laguiole do chef elia schramm

Dia desses, finalmente, pude conhecer o Laguiole, do chef revelação Elia Schramm, que ganhou o prêmio Comer & Beber 2015 da Veja Rio. Estava muito curiosa para conhecer o cardápio e saí de lá bem satisfeita.

laguiole do chef elia schramm

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Para quem não conhece, o Laguiole fica no MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio, e tem uma vista linda para a Baía de Guanabara. De alta gastronomia francesa contemporânea, o chef Elia, que é suíço e radicado no Rio de Janeiro, é quem comanda a cozinha, no lugar que antes era de Ricardo Lapeyre, chef do francês Brasserie Lapeyre.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Comecei meu almoço com Foie Gras, torchon marinado no açaí, chutney de manga e maracujá. Lindo e apetitoso! Depois veio o Ovo 5.9, ovo mollet sob paglia e fieno com carbonara trufada, uma delícia. O próximo foi o namorado, curado em especiarias com uvas frescas, vinagrete de maçã verde e wasabi, prato bem refrescante, ideal para o verão que está por vir. Em seguida, as Vieiras com salada de algas e emulsão de missô, que estavam divinas e ficou no topo da minha lista de favoritos.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Para o prato principal, o chef Elia (que diga-se de passagem é super simpático) me sugeriu a famosa Cavaquinha com moqueca de Quinoa Real e chips de coco. Ótima! O cardápio é bem variado e fiquei bem curiosa para conhecer mais pratos, como o Cordeiro com hummus tahine, berinjelas grelhadas e coalhada seca e o Porco Feliz, barriga de porco confit, dim sums de cogumelos e legumes orientais. Ah! Minha companheira de mesa pediu o Salmão grelhado com arroz negro, abóbora assada e leve molho de curry que experimentei e adorei! É uma ótima pedida também.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

E se nessa hora eu já estava bem feliz com meu almoço, a hora da sobremesa chegou para fechar com chave de ouro, como diz o clichê. Não poderia faltar a Esfera de Chocolate e Avelã, já conhecida por mim das redes sociais, uma esfera 60% de chocolate recheada com creme de avelã e nougatine. O garçom despeja a calda quente em cima da esfera que começa a derreter e se abre lentamente… uma tentação para os chocólatras.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Também pedimos a versão do chef patissier Bruno Ricado da receita Banoffee, um creme e gelato de baunilha Bourbon, banana caramelada, calda de caramelo e bananada feita na casa. Sobremesa incrível, bem diferente!

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Na minha humilde opinião, arrisco a dizer que atualmente o Laguiole é um dos melhores restaurantes do Rio. Ideal para um almoço em família e para quem trabalha no Centro e deseja um bom restaurante. Mas atenção: o Laguiole só abre de segunda a sexta na hora do almoço, das 12h às 17h

Endereço:

Avenida Infante Dom Henrique, 85, Glória. Rio de Janeiro, RJ.

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere, Renata Araujo e Divulgação

Novembro de 2015.

Leia mais:

O melhor bolo do Rio: Da Casa da Táta

Brasserie Lapeyre, o melhor francês do Rio

O novo Prado.Co no Jockey

Cookies e Brownies do Bendito

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.