Neste post vamos falar de um destino não tão conhecido pelos brasileiros, a região norte da Patagônia Chilena. Quando você pensa em Patagônia, provavelmente associe a lugares mais famosos, como Ushuaia, na Argentina, e Torres del Paine, no Chile. Mas, neste post, você vai conhecer uma região impressionante e que merece ser desvendada. Fomos convidadas para fazer este roteiro pela Patagônia Norte Chilena. Você confere todos os detalhes abaixo:
+Reserve o seu hotel AQUI com a gente.


Um lugar isolado impressionante
Roteiro pela Patagônia Norte Chilena
Para ficar mais fácil, vou dividir este roteiro por dias. Ao todo, ficamos 6 dias na região de Aysén, na famosa Carretera Austral, uma das rotas mais lindas da América do Sul. São 1240 km de extensão cercados por montanhas nevadas, fiordes, lagos e rios.
Vai viajar para o exterior?
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
+7 hotéis que já foram cenários de filmes


A Carretera Austral
Dia 1 – A chegada em Puerto Chacabuco
De Santiago pegamos um voo até a cidade de Balmaceda. Há vários voos diretos e outros com escala em Puerto Mont, o que foi o nosso caso, com 3h30 de duração. Aproveite e pegue um lugar na janela, pois a vista é linda. Chegando lá, tínhamos um transfer do nosso hotel, o Loberías del Sur, nos esperando. Foram mais duas horas até chegarmos em Puerto Chacabuco, passando por Coyhaique e Puerto Aysén.


Caminho para Puerto Chacabuco – roteiro pela Patagônia Norte Chilena
O hotel, com sistema all inclusive, foi a nossa base para conhecermos a região. A maioria dos passeios é muito distante, e como ali não há muitas opções de hospedagem, o mais seguro é que você já tenha tudo incluído, assim, não precisa se preocupar com as refeições e logística dos passeios.


Uma graça de hotel de frente para o porto


A van do hotel
Neste dia apenas jantamos no hotel e descansamos, afinal, o dia seguinte começava cedo.
Dia 2 – As Capelas de Mármore
No nosso primeiro dia explorando a Patagônia Norte, fomos conhecer as Capillas de Marmol, que ficam em Puerto Rio Tranquilo. Do hotel até lá são cerca de 5 horas de estrada, com algumas paradas para tomar um chocolate quente, ir no banheiro ou apreciar a vista. Aliás, foi neste percurso que vimos nevar e, claro, tivemos que parar para registrar este momento! Apesar de ser um caminho longo, a estrada tem paisagens belíssimas, com as cordilheiras nevadas ao fundo, e que vão mudando a cada instante.
Conheça Portillo, estação de esqui no Chile


Uma neve beem fininha no caminho


As cores do outono
Puerto Rio Tranquilo é um povoado situado na comuna de Río Ibáñez, e às margens do Lago General Carrera, o segundo maior da América do Sul, ficando atrás apenas do Lago Titicaca, no Peru. Sua água azul turquesa é impressionante e é deixar qualquer um de queixo caído! Lindíssimo.
+Viña Vik, hotel-vinícola de luxo no Chile


O povoado de Puerto Rio Tranquilo


O contraste do lago com as montanhas
Bom, as Capillas de Marmol, assim como a Catedral de Marmol, são formações minerais de carbonato de cálcio que ficam sobre o lago. Foi declarado Monumento Nacional Chileno em 1994 e é considerado um “Santuário Natural”.
O passeio
Para chegarmos até lá, pegamos um barco, de pequeno porte, e o passeio durou por volta de 1 hora e 30 minutos. Estava chovendo e ventando quando fomos, então, vá preparado para o frio! rs Mas garanto que vale a pena.


Passeio de barco pelo Lago
Durante o percurso, entramos em algumas cavernas de mármore, o máximo. A beleza natural das Capillas é algo realmente incrível. Daqueles lugares que você para e pensa “Caramba, isso existe mesmo?”. A cor do lago foi o que mais me impressionou.


Capillas de Marmol


Entramos em cavernas de mármore
Mas, é preciso lembrar que esta atração depende das condições climáticas que podem deixar o lago movimentado. Então, no nosso roteiro pela Patagônia Norte Chilena, tínhamos dois dias separados para as Capillas, caso não conseguíssemos no primeiro.
Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa


Certamente um passeio imperdível. Coloque no seu roteiro pela Patagônia Norte Chilena
Assim que termina o passeio, o hotel prepara um almoço especial num lugar quentinho. O mais recomendado é dormir em Puerto Rio Tranquilo, uma vez que são mais 5 horas até retornar ao Loberías. Foi o que fizemos.
Dia 3 – A volta para o Loberías del Sur
Depois de tomar café, seguimos viagem de volta para o nosso hotel. O trajeto durou quase o dia inteiro, já que paramos para almoçar e tirar algumas fotos no caminho. Chegamos no hotel e jantamos.
+The Singular, um dos melhores hotéis de Santiago


