O Dia das Mães está chegando e um almoço em família sempre é uma boa opção para comemorar e presentear!  Os restaurantes do Rio montaram cardápios especiais para a data, tão diversos, que a escolha fica acirrada!  Nós selecionamos alguns.

 Jean Paul Bondoux,chef do L’Etoile , fez uma mistura franco-brasileira. Em parceria com a L’Oreal, uma surpresa à parte: as mães receberão um presente da Roger & Gallet, cuja fragrância de figo foi motivo de inspiração para os pratos escolhidos.  O chef Emmanuel Serrano começa, já no jantar de sábado, com um Amouse Bouche, Salada de Figos Fermiere com presunto Ibérico e Queijo de Cabra. Em seguida, Magret de Pato com sauté de Foie Gras e Figos, Seleção de Queijos Franceses com Figos e Pistache, e por fim uma Tarte Fina de Figos e Creme de Amêndoas.

1

O domingo ganha um buffet completo:  Magret de Pato com Figos e molho de Porto, Ceviche de Pirarucu ao Maracujá, Sopa Fria de Melão, Gaspacho de Manga, Caviar de Berinjela e Salmão Defumado com Brioche. E ainda: Camarão Tropical,  Galeto com Foie Gras, , Gnocchi de Queijo de Cabra,  Legumes e Figos Grelhados…ufa! e ainda tem muito mais!  As sobremesas ficam sob responsabilidade da chef Pâtissier Cintia Roca:  Croustillant de Chocolate, Degustação de Crême Brulée, Sopa Fria de Frutas Vermelhas, Mini Pavlova com Doce de Leite e Esquimó de Figos com Chocolate.

2

O Grupo Fasano, também diferencia-se, sob a supervisão do restaurateur Rogério Fasano. O Fasano al Mare, com o chef Paolo Lavezzini, prepara “Ribollita” toscana finalizada com ovo poché e queijo de ovelha curado por 90 dias. Os pratos principais são a Massa fresca, tipo “Cavatelli”,de diversos sabores  (como integral com mexilhões, creme de mozzarella de búfala …) e Cavaquinha grelhada . De sobremesa, Fior di mamma, delicioso mousse de Açaí com marshmallow e arroz crocante. Já o Gero Barra preparou clássicos italianos: Carpaccio de salmão marinado com salada crocante de erva doce, Camarões assados em crosta de ervas, acompanhado de massa fresca recheada de brócolis e, finalizando, Mini carolinas recheadas de creme de limão siciliano e calda de chocolate.
3

O Osteria Policarpo resolveu homenagear uma mãe moderna: A ex-modelo Marta Rocha, que foi Miss Brasil em 1954. O chef Luis Gennari escolheu uma receita clássica para o seu Menu Bella Marta Rocha, o  Camarão Marta Rocha, que tem creme e catupiry e é gratinado ao forno, servido com arroz. De sobremesa, Pavlova: suspiro com morangos e cremes.

4

A chef Maria Victória, do  Bar D’Hotel também pensou nas mães para suas sugestões. Creme brullée de queijo brie e alho poró e torradinhas com molho pesto, tendo como principal Robalo com camarões ao molho de coco e purê de banana da terra. Para tornar o dia mais doce, Crepes caramelizados recheados com Creme Patissier e morangos.

5

A rede Botequim Informal  tem uma nova receita do Bobó de camarão (antes era feito com batata baroa e gengibre, agora será preparado com aipim), acompanhada por arroz branco e farofa de dendê. De sobremesa,  a chef Karla Keide  preparou Petit Gateau, com sorvete de creme e calda de chocolate.

6
Os que forem na  Cavist, em Ipanema ou no Village Mall, encontrarão pratos criados para o dia! Fetuccine com camarões, aspargos frescos, cogumelos Paris,  molho com toque de limão e Bacalhau à moda da casa. A novidade é que no pedido de qualquer um dos dois pratos principais, o cliente ganha  uma taça do champanhe Veuve Clicquot Rosé! Um brinde às mães.

7

O chef Pascal Jolly, no Chez L’ Ami Martin, vai contemplar os amantes da culinária francesa. De entrada, Salada de figo grelhado e palmito pupunha assado, com presunto cru. Entre os principais, Duo de cherne com camarão VG grelhado – acompanhado com banana da terra, arroz basmati perfumado de capim limão e molho manteiga –  e Osso buco “Façon Grand-mére”, cozido no próprio caldo de vitelo, e perfumado de especiarias cítricas – acompanhado com risoto de limão siciliano, ragu de aspargos e tomates assados. A sobremesa é clássica do Dia das Mães na França, a Pêche Melba: tortinha de creme de baunilha com amêndoas e compota de pêssegos, servida com gomo de pêssego cozido no vinho branco, sorvete de baunilha e calda de frutas vermelhas.

8
No  D’Amici, misturas que valem a pena: Salada de cavaquinha com mix de folhas verdes, shitake e sorvete de queijo. Se esse friozinho continuar, eles oferecem um prato quente: o Nhoque de abóbora com camarões grelhados e molho branco. De sobremesa, um clássico: Tiramisu.
9

No Duo, Carpaccio de namorado com ovas de salmão, Ravióli recheado de batata baroa com cherne e tomate cereja, e o Lombo de cordeiro ao tomilho com risone ao queijo parmesão. Por fim, Carolina com creme de chantilly e calda de amarena.

10

A chef Val Santos, da pizzaria gourmet Fiammetta,  indica as massas servidas no bufê, de diversos sabores. Torteloni de espinafre com recheio de abóbora e cubinhos de gorgonzola; Torteloni de açafrão, com recheio alla putanesca, Ravióli de beterraba recheado com ricota e ervas finas e vários outros – com diversas opções de molho.  A sobremesa é italiana, Tiramisu.

