Três vinícolas imperdíveis em Mendoza
A província da grande Mendoza tem mais de mil vinícolas para todos os gostos e bolsos. Por isso, quando se viaja para a região, o ideal é pesquisar muito, planejar e saber exatamente quais vinícolas visitar. Nós fomos conferir de perto essa diversidade de regiões onde são plantadas as uvas locais e selecionamos três vinícolas imperdíveis em Mendoza.
Conheça um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo
Vinícolas imperdíveis em Mendoza
Salentein
Começamos o tour por uma das maiores e mais sofisticadas, a Salentein. Ela fica ao pé da Cordilheira dos Andes, no Valle de Uco, em uma paisagem de cair o queixo. A recepção é bem estruturada, com obras de arte dos artistas argentinos, restaurante aberto somente com agendamento de grupos, sala de projeção e loja de vinhos e produtos ligados à bebida. Saindo da recepção nos deparamos com uma parte dos vinhedos. De um lado Pinot Noir, do outro, Malbec, cercando o caminho que leva à cave. Esta, o arquiteto projetou para que não tivesse muito destaque na paisagem, preferindo deixar à vista as montanhas com neve eterna dos Andes.
Conheça o Arakur, hotel de luxo no Ushuaia
A Cave
Mas quando se entra na cave, o tamanho surpreende. Além do estoque de barris, há também um teatro arena com um piano, onde acontecem apresentações de música clássica. Incrível! Salas de degustação pequenas e uma enorme com uma mesa de mármore de mais de uma tonelada, assentada ali antes mesmo de todo o prédio ser construído. Terminada a visita, chegamos na parte mais gostosa, a degustação. Um Malbec estruturado, frutado com taninos macios, e um Chardonnay fresco, com notas de limão e maçã verde.
Dicas de 5 restaurantes em Buenos Aires
El Enemigo
Da gigantesca Salentein, partimos para a pequena El Enemigo, na região de Maipú, nossa segunda da lista de vinícolas imperdíveis em Mendoza. Ela é uma vinícola boutique, bem charmosa. A dica é escolher lá para o almoço. O restaurante é delicioso, não só pelo charme dos vitrais coloridos e as oliveiras plantadas logo ali do ladinho da janela, mas também pela comida, harmonizada perfeitamente com os vinhos locais. Tanto almoço como visita têm que ser reservados com antecedência. No menu, além da entrada de pães feitos no próprio restaurante, o destaque fica para a sobremesa: um muffin de chocolate, com top de mousse de chocolate e molho de chocolate branco, decorado com uma linda lavanda, que eu não resisti e comi.
A visita à vinícola é rápida, dura cerca de 30 minutos. Sua bodega boutique tem sempre uma exposição com um artista local. A atual tem esculturas e pinturas que traçam o caminho pela bodega como se fosse o paraíso, o purgatório e o inferno. O último fica no local das caves, onde se armazenam os barris, e onde se planeja criar um novo espaço, no qual 10 pessoas poderão desfrutar de um menu de 9 pratos, harmonizados com 9 vinhos, cada um simbolizando os nove círculos de sofrimento do inferno de Dante.
Leia aqui um roteiro de Bariloche
Família Zuccardi
E partimos para a última vinícola, a terceira da nossa seleção de vinícolas imperdíveis em Mendoza, a Família Zuccardi. Uma das mais tradicionais da Argentina, a vinícola tem propriedades no Vale de Uco e Maipú. Visitamos a de Maipú, onde eles produzem os principais rótulos. A loja e produção fica de um lado da estrada, enquanto a plantação fica do outro. Para visitar a plantação, é preciso andar um pouco. Na produção é possível ver onde é armazenado e preparado o vinho, em tanques de cimento, a forma mais moderna e menos cara de se fazer vinho no momento. Na loja, é possível, além de vinhos, experimentar também o azeite da Família Zuccardi. Impossível não sair de lá sem comprar uns vidros. E a dica para quem visita é comprar também o vinho Emma, um Bonarda considerado o melhor da região pelo guia Descorchados.
5 hotéis de luxo em Buenos Aires
Estas foram nossas vinícolas imperdíveis em Mendoza. Esperamos que você tenha gostado e se anime a conhecer este lugar pertinho do Brasil e encantador!
Texto e fotos por Fabio Dobbs, do Além da Taça
Agosto de 2017
Leia mais:
Os melhores hotéis da Patagônia Argentina
Voo Rio-Buenos Aires pela Emirates
5 viagens de inverno na América do Sul
5 hotéis de luxo em Buenos Aires
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
São maravilhosas e vale a pena a visita. É bom pesquisar e escolher bem antes de partir para Mendoza
Adoramos a matéria! Quero ir também!