capa pj

A gastronomia carioca está em ebulição e a cidade vem se firmando cada vez mais nesta área com chefs talentosos e criativos. Além disso, vários restaurantes internacionais foram inaugurados no ano que passou. Vamos relembrar, então, 11 restaurantes abertos em 2014 no Rio.

1) PJ Clarks

PJ Clarksmtg pj clarkes3

Uma das hamburguerias mais famosas de Nova Iorque chegou ao Rio, trazendo o clima da Big Apple ao Leblon. Além dos tradicionais hambúrgueres, petiscos deliciosos, como o bolinho de arroz, um saboroso steak tartare,  saladas e a excelente cerveja Brooklyn. Descontraído e em ótima localização, estivemos lá várias vezes e pretendemos voltar este ano!

2) Sawasdee Ipanema

lula recheada Swasdee

O chef Marcos Sodré abriu seu primeiro restaurante em Búzios e depois se firmou no Leblon. Em julho passado, abriu uma nova filial  em uma bela casa em Ipanema. Ele aposta na fusão de pratos tradicionais tailandeses com ingredientes brasileiros e agrada em cheio!

3) PF Chang

pf

Mais um asiático, desta vez na Barra da Tijuca. Esta cadeia de sucesso há mais de 20 anos nos EUA, traz mais de 70 pratos no cardápio e não há como não agradar aos amantes da cozinha oriental. O próprio idealizador da marca, Phillip Chiang, esteve no Rio para a inauguração e contou pra gente sua história de êxito.

4) Lasai

Restaurante Lasai Rio de Janeirolasai2Restaurante Lasai e o chef Rafa Costa e Silva

Grande surpresa de 2014 e vencedor do prêmio Comer e Beber como chef revelação, Rafa Costa e Silva, arrasou com seu Lasai, restaurante de alta gastronomia, em Botafogo. O antigo sobrado de 1912 foi transformado em um ambiente sofisticado e aconchegante em um ousado projeto arquitetônico. Sua cozinha surpreende e nos faz viajar sem sair do lugar. Não vemos a hora de voltar.

5) L’Êntrecote

L'entrecote de ParisL'Entrecôte de Paris chega em IpanemaL'Entrecôte de Paris chega em Ipanema

Conhecido no mundo inteiro, este restaurante de origem francesa que oferece apenas um prato, finalmente chegou ao Rio e já tem duas filiais: uma na Barra e outra em Ipanema. Quem nunca foi, não deve hesitar em experimentar.

6) L’Êtoile/Bene

L'Etoile Ambiente02 (640x394)

 

L'Etoile

Depois de uma reforma de R$200 milhões, o tradicional hotel Sheraton resolveu focar na gastronomia e abriu, não apenas este francês, sob o comando do chef Jean Paul Bondoux, como também o italiano Bene, que oferece até brunch aos domingos.

7) Oliva

oliva restaurantecapa oliva 2Oliva, novo restaurante no Leblon

Situado na rua General San Martín, no Leblon, o restaurante Oliva, que aposta na culinária italiana mediterrânea, foi inaugurado. O local conta com um ambiente charmoso e aconchegante, além de ter trazido um chef diretamente de Veneza, Rudy Bravo. O cardápio conta com uma variedade de pratos, entre eles o Carpaccio Trimare, Polenta Tartufata con Funghi, Ravioli di Burrata con Pomodorini e Basílico, além do esperado Risotto con Capesante.

8) Benedictine

Restaurante Benedictine

Localizado no Village Mall, Barra da Tijuca, o Benedictine é outro restaurante que aposta na culinária italiana, com um ambiente charmoso e agradável. Sob o comando do chef Marcilio Araujo, o menu do Benedictine não decepciona ao apresentar pratos como Fusilli com brócolis e salmão, harmonizado com vinho branco argentino e o Filet de peixe com aspargos, harmonizado com vinho tinto chileno.

9) Mee

mee-copacabana-palace-restaurante-interna-01Mee - Copacabana Palace

O tradicional hotel Copacabana Palace resolveu inovar ao inaugurar um asiático que mistura culinárias de vários países. Com projeto arquitetônico arrojado, o Mee já virou point dos cariocas amantes do oriente e ganhou até o prêmio de melhor asiático no Comer e Beber, com o meu aval!

10) Naga

Naga

 

Restaurante Naga

Conhecido restaurante japonês em São Paulo, levou pro Rio sua excelência e autenticidade na sua gastronomia e serviço, no Village Mall, na Barra da Tijuca.

11) Seidô

restaurante do nao hara

restaurante SeidôSeidô

O chef Nao Hara abriu as portas do seu mais novo restaurante em uma antiga casa no Jardim Botânico, onde funcionou o saudoso Caroline Café. No cardápio, o Seidô conta com uma enorme variedade de sushis e sashimis. A novidade fica por conta dos ”esqueminhas” que são pequenas porções em que o chef usa sua criatividade, como espetinho de sushi de atum recheado com foiegras e sorvete shoyu e mel. No menu há também trouxinha de lagostins com aspargos, duplas de toro salmão com azeite de trufas, entre outros.
E se você não mora aqui, se animou e pretende vir ao Rio, confira nossas sugestões de hoteis e reserve nos links aqui mesmo.

Para passar uma estadia com muito glamour, nada como o hotel mais tradicional do Rio, o Copacabana Palace, com ótimos restaurantes, como o Mee e o Cipriani.

Se você prefere algo mais moderno, seu lugar é o Hotel Fasano, chiquérrimo, na praia de Ipanema e onde comemorei meu aniversário este ano e adorei! Sem contar que lá fica um dos melhores restaurantes do Rio, o Fasano al Mare.

Outros dois bons hoteis na orla do Leblon são o Marina Palace e o Marinal All Suites e em Copacabana, o recém reformado,  Miramar by Windsor e o Othon Palace, tradição em Copa.  Gostou? Então, depois conte pra gente qual foi seu escolhido.

Texto: Renata Araújo Fotos: Renata Araújo e divulgação

Leia também:

Formidable: novo restaurante do chef Pedro de Artagão

Zuka e Brigite’s apresentam exposições que homenageiam os 450 anos do Rio

Menu de outono nos restaurantes do Rio

12a edição da Rio Restaurant Week

You Must Go na Revista Quem

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.