O Deserto do Atacama, no Chile é um dos pontos turísticos mais procurados do mundo. E cada vez, mais visitados por brasileiros. Certamente um destino de múltiplas atrações. Estivemos lá recentemente e ficamos encantados! Neste post você vai saber, portanto, o que fazer no Atacama. Vamos listar opções de hospedagem, passeios e dar detalhes deste destino exótico e surpreendente! Aproveite para ler também sobre 5 passeios em Torre del Paine e os melhores hotéis da Patagônia argentina.

+Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

O que fazer no Atacama

São vários os passeios oferecidos. Esta é certamente uma viagem direcionada aos amantes da natureza. Portanto, ideal para quem quer se desconectar do tumulto da cidade grande e passar dias admirando paisagens exuberantes. Além disso, estar em forma também ajuda a aproveitar melhor o que o Atacama tem a oferecer.

+O que fazer em Santiago

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Vale de La Luna

Vale de La Luna, no Atacama

O que fazer no Atacama - Paisagem

Uma das lindas paisagens da viagem

Os hotéis

hotéis de todos os tipos, alguns no centro de San Pedro e outros, de luxo, mais afastados. O sistema dos hotéis de luxo é all inclusive, ou seja, fazemos todas as refeições lá.

A maioria dos passeios também está incluída. Em todos os hotéis cinco estrelas por ali é o mesmo sistema. No primeiro dia, eles apresentam os passeios, o hóspede escolhe, a partir do seu gosto e deixa pronto o itinerário durante a estadia.

+Conheça Portillo, estação de esqui no Chile

Quadro de atividades no Hotel Alto Atacama

Quadro de atividades no Hotel Alto Atacama

Geralmente, tomamos café no hotel e saímos para um passeio. Voltamos para o hotel na hora do almoço, saímos à tarde para outro passeio. Voltamos antes da hora do jantar. No caso de ser uma atividade muito longa, o hotel providencia um lanche ou almoço e comemos durante o programa.

 Lanchinho no Passeio do hotel Alto Atacama

Lanchinho no Passeio

No caso de você estar viajando em duas ou três pessoas, a chance de outros hóspedes irem junto no passeio é grande. Lembrando que tudo é muito organizado e estamos sempre acompanhados por um motorista e um guia. Pelo menos, foi assim, no nosso hotel.


Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Um hotel cinco estrelas, a 15 minutos do centro de San Pedro de Atacama, em meio a um cenário deslumbrante. O hotel é all inclusive enquanto o ambiente nos transmite muita calma.

Ele é certamente ideal para quem quer passar dias em contato com a natureza. São oferecidos cerca de 30 excursões, como, por exemplo, passeios de bicicletas, cavalgadas, e muitos trekkings, sempre acompanhados com guias locais especializados.

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

A comida era baseada na culinária local, com toques contemporâneos. Piscinas ao ar livre e um super spa dão o toque ideal para relaxar depois de um dia de turismo intenso.

+4 hotéis de vinho no Chile

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Gastronomia do Hotel

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Para saber mais, leia nosso post completo do Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa.


Os passeios

Na hora de escolher os passeios no seu hotel ou em uma agência, faça todas as perguntas possíveis. Assim, você vai ter certeza do que mais te agrada. E não hesite em dizer se você tiver alguma limitação. Grande parte das excursões exige um certo esforço físico. Afinal, estamos em uma altitude fora do normal. Portanto, vale se preparar bem e escutar os sinais do seu corpo. Finalmente, lembre-se que cada organismo reage de um jeito.

São inúmeros os passeios no Deserto do Atacama. Vou destacar os mais conhecidos e os que tive a chance de fazer.


Termas de Puritama

Meu passeio preferido! Me explico: sofro muito com a altitude e adoro cair n’água! Portanto, me esbaldei nas piscinas naturais de água quente. Certamente teria ficado horas e horas ali.  É necessário fazer uma boa caminhada para chegar até lá. E São cerca de 8 piscinas naturais de água termais, cristalinas cercadas por uma vegetação típica da região. Tudo é muito organizado, com banheiro para se trocar, passarela de madeira, etc. Algumas tem até cascatas. Uma delícia! Deixaria este passeio para o final do dia, já que ele é bem relaxante.

+The Singular, um dos melhores hotéis de Santiago

Caminho para as Termas de Puritana

Caminho para as Termas

Termas de Puritama

Termas de Puritana – certamente meu passeio preferido!

 Termas de Puritama

Termas de Puritama, certamente um paraíso!


Salar de Atacama

Também conhecido como Reserva dos Flamingos, uma lagoa de sal de três quilômetros quadrados, que forma um cenário extraordinário. Anda-se bastante mas sem subidas, super tranquilo. Ao redor, várias aves andinas que vemos de longe. O pôr do sol dali foi sensacional! Além disso, fizemos um piquenique para encerrar o dia. No caminho, passamos pela Vila de Toconao, com uma pracinha e igreja fofas.

