A Grand Central Terminal é um dos grandes símbolos de Nova York, junto com o Central Park, Times Square e a Estátua da Liberdade. A icônica estação fica no cruzamento da E 42nd Street com a Park Avenue, e é considerada o maior terminal de trens do mundo: são 44 plataformas e 67 linhas ferroviárias. Por lá passam diariamente 750 mil pessoas! 😱

5 musicais novos na Broadway

Grand Central Terminal

Estação Central de NY

Grand Central Terminal, em Nova Iorque

Com belo e grandioso projeto arquitetônico, ela foi inaugurada em 1903 com o nome de “Grand Central Station”. Só a partir de 1913 passou oficialmente a ser chamada de “Gran Central Terminal”, pois Gran Central Station é o nome da estação de correios que fica próximo ao terminal.

A estação de metrô mais cara do mundo

Fazer uma visita à Grand Central é programa obrigatório em Nova York. Seja pelos 35 restaurantes, ou pelas 68 lojas – incluindo uma filial da Apple, que tem vista para o Main Course, e da luxuosa joalheria Tiffany&Co. Uma joalheria dentro de uma estação de trem? Só mesmo em NYC.. Conheça também o mercado, Grand Central Market, um dos mais interessantes da cidade, com mais de 160 tipos de frutos do mar e 400 tipos de queijos, além de carnes e pães variados.

Grand Central Terminal

Loja da Tiffany

É na Grand Central Terminal que fica o Oyster Bar, um clássico de frutos do mar, aberto em 1913.  Sem dúvidas os maiores destaques da estação são o lindíssimo relógio Booth Clock com quatro faces, que fica acima do balcão de informações e tem valor estimado de 10 a 20 milhões de dólares, e o teto com pinturas astronômicas, do artista Paul Helleu, com constelações pintadas de cabeça para baixo. Muito se especulou que esse fato tenha sido um descuido do pintor, mas o historiador Matt Postal tem outra explicação: “Está baseada em um mapa do Renascimento italiano que foi desenhado como se Deus estivesse olhando para baixo e por isso está ao revés .”

5 restaurantes no Soho

Grand Central Terminal

Oyster Bar

No cinema, muitas cenas clássicas foram rodadas em seu interior: o tiroteio protagonizado por Kevin Costner em “Os Intocáveis” (1987), em “ Fuga da Meia- Noite” (1988) a viagem começa no terminal, a cena do baile de “ O Rei Pescador” (1991) passa-se na estação e a Grande Central já foi até destruída em “Os Vingadores” (2012).

Os melhores hotéis em NY

Onde comer por perto

Mercado Gourmet do Plaza, em NY

Grand Central Terminal

Ótima dica de restaurante

  • Cipriani, clássico restaurante italiano.

Curiosidades do Grand Central Terminal

– A bandeira americana foi hasteada dentro do prédio após os ataques de 11 de Setembro (9/11).

– Perto do Oyster Bar fica a Whispering Gallery. Os arcos de cerâmica fazem com que um sussurro do outro lado da galeria soe como um grito. Para fazer o teste, fique em um dos cantos e peça para outra pessoa ficar em outro, sussurrando para a parede. É impressionante o que se ouve!

– Ainda há uma plataforma secreta (61) que leva diretamente ao Waldorf-Astoria Hotel. Ela era usada para que o presidente Franklin Roosevelt pudesse escapar dos jornalistas.

Estando hospedado na região de Midtown, com certeza a Grand Central será cenário constante na sua viagem. Razões não faltam para visitá-la!

Grand Central Terminal

Nossa editora Renata Araújo

Por Renata Araújo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Renata Araújo

Janeiro de 2018


Leia mais:

Restaurante do Hotel The Pierre, em NY

Hotel residência em NY perto do Central Park

Jantar no Hotel Plaza Athenée NY

5 cidades que vale conhecer nos EUA

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.