Em minha recente viagem ao Deserto do Atacama, no Chile, fiquei hospedada no excelente Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa. Em uma paisagem exuberante, de frente para as montanhas do Deserto, o hotel de cinco estrelas é uma ótima opção para quem quer passar dias relaxados e em contato com a natureza.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-20

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-21

Leia aqui: The Singular, um dos melhores hotéis de Santiago

Localização

Em pleno Vale do Catarpe e das Cordilheira do Sal, o hotel tem um projeto arquitetônico que entra em total harmonia com o cenário do Deserto. Um ambiente que nos transmite muita calma e é ideal para descansar e esquecer um pouco da vida.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-19

Além das refeições incluídas, os passeios também estão embutidos na diária. Então, o hóspede não precisa se preocupar com quase nada. Só escolher os passeios que forem mais do seu agrado.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-22

Leia mais: Vira Vira, um Relais&Chateaux em Pucón, no Chile

Os passeios no Atacama

Logo na chegada, um funcionário do hotel te chama para uma “reunião”, munido de um mapa da região e explica todos as atividades oferecidas. São cerca de 30 excursões, entre elas, passeios de bicicletas, cavalgadas, e muitos trekkings.Vale lembrar que estamos no Deserto e que a temperatura varia bastante: muito calor durante o dia e muito frio à noite. Além disso, há o problema de altitude (cada pessoa sente de um jeito. Eu sofro bastante) e a maioria dos passeios requer um certo preparo físico. Então, é bom levar isto em conta na hora de escolher sua programação e fazer todas as perguntas possíveis para depois não se arrepender do passeio escolhido.

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-12

Alguns dos melhores arquitetos e paisagistas chilenos são os autores do Alto Atacama, um hotel que chama a atenção logo de cara, a começar pelo seu entorno. É perceptível o cuidado nas escolhas dos ambientes, que dialogam muito bem com a sua localização.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-14

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Clique aqui para ler dicas do Valle Nevado

Além disso, hotel é muito bem decorado e combina muito com o ambiente onde está inserido. Muita madeira, metal, palha e a cor terra cota sempre presente. Adereços, como tapeçarias e cerâmica feitos por artesãos locais.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-15

Os quartos do Alto Atacama

Há três categorias de quartos, sendo que todos contam com varanda de frente para a Cordilheira do Sal. Suite Tilo: com 70m² e  varanda, com direito à chuveiro do lado de fora; Standard Catarpe: 51m2  e Quitor: cinco quartos mais perto das áreas comuns do hotel, 50m2. Este último era o meu, bem confortável e ideal para uma pessoa ou um casal Uma vista realmente sensacional!

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-16

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Saiba o que fazer em Santiago, no Chile

Vale lembrar que os quartos não tem televisão. A ideia do hotel é justamente que o hóspede se desconecte do ritmo do dia-a-dia. Confesso que não senti a menor falta. Era tão pouco tempo que ficava no quarto que só percebi a falta de TV no terceiro dia.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-17

Os preços em quarto duplo variam de U$650 a U$850 a diária, dependendo do tipo de quarto e da época do ano.

A gastronomia do Alto Atacama

A comida no hotel é bem gostosa e no estilo farm to table (da fazenda para à mesa), já que há um horta no próprio hotel. O cardápio é baseado na culinária local, com toques contemporâneos. Os produtos são frescos e muito orgânicos. Há um salão interno e um ao ar livre, onde temos a chance de comer com um visual sensacional das montanhas. Tudo acompanhado com excelentes vinhos chilenos, para quem gosta.

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Vale lembrar que como se trata de um restaurante all inclusive, o cardápio não tem mil opções de pratos. Mas para quem passa três, quatro noites, dá para comer algo diferente em todas as refeições. Quem tem restrições, pode avisar antes que a equipe prontamente faz as substituições. Tivemos casos assim em nosso grupo e tudo correu super bem!

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

O café da manhã é farto e oferece um pouco de tudo. Para os passeios mais longos, a equipe prepara um lanche e/ou almoço pro hóspedes, no maior estilo. Aliás, depois de vários dos passeios, os guias armam uma mesa, nem que que a gente esteja no meio do Deserto e oferecem bebidas e tira gosto. Muito chique poder beber um bom vinho de frente para uma paisagem incrível destas, não é?

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-6

O spa do hotel

Um dos pontos altos do Alto Atacama sem dúvida são suas piscinas e Purispa! Considerado um dos dez melhores spas da América Latina, só de olhar seu entorno a gente já relaxa. Levando em conta a secura do Deserto, uma  massagem com cremes e/ou óleos pode fazer muito bem para nossa pele.

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Há ainda banhos turcos e saunas e várias piscinas de água quente e fria e hidromassagem. Recomendo separar algumas horas do seu dia para curtir o spa e as piscinas, mais do que relaxantes. Ideal passar ali algumas horas depois de um dia intenso de turismo, principalmente no Deserto, onde tudo cansa mais do que o normal.

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Tive uma estadia sensacional no Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa, destino turístico que impressiona qualquer viajante, até os mais experientes.

hotel-alto-atacama-desert-lodge-spa-23

Para mais informações, acesse o site oficial do hotel.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Novembro de 2016

Leia mais:

4 hotéis de luxo em Búzios

Shangrila Hotels apresenta novidades

Llao Llao Resort Golf&Spa, em Bariloche

Hotel 45 Park Lane, em Londres

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.