11

O Fratelli  oferece Tortelli Integrali di Aragosta -massa integral recheada com lagosta- servida com creme de brócolis e burrata; e, de sobremesa, o chef Massimo Torresan ,oferece Cuore di Mamma, mousse cremoso de chocolate com avelã.

19

O restaurante Gula Gula tem no cardápio Salmão grelhado com risoto de maçã verde e gruyère, Filé de frango grelhado com espaguete de abobrinha caprese  e Medalhão de mignon com bacon ao molho de vinho tinto cremoso com cogumelos frescos e batata rústica. As mães que forem acompanhadas por seus filhos, ganharão uma fatia da torta de chocolate branco com frutas vermelhas do Gula Gula.

13

O bistrô Santa Satisfação , com o auxílio da chef Carol Caldas, sugere que se comece pela salada Eliana (batata rostie e ovo poché, folhas de espinafre e alface americana, tiras de bacon e pétalas de cebola calabresa caramelizada ao vinagrete de aceto balsâmico). Depois, é possível escolher entre o Medalhão mamma mia  (um medalhão de filé sobre cama de mix de cogumelos frescos com canelones de berinjela e abobrinha gratinadas e recheadas com ricota temperada ao molho de salsa de tomate) e o Pargo do Zé, grelhado ao molho de tangerina com camarões, alcaparras e pinhões, acompanhado de risoto de alcachofra. As sugestões de doce são o Crepe de chocolate com nutella e Peras ao vinho com creme inglês.

14

Sawasdee Bistrô tem tempero tailandês. O chef Marcos Sodré servirá o Ma Ho – lombinho de porco com amendoim e tangerina. Também servirá Curry de camarões e lulas  com carambola em fatias e arroz glutinoso, símbolo da Tailândia. Termina com Harumaki de banana com caramelo de especiarias e sorvete de creme.

15

O chef Pablo Ferreyra, no comando do restaurante Térèze preparou Bombom de queijo brie com presunto de Parma e nozes e, de entrada, Raviólis de queijo de cabra ou Duo de ceviche. Os pratos principais são Salmão grelhado – com mini legumes assados ao perfume de pomelo – e Filé mignon na brasa – com terrine de batata e bacon, compota de cebola roxa, crocante da terra e molho chimichurri ou malbec. Também terá Granité de maracujá com perfume de champanhe,  Brownie de chocolate belga com coulis de morango ou Mousse de cupuaçu com crumble de baunilha e sorvete de creme. As crianças têm um cardápio especial! Mini hambúrguer de filé mignon e batatas fritas caseiras! Também poderão escolher o Ravióli de queijo mussarela com molho de tomate.  De sobremesa, Mini churros com doce de leite argentino e pirulitos de macaron, nos sabores cacau ou morango, com calda de chocolate.

16
O Volta tem um menu degustação – com sucessos da casa e receitas surpresas. O chef Fernando Pavan oferece seis porções: três de amostras , como a de quiabo na brasa com esfera de queijo minas artesanal e coxinhas de galinha , e três de pratos principais , como carne assada e gratinado de raízes com queijo coalho.

17

 

O chef Romano Fontanive, do Gabbiano al Mare e do Gabbiano , oferece , de entrada,  o Balotine de Codorna com Mix de Folhas Orgânicas e Foie Gras. No prato principal, Fettuccine alla Carbonara Di Mare e o Ossobuco Cozido no Vinho em baixa temperatura servido com Risoto Milanês  . Na sobremesa, Figo Assado no Vinho.

image002

O Ristorante Alloro  servirá as seleções do chef Luciano Boseggia.  Na entrada: Polenta bianca con ragú di gamberi (Polenta branca com ragu de camarões) ou Carpaccio di coniglio con fagioli bianchi (Carpaccio de coelho com feijões brancos).  Segue com diversas opções de principal, como Ravioli di vitello con salsa di funghi(Ravioli de vitela com molho de cogumelos), Risotto di cicale di mare con gelato al melone (Risoto de cavaquinha com sorvete de melão) e  Filetto di cinghiale all’Amarone con rafano e midollo(Filé de javali com raiz forte e tutano). Na sobremesa, Fichi flambati al Porto com crema di mascarpone (Figos flambados ao vinho do Porto com creme de mascarpone) ou Terrina di noci su salsa di mango (Terrine de nozes sobre creme de manga).

Alloro AMBIENTE 1 alta

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa tem já na entrada  Ravioli aberto com camarões e cogumelos paris  ou Mesclun de verdes, mini cenoura, mussarella de búfala, tomate cereja, vinagrete, manjericão e balsâmico. chef Elizeu Ferreira sugere como principais  Filé mignon -em crosta de noz moscada com noisette de baroa na manteiga de aneto-  ou Badejo confitado  – com escamas de legumes e molho de crustáceos.   Michel Souza  preparou a sobremesa: Marie (Biscuit de avelã, compota de damasco e cremoso de laranja) ou Marquise (mousse de chocolate, merengue crocante, chantilly e frutas vermelhas).

18

gelateria Momo  também tem uma novidade! O gelato Torta Floresta Negra será servido só no final de semana do Dia das Mães. A base é gelato de mousse de chocolate, recheado de bolo de cacau embebido, marshmallow e amarena em calda.

unnamed-53

Fotos: Divulgação/ Reprodução da Internet


Laguiole- agora nos fins de semana

Restaurante de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio

Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!

L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!

Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis

 


Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.