, desta vez no Hotel Emiliano, na Praia de Copacabana. Nos pratos do menu, o competente chef Camilo Vanazzi utiliza técnicas francesas com produtos frescos e brasileiros. Já a chef patissier Luisa Jugblut também inova nas sobremesas. O ambiente do Emile também merece destaque, afinal, é super aconchegante e conta com um grande jardim vertical ao redor das mesas. Aliás, vale lembrar que não é preciso ser hóspede para frequentar o Emile!

End: Av. Atlântica, 3804 – Copacabana

Ambiente
Moules et Frites

Gero

O restaurante que funcionou por dezoito anos na rua Aníbal de Mendonça, agora está no sofisticado Hotel Fasano. O projeto elegantérrimo do Gero é do arquiteto Miguel Pinto Guimarães, e conta com salão bem espaçoso, belíssimo bar e mobiliário todo de madeira – traço característico na decoração da marca. Destaque para a área ao ar livre, com mesas bem iluminadas e ombrelones verdes. O menu é assinado pelo chef italiano Luigi Moressa, que oferece uma mescla de clássicos da culinária italiana, com carros chefs do Gero, e também algumas novidades. Além disso, o serviço é impecável, digno do padrão Fasano.

End: Avenida Vieira Souto, 80, Ipanema 

Renata no Gero, do Hotel Fasano
Salada de pêra

Lasai

Com uma estrela Michelin, o talentoso chef Rafa Costa e Silva se reinventou no novo Lasai. O restaurante tem ambiente intimista, cozinha aberta e balcão para apenas oito comensais. Além disso, está em 20ª posição na lista dos melhores restaurantes da América Latina, e foi eleito o melhor restaurante do Rio em 2022 pelo Rio Gastronomia! O chef Rafa oferece uma alta gastronomia irretocável, de altíssima qualidade, privilegiando os insumos brasileiros, frescos e exclusivos, que vêm da própria horta do Lasai, além de pequenos produtores. O resultado pode ser comprovado em um menu com ênfase em legumes e verduras, mas, sem deixar de lado as carnes e os frutos do mar. De fato, um restaurante que poderia estar em qualquer grande metrópole.

End: Largo dos Leões, 35 – Humaitá

Menu degustação impecável
Renata com o chef Rafa e sua mulher Malena, sommelier

Marine Restô

O restaurante do Fairmont Rio tem uma vista de cair o queixo para a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar! Sob o comando do chef Jerôme Dardillac, o chef carioca Carlos Cordeiro e a chef de pâtisserie Jenifer Ortega, as criações são preparadas no Josper – equipamento espanhol de alta qualidade que combina forno e grelha com brasa – e deixa um sabor marcante. Além disso, o chef também seleciona produtores locais para fornecerem alimentos frescos, como os peixes e frutos do mar. De fato, ir ao Marine é uma experiência gastronômica de altíssima qualidade!

End: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

A vista da varanda
Carpaccio de Peixe

Mee

O restaurante asiático do Belmond Copacabana Palace, que também tem 1 estrela Michelin, tem ambiente sofisticado em tons de vermelho, imponente balcão, enquanto o cardápio passeia pela culinária de diversos países. Além disso, você ainda sente o glamour de estar no hotel mais tradicional do Rio. Portanto, não há como não se encantar com a vista da piscina do Copa à noite, toda iluminada. Quem assumiu recentemente a cozinha foi o chef Alberto Morisawa. No menu, opções saborosíssimas para todos os gostos, desde os clássicos sushis e ussuzukuris até pratos mais exóticos como ouriço do mar, por exemplo. Destaque para o Omakase, um menu de 15 passos servido no balcão.

End: Avenida Atlantica 1702, Copacabana

Mee: certamente sofisticado

Naga

Considerado um dos melhores restaurantes japoneses do Rio, o Naga é, certamente, uma boa sugestão para os fãs de comida nipônica. Do grupo paulistano Nagayama, no Shopping Village Mall, e comandado pelo chef Raul Ono, além dos variados combinados, o menu também apresenta pratos quentes para todos os gostos, com opções que vão do clássico à releituras autorais de versões tradicionais. O ambiente é contemporâneo mas com forte presença das tradições japonesas. A novidade é o Naga Lounge, espaço intimista e exclusivo, onde acontecem programações musicais de quinta a domingo. Um dos destaques da casali, aliás, é a carta de saquês, assinada pela especialista Yasmin Yonashiro.

End: Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca

Ambiente
Sushi Serra

Oro

A casa do chef Felipe Bronze está na lista dos 100 melhores restaurantes da América Latina e conta com duas estrelas Michelin. Portanto, certamente estaria na nossa lista dos melhores restaurantes do Rio! O ambiente é pra lá de aconchegante, com dois andares, cozinha aberta e balcão. O destaque do cardápio é a brasa, e Bronze sempre privilegia a cozinha brasileira, mas com influências japonesas, espanholas e argentinas, por exemplo. São oferecidos dois menus: o Criatividade, feito diariamente com produtos de mercado. Certamente, há o respeito pela sazonalidade dos ingredientes. Enquanto isso, o Afetividade é mais enxuto. Os pratos são feitos na medida para quem quer apenas dois principais, por exemplo.

End: Av. Gen. San Martin, 889 – Leblon

Ambiente do restaurante Oro
Snacks do menu do Felipe Bronze

Oteque

Em 2022, o restaurante do chef Alberto Landgraf garantiu a 12ª posição na lista dos melhores restaurantes da América Latina, e na 47ª na lista dos melhores restaurantes do mundo. No bairro de Botafogo, o Oteque oferece uma cozinha autoral, com ingredientes de alta qualidade, em um ambiente elegante. Serve apenas menu degustação, montado de acordo com a disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. Reservas são necessárias. Ou seja, depois desta lista, você já sabe onde comer no Rio.

End: Rua Conde de Irajá, 581 – Botafogo

Certamente o Rio tem vários outros restaurantes de destaque. Entretanto,  este foi um resumo daqueles que achamos os melhores restaurantes do Rio e que além disso, são premiados. E você, qual o seu favorito da lista?

Por Duda Vétere e Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Tomás Rangel e Divulgação

Agosto de 2017. Atualizado em Janeiro de 2023.


4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Mahré, novo e sofisticado hotel de luxo em São Miguel dos Milagres

Conheça o luxo rústico do Mahré, novo hotel em São Miguel dos Milagres, com apenas…

22 horas atrás

Os melhores restaurantes do Brasil, na lista da Casual Exame

Nossa editora-chefe Renata Araújo e editora-assistente Duda Vétere são juradas no ranking de 100 melhores…

2 dias atrás

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

4 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

6 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

7 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

1 semana atrás