Neste ano, o anúncio dos restaurantes estrelados de 2020 também foi diferente! Em formato virtual, a 6ª edição do Guia Michelin Rio & SP foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Guia no Youtube, diretamente do Belmond Copacabana Palace. Além de novidades na categoria Bib Gourmand, dois restaurantes entraram no seleto grupo com 2 estrelas Michelin! Vamos ver quem foram? Além disso, aproveite para ler também sobre a volta do Antiquarius em três versões e os novos cardápios de primavera dos restaurantes.

+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.
+Barra da Tijuca: 7 sugestões de restaurantes

Os restaurantes estrelados de 2020

A apresentadora Didi Wagner se conectou com Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin, em Paris, para revelar os nomes de 2020! Com 1 estrela Michelin, estão os restaurantes que representam uma cozinha requintada. No Rio de Janeiro, três se mantiveram: o Cipriani, restaurante italiano do Belmond Copacabana Palace, comandado pelo chef Nello Cassesse, assim como o asiático Mee, também do hotel, e o Lasai, do chef Rafael Costa e Silva.

Belmond Copacabana Palace - Av. Atlântica, 1702 - Copacabana

Dois restaurantes do Copacabana Palace são estrelados

Já em São Paulo, são sete os restaurantes com 1 estrela Michelin. O Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, Maní da chef Helena Rizzo, Jun Sakamoto, do chef de mesmo nome, e Huto, do chef Fabio Honda, são alguns deles. Completam a lista o Kan Suke, do chef Keisuke Egashira, Kinoshita, do chef Satoki Kaneko e o Picchi, do chef Pier Paolo Picchi.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

2 estrelas Michelin

E neste ano, temos dois estreantes na categoria 2 estrelas Michelin! No Rio, o Oteque, do chef Alberto Landgraf, conquistou mais uma estrela, assim como o Ryo Restaurante, em São Paulo, do chef Edson Yamashita.

Eles se juntam aos outros dois que mantiveram suas estrelas: o Oro, do chef Felipe Bronze, no Rio, e o D.O.M, do chef Alex Atala, em São Paulo. Mais uma vez, nenhum restaurante brasileiro alcançou a honraria máxima do guia, as três estrelas.

Ambiente do Oro

Guia Michelin Rio & SP

Na categoria Bib Gourmand, são selecionados restaurantes que têm excelente relação qualidade-preço. Neste ano, foram 10 novos integrantes, representando uma forte diversidade gastronômica. Entre eles, por exemplo, Didier (RJ), bistrô autoral de Didier Labée, que foi chef executivo de Claude Troisgros por uma década, e o Banzeiro (SP), restaurante de culinária amazônica, comandado pelo chef Felipe Schaedler.

Tem formiga no cardápio do Banzeiro

Completam o time de novatos: AE! Cozinha (SP), Ama.zo (SP), Cepa (SP), Charco (SP),  Kith 2º Andar (SP), Maria e o Boi (RJ), Nit (SP) e Più Iguatemi (SP). Portanto, agora são 39 estabelecimentos nesta categoria, como, por exemplo, A Casa do Porco (SP), Lilia (RJ), Manioca (SP), Miam Miam (RJ), Pici Trattoria (RJ) e Mocotó (SP).

A transmissão contou ainda com a participação de chefs, que, dentro da cozinha do hotel, deram dicas culinárias aos espectadores e, claro, cozinharam. A chef Katia Barbosa, do Aconchego Carioca, reconhecida por ser a representante da gastronomia brasileira, preparou uma tapioca de açaí com pirarucu marinado na cebola roxa e tucupi.

Já Elia Schramm, chef do Pici Trattoria, fez uma massa que leva o nome do restaurante, Pici, com ragu de linguiça e shitake. Enquanto isso, o chef Nelo Casesse, do estrelado Cipriani, finalizou com risoto com lagostim.

Para conferir a lista completa, acesse o site oficial do Guia Michelin. Portanto, parabéns a todos! Certamente, agora temos mais bons motivos para visitar SP e percorrer o Rio em busca de tantos nomeados.

Por Duda Vétere. Setembro 2020.
Fotos: Renata Araújo, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.