5 passeios no Centro do Rio
O Rio de Janeiro é uma das portas de entrada do Brasil e cheia de encantos mil (já diz a música). Das praias mais famosas até os cantinhos cheios de história. Muitas vezes deixado de lado, o Centro do Rio é um berço de cultura e arte. Durante os últimos anos, vem passando por diversas reformas e virou uma atração e tanto, com múltiplos programas. Aqui nesse post, você vai descobrir, portanto, 5 passeios no Centro do Rio. Aproveite para ler também sobre 10 pontos imperdíveis na Lapa e conheça o guia digital sobre o Brasil.
5 passeios no Centro do Rio
1. Praça Mauá
Recentemente, a Praça passou por um processo de revitalização como parte do projeto Porto Maravilha, e ficou um charme! Com espaço amplo, tem uma vista linda para a Baía de Guanabara! É ali que fica o Museu do Amanhã, inaugurado no fim do ano passado, com um projeto arquitetônico imponente assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Ele tem atraído bastante público para suas exposições, como, por exemplo, a do Santos Dumont.
Museu de Arte do Rio
Bem do ladinho, ainda na Praça Mauá, temos o MAR, o Museu de Arte do Rio. O prédio moderno construído em 2013 foi ligado a uma antiga estrutura, o Palacete Dom João VI, unidos por uma passarela suspensa que lembra uma onda do mar. O projeto arquitetônico levou o prêmio Architizer A+ Awards de melhor construção de 2013. Lindíssimo!
A mais recente atração do Centro é o VLT, o veículo leve sobre trilhos, que tem 31 paradas como, por exemplo, na Rodoviária e no Aeroporto Santos Dumont. Nossa editora Renata Araujo andou de VLT e adorou! Mais um meio de transporte para integrar ainda mais a nossa cidade.
Onde comer na Praça Mauá e arredores
Para o programa ficar completo, diversos restaurantes estão nos arredores da Praça Mauá. A Le Max Hamburgueria, bem na esquina da Rio Branco, oferece ótimos hambúrgueres até para os vegetarianos. O ambiente é pequeno mas simpático, e uma boa opção para quem ama essa nova onda de burgers gourmet.
Ali pertinho fica o Mironga, restaurante da família Varejão, que tem um conceito novo de cozinha saudável, com pratos rápidos mas saborosos e utilizando ingredientes regionais e da estação.
Leia aqui: Le Max, hamburgueria gourmet no Centro
2. CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil – passeios no Centro do Rio
Certamente um dos centros culturais mais importantes do país, o CCBB foi fundado em 1989 em um prédio neoclássico construído em 1906. Nele podemos encontrar galerias de arte, música, teatro, cinema e além disso, biblioteca e videoteca.
São diversas atrações culturais que chamam o público durante o fim de semana, além do prédio, que por si só já é uma bela obra de arte. Portanto, é bom sempre dar uma olhada no site para conferir a programação.
E já que estamos falando de cultura, a Casa França Brasil é uma outra dica nos arredores para quem gosta de arte. O edifício, inaugurado em 1820, já foi palco de eventos importantíssimos na época colonial, portnato, é pura história.
Ao lado da Casa França Brasil fica o Centro Cultural dos Correios, outro espaço cultural que recebe diversas exposições ao longo do ano. Até o dia 25 de setembro fica em cartaz a mostra “Memórias do Esporte”, que resgata raros registros de antigas Olimpíadas e tudo sobre a relação do esporte e cinema. Nada mais propício para o momento Rio 2016.
Na 1º de março, fica a Igreja da Candelária, lindíssima e um ícone do centro histórico do Rio. Portanto, certamente vale a pena estender o passeio e passar lá para conhecer.
Gastronomia perto do CCBB e da Casa França Brasil
A Livraria da Travessa fica dentro do CCBB, o Verso Café e Restaurante é uma opção de almoço para quem está visitando o centro. O bistrô brasileiro com toques contemporâneos é comandado pelos chefs Erik Nako e Cristiano Lanna do Prima Bruschetteria.