Paisagens lindas pelo caminho
Dia 4 – Laguna San Rafael e os glaciares
Este é uma das atrações mais conhecidas da Patagônia Norte Chilena. Assim como os demais programas, também é organizado pelo hotel, que tem o seu próprio catamarã, com capacidade para 94 passageiros e 2 andares. O passeio dura o dia inteiro: saímos às 8h e voltamos somente às 20h. O hotel fica de frente para o porto, então são apenas 10 minutos até o barco.
+Vira Vira, um Relais Chateaux em Pucón, no Chile


O primeiro andar do catamarã


Comidinhas e bebidas liberadas
São 5 horas até os glaciares na Laguna San Rafael. Estão incluídas todas as bebidas, assim como café da manhã, almoço e petiscos diversos. Quando chegamos às geleiras, fomos divididos em grupos de 6 a 8 pessoas, para descermos de bote e ir até bem pertinho. Passamos por enormes blocos de gelo, alguns com uma cor azul lindíssima!


Descendo para o bote


Não é possível chegar no meio delas por motivos de segurança


A natureza é realmente impressionante
Realmente um passeio bem diferente de tudo que temos aqui no Brasil. Ah, se prepare para o frio: a média anual de temperatura é de 5ºC. Se estiver chovendo, pegue a capa de chuva que eles oferecem!


As geleiras vistas do catamarã. Muito lindo!
Ficamos ali por umas 2 horas, e no percurso de volta, o segundo andar vira uma festa! Tem música e até karaokê para os mais animados ? Pode parecer cansativo, mas o catamarã é bem confortável (fui o caminho todo dormindo, praticamente rs).


O bar do segundo andar
Assim que chegamos no hotel, fomos jantar e dormir.
Dia 5 – Parque Aiken del Sur
Nosso último dia inteiro na Patagônia Norte. Depois de dias intensos, fomos até o Parque Aiken Sur, o passeio mais perto do hotel. São apenas 5km, o que dá uns 15 minutinhos. É um parque ecológico privado de 250 hectares com uma biodiversidade enorme. Ao todo são quatro trilhas especialmente preparadas para trekking. A caminhada que fizemos durou aproximadamente 2 horas, com algumas estações e painéis educativos sobre fenômenos específicos do meio ambiente.
+Três vinícolas imperdíveis em Mendoza


O parque é um ótimo passeio para as crianças


Mapa do parque, certamente um dos passeios do roteiro pela Patagônia Norte Chilena


Além disso, um rio também percorre a trilha
Já quase chegando ao final, nos deparamos com uma super queda d’água no meio da trilha! É impressionante a diversidade de paisagens desta região do Chile. O passeio termina em grande estilo com um típico churrasco patagônico, de cordeiro, e dança folclórica local com vista para o belíssimo Lago Riesco.
+Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo


Vista do almoço


Queda d’agua
Chegamos no hotel no fim do dia e já era hora de começar a arrumar as coisas, pois partiríamos na manhã seguinte.


O fim do dia no hotel
Dia 6 – Dia de ir embora ?
Nosso voo para Santiago era 13h, então tivemos que sair cedo do hotel, pois até Balmaceda são pouco mais de duas horas de estrada. Fica a dica: os balcões da LATAM e da SKY só abrem 12h. O aeroporto é mínimo e não há muito o que fazer. De Santiago, pegamos um voo para o Rio de Janeiro, com duração de 4 horas.


Hora de voltar para casa 🙁
Patagônia Norte Chilena
- Quanto dias: considerando as distâncias dos passeios, acredito que 7/8 dias é um bom tempo.
- Clima e Melhor época: o verão é a estação ideal, pois os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas (em torno dos 15 graus, podendo aumentar). fui em abril, no outono, e já senti bastante frio, com temperaturas na casa dos 5ºC. Em compensação, as cores ficam bem mais vibrantes. A região costuma ser bastante chuvosa o ano todo.
Portanto, inclua este roteiro pela Patagônia Norte Chilena na sua wishlist, pois vale a pena. Por ser uma região não tão explorada por turistas, suas belezas naturais são praticamente intocáveis. Amei!


Enfim, uma região do Chile que vale a pena conhecer
A jornalista viajou conectada com o chip da Easysim4u.
Texto e fotos por Duda Vétere
Maio de 2018
Leia mais:
Os melhores hotéis da Patagônia Argentina
Voo Rio-Buenos Aires pela Emirates
Arakur, hotel de luxo em Ushuaia
5 viagens de inverno na América do Sul
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário