[easy-tweet tweet=”5 passeios no centro do Rio ” hashtags=”riodejaneiro, brasil, brazil, RJ”]O Rio de Janeiro é uma cidade enorme e cheia de encantos mil (já diz a música).  Das praias mais famosas até os cantinhos cheios de história. Muitas vezes deixado de lado, o Centro do Rio é um berço de cultura. Durante os últimos anos, vem passando por diversas reformas e virou uma atração e tanto. Aqui nesse post, descubra 5 passeios no Centro do Rio:

1. Praça Mauá

Recentemente, a praça passou por um processo de revitalização como parte do projeto Porto Maravilha, e ficou um charme! Com espaço amplo e uma vista linda para a Baía de Guanabara, é uma ótima dica de passeio. É ali que fica o Museu do Amanhã, inaugurado no fim do ano passado, com um projeto arquitetônico lindo que imita uma concha, e que tem atraído bastante público para suas exposições, como a do Santos Dumont. Prepare-se para as longas filas.

14ª Semana Nacional de Museus no Rio

5 passeios no Centro do Rio 2

Ah, um detalhe importante. Nas Olimpíadas, a venda de ingressos será somente pela internet (clique aqui para comprar) e os horários e dias de funcionamento serão ampliados!

5 passeios no Centro do Rio 3

Bem do ladinho, ainda na Praça Mauá, temos o MAR, o Museu de Arte do Rio. O prédio moderno construído em 2013 foi ligado a uma antiga estrutura, o Palacete Dom João VI, unidos por uma passarela suspensa que lembra uma onda do mar. O projeto arquitetônico levou o prêmio Architizer A+ Awards de melhor construção de 2013. Lindíssimo!

5 passeios no Centro do Rio

E a mais recente atração do Centro é o VLT, o veículo leve sobre trilhos, que tem 31 paradas como na Rodoviária e no Aeroporto Santos Dumont. Nossa editora Renata Araujo andou de VLT e adorou! Mais um meio de transporte para integrar ainda mais a nossa cidade. Parece até Primeiro Mundo!

5 passeios no Centro do Rio 4

Onde comer na Praça Mauá e arredores

Para o passeio ficar completo, diversos restaurantes estão dentro e perto da Praça Mauá. A Le Max Hamburgueria, bem na esquina da Rio Branco,  oferece ótimos hambúrgueres até para os vegetarianos. O ambiente é pequeno mas simpático, e uma boa opção para quem ama essa nova onda de burgers gourmet.

Le Max, hamburgueria gourmet no Centro 2

Ali pertinho fica o Mironga, restaurante da família Varejão, que tem um conceito novo de cozinha saudável, com pratos rápidos mas saborosos e utilizando ingredientes regionais e da estação.

5 passeios no Centro do Rio 5

Leia aqui: Le Max, hamburgueria gourmet no Centro

2. CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil

Um dos centros culturais mais importantes do país, o CCBB foi fundado em 1989 em um prédio neoclássico construído em 1906. Nele podemos encontrar galerias de arte, música, teatro, cinema além de uma biblioteca e videoteca.

5 passeios no Centro do Rio 9

São diversas atrações culturais que atraem o público durante o fim de semana, além do prédio, que por si só já é uma bela obra de arte. É bom sempre dar uma olhada no site  para conferir a programação.

E já que estamos falando de cultura, a Casa França Brasil é uma outra dica para quem gosta de arte e o melhor é que fica super perto! O edifício, inaugurado em 1820, já foi palco de eventos importantíssimos na época colonial, ou seja, é pura história.

5 passeios no Centro do Rio 6

Do lado da Casa França Brasil fica o Centro Cultural dos Correios, outro espaço cultural que recebe diversas exposições ao longo do ano. Até o dia 25 de setembro fica em cartaz a mostra “Memórias do Esporte”, que resgata raros registros de antigas Olimpíadas e tudo sobre a relação do esporte e cinema. Nada mais propício para o momento Rio 2016.

5 passeios no Centro do Rio 7

Ali pertinho da 1º de março, fica a Igreja da Candelária, lindíssima e um ícone do centro histórico do Rio. Vale a pena estender o passeio e passar lá para conhecer.

5 passeios no Centro do Rio 8

Onde comer perto do CCBB e da Casa França Brasil

Na Livraria da Travessa, dentro do CCBB, o Verso Café e Restaurante é uma opção de almoço para quem está visitando o centro. O bistrô brasileiro com toques contemporâneos é comandado pelos chefs Erik Nako e Cristiano Lanna do Prima Bruschetteria.

5 passeios no Centro do Rio 10

Leia também: Surpresas de Inverno na Prima Bruschetteria

Ao redor do Centro Cultural, encontramos outros bons restaurantes como o Cais do Oriente, localizado em um casarão de 1878, muito usado para eventos e com cardápio variado, e o Bistrô Ouvidor,  um charmoso bistrô na Rua do Ouvidor.

Leia: Cais: um delicioso restaurante no Centro do Rio

3. Cinelândia

Um dos ícones do Centro do Rio, também acaba de ser revitalizado e está bem mais bonito que antes. É ali que ficam o Theatro Municipal, uma jóia arquitetônica de mais de cem anos e palco de importantes premiações, balés, óperas e espetáculos variados e o Museu Nacional de Belas Artes, de 1937 e que sempre oferece exposições interessantes. No momento, está em cartaz a exposição: Os Jogos da Antiguidade: Grécia e Roma. Nada mais apropriado para a época das Olimpíadas.

5 passeios no Centro do Rio 11

A Cinelândia também é endereço de um dos cinemas mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Cine Odéon, na Praça Floriano, onde acontecem premiações e grandes pré estreias.

5 passeios no Centro do Rio 12

E ali perto, fica o Teatro Rival, um clássico no Centro, e mais recentemente o Rivalzinho, um anexo, na rua, que tem atraído muita gente jovem ao som de DJs renomados e inclusive, foi indicado com um dos melhores lugares do Rio para paquerar, na premiação do Comer e Beber, da Veja Rio.

Onde comer na Cinelândia

Amarelinho – um clássico do Rio de Janeiro, do tipo boteco com um chope bem tirado e pratos típicos de um bom pé sujo.

5 passeios no Centro do Rio 13

O Navegador – comandado pela chef Tereza Corção, que pesquisa culinária brasileira e oferece produtos de várias regiões do país.

Laguiole – para quem tiver mais tempo e pode esbanjar um pouco, o restaurante Laguiole fica dentro do MAM (Museu de Arte Moderna) e é um dos melhores do Rio, comandado pelo chef Elia Schrarmm, que faz um cardápio contemporâneo com toques franceses.

Laguiole, um dos melhores restaurantes do Rio

Leia aqui sobre o restaurante Laguiole, no MAM.

4. Paço Imperial

O edifício colonial é um dos ícones do Centro histórico do Rio, e foi construído no século XVIII para ser a residência dos governantes das capitanias. Localizado na Praça XV, é um centro cultural que reúne mostras de diversos assuntos, como pintura, fotografia, escultura, cinema e música, além de cursos como a História da Arte.

5 passeios no Centro do Rio 14

Uma das exposições em cartaz é “O Paço, a Praça e o Morro”, com imagens do acervo do Instituto Moreira Salles. O Paço é mais uma boa dica para quem quer conhecer a história do Rio antigo!

5. Praça XV

A histórica praça também passou por revitalizações e ganhou uma nova orla, a Orla Conde, que vai desde à Praça XV até a Praça Mauá. Antigamente, era ali a principal porta de entrada de quem chegava pelo mar na cidade, e que hoje guarda os detalhes e a beleza da nossa história.

5 passeios no Centro do Rio 1

Passe por ali no Arco do Teles, uma das passagens mais preservadas da época, com antigos sobrados e casebres. Barzinhos, cafés e restaurantes com mesinhas na calçada são uma ótima opção para aproveitar ao ar livre.

5 passeios no Centro do Rio 16

Vale mencionar também a tradicional feira de antiguidades da Praça XV, que acontece todo sábado. São diversas barraquinhas vendendo de tudo um pouco, de móveis à roupas.

Onde comer na Praça XV

O tradicional Albamar, que agora se chama Âncoramar, fica em um prédio que é a única torre remanescente do antigo Mercado da Praça XV, demolido em 1962 e tem uma vista linda da Baía de Guanabara. Aliás, o restaurante até já ganhou prêmio de melhor visual do Rio, pelo Comer & Beber 2015. Funcionando desde 1933, é especializado em peixes e frutos do mar.

Por Renata Araujo e Duda Vétere

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Julho de 2016

Leia mais:

Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca

Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro

5 praias para as férias no Brasil

5 bares no Leblon

Salvar

Salvar

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.