laguiole do chef elia schramm

Dia desses, finalmente, pude conhecer o Laguiole, do chef revelação Elia Schramm, que ganhou o prêmio Comer & Beber 2015 da Veja Rio. Estava muito curiosa para conhecer o cardápio e saí de lá bem satisfeita.

laguiole do chef elia schramm

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Para quem não conhece, o Laguiole fica no MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio, e tem uma vista linda para a Baía de Guanabara. De alta gastronomia francesa contemporânea, o chef Elia, que é suíço e radicado no Rio de Janeiro, é quem comanda a cozinha, no lugar que antes era de Ricardo Lapeyre, chef do francês Brasserie Lapeyre.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Comecei meu almoço com Foie Gras, torchon marinado no açaí, chutney de manga e maracujá. Lindo e apetitoso! Depois veio o Ovo 5.9, ovo mollet sob paglia e fieno com carbonara trufada, uma delícia. O próximo foi o namorado, curado em especiarias com uvas frescas, vinagrete de maçã verde e wasabi, prato bem refrescante, ideal para o verão que está por vir. Em seguida, as Vieiras com salada de algas e emulsão de missô, que estavam divinas e ficou no topo da minha lista de favoritos.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Para o prato principal, o chef Elia (que diga-se de passagem é super simpático) me sugeriu a famosa Cavaquinha com moqueca de Quinoa Real e chips de coco. Ótima! O cardápio é bem variado e fiquei bem curiosa para conhecer mais pratos, como o Cordeiro com hummus tahine, berinjelas grelhadas e coalhada seca e o Porco Feliz, barriga de porco confit, dim sums de cogumelos e legumes orientais. Ah! Minha companheira de mesa pediu o Salmão grelhado com arroz negro, abóbora assada e leve molho de curry que experimentei e adorei! É uma ótima pedida também.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

E se nessa hora eu já estava bem feliz com meu almoço, a hora da sobremesa chegou para fechar com chave de ouro, como diz o clichê. Não poderia faltar a Esfera de Chocolate e Avelã, já conhecida por mim das redes sociais, uma esfera 60% de chocolate recheada com creme de avelã e nougatine. O garçom despeja a calda quente em cima da esfera que começa a derreter e se abre lentamente… uma tentação para os chocólatras.

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Também pedimos a versão do chef patissier Bruno Ricado da receita Banoffee, um creme e gelato de baunilha Bourbon, banana caramelada, calda de caramelo e bananada feita na casa. Sobremesa incrível, bem diferente!

Laguiole, do Chef revelação Elia Schramm

Na minha humilde opinião, arrisco a dizer que atualmente o Laguiole é um dos melhores restaurantes do Rio. Ideal para um almoço em família e para quem trabalha no Centro e deseja um bom restaurante. Mas atenção: o Laguiole só abre de segunda a sexta na hora do almoço, das 12h às 17h

Endereço:

Avenida Infante Dom Henrique, 85, Glória. Rio de Janeiro, RJ.

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere, Renata Araujo e Divulgação

Novembro de 2015.

Leia mais:

O melhor bolo do Rio: Da Casa da Táta

Brasserie Lapeyre, o melhor francês do Rio

O novo Prado.Co no Jockey

Cookies e Brownies do Bendito

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.