Fasano Al Mare – sofisticação em Ipanema
Sofisticação em Ipanema. Essa é o primeiro pensamento que me vem à cabeça quando tento descrever o Fasano al Mare, um dos melhores restaurantes do Rio, que deixa qualquer amante da boa mesa feliz.
Quer conhecer melhor o restaurante? É só clicar e assistir o vídeo.
Além do ambiente elegante, sem exageros, o restaurante do Hotel Fasano é comandado pelo chef italiano Paolo Lavezini, que faz uma cozinha autêntica de sua terra natal. Apesar de alguns acharem que, pelo nome, é classificado como um restaurante de frutos do mar, na verdade, ele foi batizado em homenagem à praia de Ipanema. Mesmo assim, os peixes e afins tem destaque no cardápio e merecem uma conferida.
O Fasano al Mare conta, na hora do almoço, com o menu mezzo giorno: entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo, de segunda à sexta. No jantar, são oferecidos os clássicos italianos e um menu autoral do chef, que muda de tempos em tempos.
Fui convidada para provar as novidades e saí encantada. Foi um almoço de três horas, daqueles bem prazeirosos que a gente não quer que termine, devidamente harmonizado com os excelentes rótulos da casa.
Nossa festa de Babette começou com uma stracciatella de burrata com atum cru, limão siciliano e hortelã, excelente entrada, bem leve. Em seguida, veio o robalo grelhado servido com fregola sarda, ervas e bottarga, muito saboroso, e depois um dos meus favoritos, o tagliolini de massa levemente apimentada, lagostine e ervilha, massa bem al dente e com o toque certeiro de pimenta.
Depois, chegaram a ribollita toscana – uma espécie de minestroni – com ovo poche e queijo pecorino, que deram um gostinho maravilhoso, e em seguida, o super macio agnolotti de “stracotto” de cordeiro, creme de mozzarella e funghi porcini trifolati, com aquele aroma inconfundível das trufas e a massa que parecia derreter na boca. Para encerrar, um delicioso frango caipira alla diavola com legumes no forno e manjericão. Foi muita comida, mas saí com uma sensação de satisfação sem estar empanturrada, exatamente o que devemos sentir depois de uma refeição farta mas sem exageros.
E como ninguém é de ferro, vieram as sobremesas, que tive a chance de comer na piscina, admirando uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro: o tiramisu Fasano, considerado por muitos o melhor da cidade e o clássico baba ao rhum zacapa, geléia de laranja amarga, fava de cacau e creme de leite batido. Sem palavras.
O ambiente do Fasano al Mare é um capítulo à parte. Com assinatura do francês Philippe Starck e peças garimpadas pelo próprio Rogério Fasano, o espaço tem lindas mesas de jacarandá, poltronas com pés palito e colunas de mármore branco nacional; como as do Aeroporto Santos Dumont, ideia do empresário, que quis um ambiente que remetesse à época da bossa nova dos anos 50/60.
O bar chama atenção com sua estante vazada e revestida por espelho, deixando um pouco da visão do mar do lado de fora.
Texto e Fotos: Renata Araujo
Leia também:
Setembro de 2014.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário