Lar da boemia no Rio de Janeiro, a Lapa é um bairro com uma variedade de tribos e estilos que retratam a história da cidade e dos cariocas. Nós fomos conferir de perto toda essa boemia presente dia e noite no bairro e selecionamos 10 pontos imperdíveis na Lapa, no Centro do Rio.
??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.
10 pontos imperdíveis na Lapa
1) Escada Selarón
Decorada por Jorge Selarón, ela se tornou atração pelo seu colorido, fruto da imaginação do artista, que reuniu azulejos e banheiras e construiu no local uma obra de arte. Os 215 degraus, que medem 125 metros de comprimento, são cobertos por mais de dois mil azulejos recolhidos entre mais de 60 países do mundo. Enfim, o local é tão disputado por turistas, que é difícil encontrar um espaço vazio para fotos. Então, a dica é visitar antes das 10h. Depois, as agências de turismo começam a chegar com seus grupos.
A Selarón fica ali do ladinho de outro marco da Lapa, a Sala Cecília Meireles. O nome da poetisa e pianista amadora batiza a sala, projetada para receber concertos de música de câmara em seus 670 lugares. O edifício construído no século XIX já foi hotel e cinema. Além disso, abriga o auditório Guiomar Novaes com 150 lugares, para pequenos concertos e o Espaço Ayres de Andrade, para a realização de coquetéis.
De lá, logo à frente seguimos para o Passeio Público. Os jardins foram inaugurados no século XIX e se transformaram no primeiro parque público das Américas, inspirado no Passeio Público de Lisboa. Ele acabou de passar por uma reforma e em junho de 2017 foi aberto novamente ao público. Ganhou nova pintura, corte de grama, troca de luminárias, plantio de novas mudas e restauração de alguns monumentos.
Ao lado do Passeio, fica a Cinelândia, praça que já foi conhecida como a Hollywood brasileira pela quantidade de cinemas que abrigava. Hoje, enfim, resta apenas o clássico Cine Odeon, onde são realizadas pré-estreias e festivais de cinema.
5) Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Na praça também está localizado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Palco de grandes apresentações de balé, óperas e concertos, o Theatro foi inaugurado em 1904, inspirado na Ópera de Paris. Sua construção, que levou quatro anos, gerou polêmica com acusações de favorecimento ao filho do então prefeito Pereira Passos. O prédio está aberto à visitações aos sábados e vale a pena conhecer suas galerias e as pinturasde Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo e esculturas de Rodolfo Bernardelli, por exemplo.
6) Feira do Lavradio
Do Theatro, com uma pequena caminhada chega-se à feira do Lavradio, que acontece no primeiro sábado de cada mês. O local é ótimo para quem procura artesanato, artigos de antiquários e acessórios descolados. Portanto, a feira enche a rua com suas barracas e apresentações artísticas.
7) Rio Scenarium
Sendo assim, uma vez na Rua do Lavradio, um bom programa é almoçar no Rio Scenarium. Aos sábados tem feijoada com show de samba na casa que reúne em seus salões uma decoração que é um espetáculo. E à noite, o espaço sempre recebe apresentações de samba, MPB, choro, forró e também gafieira. A programação completa está no site.
E espetáculos também acontecem no tradicional Circo Voador. A lona do Circo foi levantada em 1982, e o que duraria apenas um mês, como espaço para artistas como, por exemplo, o grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone, continua até hoje como palco democrático para vários shows e manifestações. Além disso, sua localização é privilegiada, logo embaixo dos famosos Arcos da Lapa.
Um dos cartões postais da cidade. Os Arcos, que funcionavam originalmente como aqueduto, servem hoje de trilho para os charmosos bondinhos, outra atração turística, que sobem para Santa Teresa.
10) Bar Brasil
E para acabar a noite, vale uma visita ao Bar Brasil. O tradicional bar da Lapa tem comida alemã, com um delicioso kasseler – carré de porco defumado – e um fantástico apfelstrudel – torta de maçã – servida com chantilly. O bar tem história e a explicação do menu alemão é porque o bar era conhecido como Bar Alemão e teve que mudar de nome com a Segunda Guerra Mundial e, então, a consequente antipatia dos brasileiros pelo regime alemão nazista.
Dica extra:
No Centro do Rio, o bairro conta com diversas opções de hospedagens funcionais, como o Day’s Inn Lapa, que acaba de ser inaugurado. Ou seja, uma ótima opção para quem vem a trabalho, ou simplesmente para passar a noite depois de uma balada.
Portanto, assim é a Lapa, sempre em transformação, sem perder a sua essência boêmia e revolucionária.
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Renata Araújo Castello Branco é jornalista com 30 anos de experiência como repórter de TV, tendo passado por vários canais do grupo Globo e também colaborado para canais internacionais. Carioca e pós graduada em comunicação, já morou na França, Espanha e EUA e conhece mais de 50 países. Autora do Guia 50 Passeios no Rio, ela também é Embaixadora do Turismo do Rio, e criou a plataforma de turismo de luxo e gastronomia You Must Go! em 2012, onde dá dicas atualizadas do Brasil e do mundo. Atualmente, a jornalista é colunista do Diário do Rio, da Veja Rio e também assina um boletim de turismo na rádio Antena 1 Rio. Fique de olho também no instagram @youmustgoblog.
Deixar um Comentário