Por Renata Araújo

Fui convidada para comemorar meu aniversário no Mee, o novo restaurante do Copacabana Palace. É claro que o convite era irrecusável! Em primeiro lugar, sou apaixonada pela gastronomia asiática, em segundo, estamos falando do hotel mais charmoso do Rio e, em terceiro, adoro uma novidade!

Mee - Copacabana Palace

E a noite não poderia ter sido melhor! Fomos recepcionados pelo simpático gerente Felipe Ishihama, também responsável pelo visual dos garçons. Filho de japonês, Felipe morou muito tempo fora e trabalhou em vários hotéis de luxo pelo mundo. Ele que desenhou tanto as suas roupas quanto de sua equipe: uma mistura da tendência asiática old couture com marcas consagradas como Alexander Wang e Balmain. Adorei!

Felipe Ishihama - Mee

O Mee – que quer dizer beleza em coreano – tem decoração típica contemporânea do oriente, mas sem exageros. Além disso, são 92 lugares bem divididos, com  ótima distância entre as mesas.

Mee - Copacabana Palace

As paredes são pintadas com o vermelho das porcelanas chinesas sang-de-boeuf e algumas divisórias palitadas em madeira têm a releitura de biombos asiáticos. Telas do artista belga radicado em Bangkok, Christian Develter, que mostram rostos de traços orientais cobertos por pintura tribal chamam a atenção e nos remetem ao continente asiático.

Mee - Copacabana Palace

O novo espaço gastronômico, onde funcionou o Bar do Copa, ficou seis meses em reforma e teve o cardápio elaborado pelo sino-americano Ken Hom. O renomado chef vive entre a França e a Tailândia, onde comanda o restaurante Maison Chin Bangkok. Vencedor de diversos prêmios culinários, Hom ainda tem seu próprio programa no canal BBC e 36 livros publicados em diversas línguas.

Em conjunto com o chef Rafael Hidaka, (ex Kinoshita e Osaka, ótimos restaurantes japoneses de SP), Ken criou uma mistura das culinárias tailandesa, cantonesa, japonesa, vietnamita e por aí vai.

Rafael Hidaka - Mee

Você pode ficar só nos sushis, (enguia, caranguejo e a vieira na manteiga de trufa, por exemplo), pedir entradinhas, como rolinho primavera – que, aliás, estava divino – e gyosa (frito ou no vapor), ou partir para os pratos principais, como pad thai, Kobe Beef ao molho ponzo ou ainda o pato crocante com copos de alface, o salmão cantonês ao vapor e o arroz frito com abacaxi. E achei bem interessante haver um molho shoyu especial para o sushi e outro para o sashimi.

Mee - Copacabana Palace

De sobremesa, frutas e doces com um toque asiático, como a compota morna de manga com sorvete de baunilha, o crème brûlée de gengibre, o sorvete de lichia e ainda as típicas maçãs e bananas carameladas.

Mee - Copacabana Palace

Para melhorar a excelente gastronomia, nossa mesa ainda tinha vista direta para piscina, mais glamour impossível!

piscina Copacabana Palace

O chef Hidaka garante que o principal do restaurante será a qualidade e o frescor dos alimentos, já que ele trabalha com os melhores produtos do mercado.  Os peixes vêm de São Paulo três vezes por semana e a diferença pode ser notada à mesa.

Mee - Copacabana Palace

A carta de saquês (importados do norte e sul do Japão, onde estão as melhores águas) é bem variada e a sommelier Rejane Kawano pretende harmonizar pratos com os mais de 25 tipos diferentes da bebida, algo a que não estamos acostumados, mas que na Ásia é muito comum.

saquê Mee - Copacabana Palace

Mas é claro que, quem preferir, pode ficar no vinho ou ainda experimentar as criações do barman Paulo Freitas, como uma infusão de diferentes ingredientes como manga, vodka e especiarias, figo com camomila e gin, ou então essência de pato com bloody mary.

Mee - Copacabana Palace

O Mee tem tudo para ser um sucesso no Rio de Janeiro e virar um restaurante de hotel frequentado não apenas pelos hóspedes, mas também por moradores da cidade, algo cada vez mais frequente em lugares como Nova Iorque, Londres e Paris.

Mee - Copacabana Palace

Lembrando que o Copacabana Palace é um hotel associado às marcas Leading Hotels of the World e Belmond. Para fazer reserva no restaurante, só mandar um e-mail ou entrar em contato pelo telefone: [email protected] / (21) 2548-7070 ramal 8494

Fevereiro de 2014

Fotos: Renata Araújo, divulgação e reprodução da Internet

Leia também:

You Must Go na Revista Quem

12a edição da Rio Restaurant Week

Sushi Rio: boa opção de restaurante japones

Almoço Mandarin Oriental no Rio

Novo café gourmet no Forneria

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.