Gastronomia

La Liste: premiação de gastronomia em Paris reúne os melhores restaurantes do mundo

Publicado por
Renata Araujo

Pela segunda vez, fui convidada para acompanhar a premiação de gastronomia La Liste, em Paris, que oferece uma das melhores seleções de restaurantes do mundo. Dentro do Ministério das Relações Exteriores, no Quai D’Orsay, pude presenciar as conquistas das chefs Janaína Torres Rueda e Tássia Magalhães, que foram as únicas brasileiras ganhadoras do prêmio! Dentre os 30 mil endereços dos mais de 200 países avaliados, os restaurantes escolhidos passaram pelo crivo de críticos gastronômicos e guias especializados do mundo inteiro. Portanto, leia até o final para saber todos os detalhes desta noite emblemática!

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

A importante premiação de gastronomia, em Paris

O evento aconteceu no Ministério das Relações Exteriores, no Quai D’Orsay, próximo ao Invalides. Foi certamente um privilégio acompanhar esta notável premiação de gastronomia em Paris, dentro de um deslumbrante Palácio art deco. Aliás, os convidados foram recebidos com um coquetel de alto nível, assinado por chefs homenageados na noite. Depois da cerimônia, a organização nos presenteou com um jantar de gala, produzido por alguns cozinheiros agraciados. 

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Alguns dos chefs premiados pela La Liste
Maria Vargas, RP e sócia da Documennta, as chefs Janaína Rueda e Tássia Magalhães e o francês Alain Ducasse
Após a cerimônia, teve um delicioso jantar
Experimentei os pratos produzidos pelos talentosos chefs da premiação

O Brasil esteve em dois prêmios e, inclusive, com duas chefs mulheres. Comandada pela premiada chef Janaína Torres Rueda, o Casa do Porco foi nomeado o melhor restaurante da América do Sul e do Brasil. Pudera, Rueda é homenageada  pela La Liste desde 2018 e posso confirmar a excelência gastronômica da Casa do Porco, em São Paulo. Já o troféu Novo Talento do Ano, ficou com a Tássia Magalhães, que assina o menu do elegante Nelita.

A Casa do Porco e o Nelita

Com pontuação 97,5%, o estabelecimento de Janaína e Jefferson Rueda segue sendo o brasileiro mais bem colocado no ranking anual. A princípio, a Casa do Porco possui três pilares: pioneirismo, inovação e domínio sobre a cadeia produtiva da carne de porco. A comida caipira e o seu protagonista, o porco, são as estrelas do cardápio. Por isso, os chefs apresentam uma cozinha conceitual brasileira e criativa, mostrando, no seu menu degustação (R$ 290), como a carne é versátil em diferentes formas, texturas e sabores.

Renata Araújo e as chefs Janaína Rueda e Tássia Magalhães
As chefs Janaína Rueda e Tássia Magalhães
Renata Araújo e Janaína Rueda

Estreante na premiação de gastronomia em Paris, Tássia Magalhães, à frente do Nelita, recebeu o troféu Novo Talento do Ano, uma categoria especial da La Liste que reconhece os chefs mais promissores de 2024. Tássia, aliás, é a única chef do Brasil e da América Latina premiada na categoria este ano. A jovem e competente chef faz uma cozinha autoral, contemporânea e nos surpreende a cada garfada. O Nelita fica em uma simpática casa de dois andares e certamente me lembrou restaurantes descolados do saudoso Soho, em Nova York. Assim, o ambiente é cálido, moderno e sofisticado ao mesmo tempo.

Os premiados restaurantes internacionais

Dentre os premiados internacionais, estão, por exemplo, Le Bernardin, restaurante francês de Nova York – considerado o número 1 dos Estados Unidos – liderado por Eric Rippert, e o icônico Guy Savoy, em Paris, que recebeu o título de número 1 da França.

Daniel Boulud e o chef patissier do Daniel, em NYC
Renata Araújo e os chefs Eric Rippert e Arnaud Donckele
O icônico chef Guy Savoy

Portugal recebeu o prêmio de novo destino gastronômico, representado pelo talentoso chef José Avillez, que também ganhou o melhor restaurante do seu país, com o Belcanto. Avillez é um dos principais nomes da gastronomia portuguesa e eu já visitei alguns de seus restaurantes, como o próprio Belcanto, e o vegetariano Encanto. Com uma localização privilegiada no centro histórico de Lisboa, o Belcanto tem duas estrelas Michelin e já conquistou a 42ª posição na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Renata Araújo e o chef José Avillez
Ambiente do Belcanto, em Lisboa
Renata Araújo no Belcanto
Menu degustação no Belcanto

Além destes, Alain Ducasse (Mônaco); Daniel (NYC); DiverXO (Madri); Maido (Lima); Hermanos Torres (Barcelona); Aska (NYC); também receberam a premiação. Entre os restaurantes escolhidos pela La Liste, eu tive a oportunidade de conhecer o L´Epicure, em Paris, La Grande Table Marocaine, no Marrocos, e o Jean Georges, em Nova York.

De fato, foi um prazer estar novamente no meio de grandes nomes da gastronomia mundial e ver brasileiros sendo premiados pela La Liste!

Aliás, você pode conferir o resultado completo no site da La Liste e no aplicativo.

Novembro de 2023
Texto e fotos: Renata Araújo
Colaboração: Leonardo Marchetti

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

8 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás