Melhor do que ouvir falar sobre um país é poder vivenciá-lo. Foi isso o que aconteceu no Sabores do Chile no Cais do Oriente, no Rio, durante o Road Show da Delegação do Chile, país que irá sediar a Copa América em junho. Após terem participado da WTL em São Paulo, maior feira de turismo da América Latina, a delegação trouxe para o Rio um pouco do que foi mostrado lá.

chile 6

chile 2

Diversos expositores se apresentaram à agências, clientes e jornalistas divulgando seus produtos. Muitos dos hotéis mais atraentes de diversas regiões do Chile estavam presentes. Foi uma oportunidade de ver o quanto esse país tem a oferecer, já que entre seus destinos o turista pode escolher visitar vinícolas, passar uma temporada numa estação de ski, explorar o deserto no Atacama, cruzar os Lagos Andinos ou se deslumbrar com a Patagônia. Foram apresentações de dar água na boca e deixar a gente com aquela vontade louca de viajar.

chile 3

E por falar em água na boca, após as apresentações era chegada a hora de vivenciar um pouquinho do que o Chile tem a oferecer. Todos os participantes foram convidados a preparar um ceviche ao estilo chileno. Isso mesmo! Todo mundo colocou a mão na massa e com a ajuda de uma aula gastronômica dada pelo chef Damien Montecer, os
ceviches foram temperados, preparados e consumidos na hora. O da nossa mesa ficou ótimo, apesar da pouca prática culinária na hora de misturar ingredientes como manga, cebola roxa, gengibre, pimenta, salsinha, entre outros. Melhor maneira de experimentar um pouco dos sabores de um país não há!

chile 1

chile 4

Foi uma ótima ideia nos fazer preparar a própria comida, assim não só aprendemos mais sobre a cultura do país como ainda sentimos um pouquinho do seu gostinho. Com vinho chileno branco e tinto para acompanhar o ceviche de salmão, a sensação no final do evento era a de ter ido fazer um passeio bate e volta ao Chile! Só falta agora definir o destino da próxima ida ao país. Ilha de Páscoa ou Vale do Colchaga?! Vai ser difícil escolher…

chile 5

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Junho de 2015.

Leia mais:

Roteiro de Santiago, no Chile

O que fazer em Bariloche

O que fazer em Ushuaia

O que fazer em Buenos Aires

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.