8 restaurantes franceses no Rio

bisou bisou

A gastronomia francesa é considerada uma das mais refinadas do mundo, além de ser referência para grandes chefs globais. Nesta semana, temos um dos feriados mais importantes da França: 14 de Julho, a Queda da Bastilha! Nesta data, em 1789, ficou marcado o início da Revolução Francesa. Portanto, selecionamos 8 restaurantes franceses no Rio, que oferecem receitas clássicas da culinária. Aproveite para ler: Rooftop do Fasano aberto ao público: 15 anos do hotel em Ipanema.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Restaurantes franceses no Rio

Bisou Bisou

Recém inaugurado, o restaurante traz na sua decoração uma inspiração na França dos anos 1970 e 1980, com dois andares, bem como, uma varanda charmosa. Os banheiros são uma atração à parte, com luzes de led do chão ao teto. O menu é assinado pelo chef Rodrigo Guimarães, com inspirações na gastronomia dos anos 70 e 80, como por exemplo, o Cocktail de Crevettes, camarão VG e molho especial da casa, com fatias de pão sourdough, de entrada e ainda, o clássico camarão ao champanhe, acompanhado de arroz de amêndoas, como principal. Além disso, entre as sobremesas, pavé de chocolate com base de biscoito umedecido com cognac e profiteroles. Por fim, a carta de drinques tem criações autorais, elaboradas pelo mixologista Marcelo Emídio, e com apresentações autênticas.

End. Rua Garcia d’Avila, 151 – Ipanema.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+As novas pizzas do Talho Capixaba em Ipanema, e na Gávea.

Brasserie Mimolette

Localizado no Shopping Leblon, o restaurante apresenta uma culinária afetiva, preparada com ingredientes de alta qualidade, como por exemplo, polvo grelhado com arroz negro, com manteiga aromatizada de camarão. Além disso, bouf bourguignon, feito com brisquet de boi braseado com vinho tinto. Por fim, a casa conta com adega completa e extensa carta de drinques.

End.:  Av. Afrânio de Melo Franco, 290, 4° andar – Leblon.

Chez Claude

Comandado pelo chef Claude Troisgros, o restaurante tem um ambiente informal, moderno e aconchegante, bem como, a cozinha no centro do salão e balcão. O menu conta com pratos para serem compartilhados, sendo renovado com frequência, porém, mantendo os clássicos. Além disso, durante o inverno, aos sábados de 12h às 16h, a casa vai oferecer o cassoulet, que lembra uma feijoada francesa.

End.: Rua Conde de Bernadotte 26 loja Q e R – Leblon.

+Em Copacabana, Galeto Sat’s se torna Patrimônio Cultural Carioca.

chez claude
Cassoulet

Didier

A casa do chef Didier Labbé conta com uma cozinha simples com toque autoral e produtos de qualidade. O menu oferece, sugestões como por exemplo, salmão marinado com batata doce, alho poró, ciboulette e pimenta rosa. Ainda, coxa de pato confit com arroz de brócolis, cebolinhas e molho de pimenta.

End. Av. Alexandre Ferreira, 66 – Jardim Botânico.

Com o chef Didier Labbé

Julieta de Serpa – restaurantes franceses no Rio

Contruído em 1920, o palacete onde funciona a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, conta com um restaurante com decoração típica dos salões dos tradicionais restaurantes parisienses. O menu apresenta pratos, como por exemplo, o filé mignon grelhado, com batatas Pont-Neuf e molho Béarnaise. De quinta a domingo, das 19h às 23h30, tem fondue com quatro opções: queijo, carne, chocolate e doce de leite. A casa oferece também o tradicional Chá da Tarde, de quarta a domingo, das 16h às 19h, com direito ao musical ”Tardes Espanholas. Além disso, o local conta ainda com o Julieta Bar, com drinques assinados pelo mixologista Daniel Milão.

End.: Praia do Flamengo, 340 – Flamengo.

+10 ótimos restaurantes em Botafogo.

Le Blond

O bistrô é comandado pelo chef Thomas Troisgros, e conta com um menu que oferece salada de queijo de cabra, bem como, o tradicional ovo mollet, de entrada. Ainda, algumas sugestões de principais, como por exemplo, peixe com banana da terra caramelizada, cavaquinha com cogumelos e risoto de camarão. Por fim, de sobremesa, uma das sugestões é a mousse de chocolate na colher.

End.: Av. Ataulfo de Paiva, 1321 – Leblon.

L’etoile

O restaurante, localizado no Sheraton Rio, fica no 26º andar, e tem uma vista deslumbrante. O cardápio conta com frutos do mar, carnes, como por exemplo, duo de camarão VG crocante em massa filo e ainda, barriga de porco com purê de castanhas do Brasil. Além disso, a casa oferece e ainda um menu degustação de 7 etapas, com porções pequenas e satisfatórias.

End.:  Sheraton Rio – Av. Niemeyer, 121.

+5 gastrobares no Rio: Caju, Marinho, Nosso, Sebastián e Stuzzi.

Renata Araújo no L’etoile

Signatures

O restaurante-escola do Le Cordon Bleu  tem ambiente elegante e sofisticado, com decoração que mescla o clássico e moderno. O menu alia ingredientes frescos e sazonais às técnicas francesas. Aliás, nesta quinta, 14 de Julho, o restaurante vai oferecer um jantar em homenagem à semana da França e a Queda da Bastilha, com um tour guiado no local. Elaborado por quatro grandes chefs da gastronomia francesa, Roland Villard, David Mansaud, David Jobert e Patrick Martin, também será harmonizado. O evento começa às 19h com um coquetel de boas-vindas à base do champanhe Veuve Cliquot.

Valor: R$1150 por pessoa. End.: Rua da Passagem, 179 – Botafogo

Por Duda Vétere e Gabriela Carrilho. Julho de 2022.

Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: