fasano al mare
 
Sofisticação em Ipanema. Essa é o primeiro pensamento que me vem à cabeça quando tento descrever o Fasano al Mare, um dos melhores restaurantes do Rio, que deixa qualquer amante da boa mesa feliz.
Vista Fasano
Quer conhecer melhor o restaurante? É só clicar e assistir o vídeo.

Além do ambiente elegante, sem exageros, o restaurante do Hotel Fasano é comandado pelo chef italiano Paolo Lavezini, que faz uma cozinha autêntica de sua terra natal. Apesar de alguns acharem que, pelo nome, é classificado como um restaurante de frutos do mar, na verdade, ele foi batizado em homenagem à praia de Ipanema. Mesmo assim, os peixes e afins tem destaque no cardápio e merecem uma conferida.
Chef Fasano al mare
O Fasano al Mare conta, na hora do almoço, com o menu mezzo giorno: entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo, de segunda à sexta. No jantar, são oferecidos os clássicos italianos e um menu autoral do chef, que muda de tempos em tempos.
Vista fasano
Fui convidada para provar as novidades e saí encantada. Foi um almoço de três horas, daqueles bem prazeirosos que a gente não quer que termine, devidamente harmonizado com os excelentes rótulos da casa.
fasano al mare 15
Nossa festa de Babette começou com uma stracciatella de burrata com atum cru,  limão siciliano e hortelã, excelente entrada, bem leve. Em seguida, veio o robalo grelhado servido com fregola sarda, ervas e bottarga, muito saboroso,  e depois um dos meus favoritos, o tagliolini de massa levemente apimentada, lagostine e ervilha, massa bem al dente e com o toque certeiro de pimenta.
Pratos Fasano
Depois, chegaram a ribollita toscana – uma espécie de minestroni – com ovo poche e queijo pecorino, que deram um gostinho maravilhoso, e em seguida,  o super macio agnolotti de “stracotto” de cordeiro, creme de mozzarella e funghi porcini trifolati, com aquele aroma inconfundível das trufas e a massa que parecia derreter na boca. Para encerrar, um delicioso frango caipira alla diavola com legumes no forno e manjericão. Foi muita comida, mas saí com uma sensação de satisfação sem estar empanturrada, exatamente o que devemos sentir depois de uma refeição farta mas sem exageros.
Pratos fasano 2
E como ninguém é de ferro, vieram as sobremesas, que tive a chance de comer na piscina, admirando uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro: o tiramisu Fasano, considerado por muitos o melhor da cidade e o clássico baba ao rhum zacapa, geléia de laranja amarga, fava de cacau e creme de leite batido. Sem palavras.
Sobremesas Fasano
O ambiente do Fasano al Mare é um capítulo à parte. Com assinatura do francês Philippe Starck e peças garimpadas pelo próprio Rogério Fasano, o espaço tem lindas mesas de jacarandá, poltronas com pés palito e colunas de mármore branco nacional; como as do Aeroporto Santos Dumont, ideia do empresário, que quis um ambiente que remetesse à época da bossa nova dos anos 50/60.
Ambiente fasano
O bar chama atenção com sua estante vazada e revestida por espelho, deixando um pouco da visão do mar do lado de fora.
Bar fasano
Texto e Fotos: Renata Araujo
Leia também:
Setembro de 2014.
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.