Leia também: Surpresas de Inverno na Prima Bruschetteria
Ao redor do Centro Cultural, encontramos outros bons restaurantes como o Cais do Oriente, localizado em um casarão de 1878, muito usado para eventos e com cardápio variado, e o Bistrô Ouvidor, um charmoso bistrô na Rua do Ouvidor.
Leia: Cais: um delicioso restaurante no Centro do Rio
3. Cinelândia
Em uma lista de passeios no centro do Rio é imperdível passar pela Cinelândia, também revitalizada. É ali que ficam o Theatro Municipal, uma jóia arquitetônica de mais de cem anos e palco de importantes premiações, balés, óperas e espetáculos variados. O vizinho Museu Nacional de Belas Artes, de 1937, sempre oferece exposições interessantes.
A Cinelândia também é endereço de um dos cinemas mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Cine Odéon, na Praça Floriano, onde acontecem premiações e grandes pré estreias.
O Teatro Rival, outro clássico dos passeios no centro do Rio, e mais recentemente o Rivalzinho, um anexo, na rua, que tem atraído muita gente jovem ao som de DJs renomados e inclusive, foi indicado com um dos melhores lugares do Rio para paquerar, na premiação do Comer e Beber, da Veja Rio.
Cinelândia – onde comer
Amarelinho – um clássico do Rio de Janeiro, do tipo boteco com um chope bem tirado e pratos típicos de um bom pé sujo.
Laguiole – para quem tiver mais tempo, o restaurante Laguiole fica dentro do MAM (Museu de Arte Moderna) e é um dos melhores do Rio, comandado pelo chef Elia Schrarmm, que faz um cardápio contemporâneo com toques franceses.
- Os restaurantes Amarelinho e Laguiole foram fechados em 2020.
4. Paço Imperial
O edifício colonial é um dos ícones do Centro histórico do Rio, e foi construído no século XVIII para ser a residência dos governantes das capitanias. Localizado na Praça XV, é um centro cultural que reúne mostras de diversos assuntos, como, por exemplo, pintura, fotografia, escultura, cinema e música. Além disso, são oferecidos cursos variados, como o de História da Arte.
5. Praça XV
A histórica praça também passou por revitalizações e ganhou uma nova orla, a Orla Conde, que vai desde à Praça XV até a Praça Mauá. Antigamente, era ali a principal porta de entrada de quem chegava pelo mar na cidade, e que hoje guarda os detalhes e a beleza da nossa história.
Passe por ali no Arco do Teles, certamente uma das passagens mais bem preservadas, com antigos sobrados e casebres. Barzinhos, cafés e restaurantes com mesinhas na calçada são uma ótima opção para aproveitar ao ar livre.
Vale mencionar também a tradicional feira de antiguidades da Praça XV, que acontece todo sábado. São diversas barraquinhas vendendo de tudo um pouco, de móveis à roupas.
Restaurantes na Praça XV – passeios no centro do Rio
O tradicional Albamar, que agora se chama Âncoramar, fica em um prédio que é a única torre remanescente do antigo Mercado da Praça XV, demolido em 1962 e tem uma vista linda da Baía de Guanabara. Aliás, o restaurante até já ganhou prêmio de melhor visual do Rio, pelo Comer & Beber 2015. Funcionando desde 1933, é especializado em peixes e frutos do mar.
Por Renata Araujo e Duda Vétere
Fotos: Renata Araujo e Divulgação
Julho de 2016
Leia mais:
Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca
Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro
5 praias para as férias no Brasil
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Estive em julho no Rio e foquei encantada com tudo de novidade que temos neste momento na nossa cidade maravilhosa. que a cada dia está mais linda. Parabéns pros cariocas.
É mesmo, Luiza!!