Um dos principais nomes da gastronomia portuguesa certamente é o chef José Avillez. Com várias casas em Lisboa e no Porto, ele presenteia seus comensais com um cardápio inovador, sem deixar de lado a tradição.  Em minha última visita à terrinha, aproveitei para ir em alguns dos restaurantes do chef José Avillez, e no post abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre eles:

?Reserve o seu hotel em Lisboa aqui pelo melhor preço.

Café Lisboa, um dos restaurantes do chef

Sobre o chef

Criatividade, qualidade e autenticidade são alguns dos principais ingredientes de Avillez. Criado em Cascais, o chef passou por diversas cozinhas renomadas de Lisboa até abrir o seu primeiro restaurante em 2012,o Belcanto. Ele tem duas estrelas Michelin e integra a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, da revista Restaurant. Em um ambiente romântico e sofisticado, no cardápio estão recriações da tradicional cozinha portuguesa.

+Roteiro de Lisboa bairro a bairro

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

restaurantes do chef José Avillez. 2jpg

Fachada do Belcanto, restaurante estrelado do chef

José Avillez é apaixonado pela culinária de seu país. Tanto que em suas 17 casas promove a gastronomia lusitana e, portanto, sua intenção é tornar Portugal um destino gastronômico de excelência. Além disso, são 15 bares e restaurantes em Lisboa e mais duas unidades no Porto: uma do Mini Bar e outra do Cantinho Avillez.

+5 passeios em Lisboa

restaurantes do chef José Avillez.6jp

O chef José Avillez

Os restaurantes do chef José Avillez, em Portugal

Chiado

Boa parte de seus restaurantes fica no badalado Chiado. É lá, por exemplo, que está o Bairro do Avillez. Um espaço moderno com quatro restaurantes do chef. São eles: o Páteo, com frutos do mar e ótimas releituras de pratos portugueses, e o Beco – Cabaret Gourmet, um salão secreto onde acontece um show burlesco.

+O que fazer na cidade do Porto

Certamente o espaço do Bairro do Avillez é parada obrigatória!

A fachada

restaurantes do chef José Avillez

Ambiente do Beco Cabaret Gourmet, certamente uma boa dica dos restaurantes do chef José Avillez

E, finalmente, a Taberna, que serve petiscos em um ambiente descontraído. Certamente o Bairro Avillez é um ótimo lugar para conhecer várias versões de um dos chefs de cozinha mais famosos do país.

+As 10 praças mais bonitas do mundo

O ambiente descontraído do Taberna, certamente um charme a mais

No Chiado também estão o Belcanto, o Mini Bar, a Pizzaria Lisboa, o Cantinho do Avillez, a Pitaria e o Café Lisboa. Este último fica no Teatro Nacional São Carlos e levou um pouco de frescor à região do Largo São Carlos. Assim como o Mini Bar, que está no Teatro Municipal São Luiz e traz irreverências em seu menu como o Ferrero Rocher de foie gras. A outra unidade do Mini Bar fica na cidade do Porto e foi inaugurada em julho deste ano, na Rua da Picaria,12. 

+5 atrações em Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral

restaurantes do chef José Avillez

Prato do Café Lisboa, um dos restaurantes do chef José Avillez

Parcerias internacionais

E o chef também faz parcerias de cozinha internacional, como o Za´atar, com toques modernos à cozinha libanesa, junto com o chef Joe Barza. O Pitaria também tem influência estrangeira, com inspiração na culinária do Oriente Médio. A Cantina Peruana é uma parceria com o chef peruano Diego Muñoz, onde os pratos são inspirados nos sabores de Lima e o ambiente é bem informal.

Easysim4u, chip de celular para a Europa

O seu restaurante com mais filiais é Cantinho do Avillez. Além do endereço do Chiado, tem uma unidade aberta no Porto desde 2014 (Rua Mouzinho da Silveira,166). Mais recentemente, em maio deste ano, foi a vez do Parque das Nações receber a terceira casa. 

+Dicas para não perder o trem na Europa

São Sebastião

O chef também tem três restaurantes no Gourmet Experience, no sétimo andar da famosa loja de departamentos El Corte Inglés Lisboa. Lá estão a Tasca Chic, um restaurante sofisticado de sabores portugueses contemporâneos, e o Jacaré, definido como um carnívoro vegetariano. Além disso,há também o Barra Cascabel, uma parceria com o chef Roberto Ruiz que traz as delícias do México para a Terrinha.

+Roteiro de Aveiro, em Portugal

Sobre o chef

O chef-sensação de Lisboa já teve programas na televisão, no rádio e é autor de cinco livros. Sua obra mais recente, por exemplo, é de 2016. O livro “Combinações ImProváveis”, é uma reunião das melhores receitas do seu programa de TV homônimo. Avillez, inclusive, foi o primeiro português a receber o Grand Prix de L´Art de La Cuisine, como o melhor chef de 2018, pela Academia Internacional de Gastronomia. Ou seja, motivos não faltam para visitarmos os restaurantes do chef José Avillez.

+Brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa

Portanto, podemos facilmente passar uma semana em Lisboa, almoçando e jantando em um dos restaurantes do Grupo José Avillez, sem sequer repetir o lugar. Uma delícia, não acham?

Por Renata Araújo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food em Outubro 2018

Fotos: Renata Araújo e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.