+Vira Vira, um Relais Chateaux em Pucón, no Chile

O que fazer no Atacama - Salar de Atacama

Os flamingos

O que fazer no Atacama - Salar de Atacama

Vila do Toconao e Placa da Reserva dos Flamingos

O que fazer no Atacama - Salar de Atacama

Salar de Atacama

O que fazer no Atacama - Paisagem linda do Salar de Atacama

Paisagens lindas do Salar do Atacama


Vale da Lua e Vale da Morte

Certamente umas das excursões mais tradicionais. É  necessário caminhar bastante e em subida para chegar até o alto. As vistas são impressionantes e parecem de outro mundo, por isto o nome “Vale de la Luna”. Não aconselho fazer no primeiro dia, já que altitude pega  (2.500m) e pode você pode sentir falta de ar e taquicardia (como aconteceu comigo.) Mas é só parar um pouco e recomeçar a andar devagarinho. Andamos cerca de 3km pelo Vale de La Luna e fomos de carro até o Vale de la Muerte  assistir o pôr do sol do Mirante da Pedra do Coiote.  Inesquecível!

+Dicas do Valle Nevado

Vale da Lua

Subida para o Vale da Lua

Vale da Lua

Vale da Lua

 Caminho para o Vale da Lua e o carro para nos levar até o Vale da Morte

Caminho para o Vale da Lua e o carro para nos levar até o Vale da Morte

grupo no Vale de la Muerte

O grupo no pôr-do-sol no Vale de la Muerte


Lagoas Altiplânicas

O passeio no Atacama certamente mais impressionante em termos de paisagem – mistura de lagoa com montanha – mas também o mais longe e um dos mais altos. Paramos primeiro no povoado, Socaire, o último pueblo antes da fronteira com a Argentina e também a ser submetido aos espanhóis. Altitude 3.200m.

O que fazer no Atacama

Lagoas Altiplânicas

Pueblo

Pueblo

O que fazer no Atacama

Com a linda paisagem da Lagoa

+Três vinícolas imperdíveis em Mendoza

As lagoas Miscanti e Miñiques

Elas ficam no alto da Cordilheira dos Andes, no interior da Reserva Nacional Los Flamencos, a mais de 4 mil metros de altura e contrastam os montes nevados que as rodeiam. É realmente de cair o queixo! Como ficam a cerca de duas horas do hotel, almoçamos lá mesmo. Tudo preparado pela equipe do hotel Alto Atacama. Um luxo!

 Placas e Lagoas no Atacama

Placas e Lagoas

 mesa do almoço no deserto do Atacama

Nossa incrível mesa do almoço no deserto

Viagem ao Atacama

Nosso grupo certamente unido no Atacama

Existem vários outros passeios famosos no Atacama, como Geysers del Tatio, Baía Inglesa, e La Quebrada de dos Cardones. Entretanto, uma vez no Atacama, é preciso fazer escolhas, a não ser que você queira ficar um mês inteiro no Deserto.

+Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo


Passeio de balão – O que fazer no Atacama

Super novidade! Tive a chance de fazer minha estreia em um balão justo no Atacama, atividade que acaba de ser oferecida por lá. A piloto australiana era super experiente, morou em vários países e passou muita segurança para todos. Confesso que estava com bastante medo, mas na hora foi super tranquilo. Adorei a experiência! Assistimos o nascer do sol em um visual lindo e terminamos bebendo champanhe no meio do deserto. Foi inesquecível!

+Voo Rio-Buenos Aires pela Emirates

Renata Araújo e o balão

Renata Araújo no balão

 Passeio de balão no Atacama

Passeio de balão pelo Atacama

Passeio de balão no Atacama

Nosso grupo no passeio de balão

Vale de la Luna - Renata Araújo

Champanhe no deserto

Este é o único passeio que não está incluído na programação do hotel. Para saber os detalhes, acesse o site da empresa Baloons Over Atacama

Para ler sobre todos os passeios, acesse o site oficial do turismo do Chile.

+5 viagens de inverno na América do Sul


O centro de San Pedro de Atacama

Não crie muitas expectativas porque é um centrinho bem simples. Há alguns mercados que vendem lembrancinhas, artesanatos locais e muitas roupas e acessórios de lã. Tem uma praça principal, alguns bares e restaurantes e dezenas de agências de viagens. Elas valem para quem está em um hotel mais simples, que não oferece os passeios. Entretanto, se você é uma pessoa objetiva como eu, não vai gastar mais de uma hora no centro. Certamente o tempo para curtir as instalações do seu hotel será mais útil.

+7 hotéis que já foram cenários de filmes

San Pedro de Atacama

Centro de San Pedro

 San Pedro de Atacama

Lojinhas e restaurantes


Recomendações sobre o que fazer no Atacama

Altitude

Vale levar remédios para dor de cabeça e para tontura e além disso, beber muita, muita água. No primeiro dia, o ideal é fazer passeios mais leves para o corpo ir se acostumando. Evitar beber álcool também é recomendável.

Roupas

Vestir-se em camadas. Muito calor de dia e muito frio à noite. Roupas confortáveis, esportivas, chapéu, óculos, tênis e também, biquínis e sungas, já que há piscinas nos hotéis, além das termas. Uma mochila certamente também vai ser útil, já que as caminhadas são longas.

Renata Araújo no Atacama

Renata Araújo no Atacama

Moeda

Leve dinheiro em espécie se quiser comprar algo no centro, já que nem todas as lojas aceitam cartão.

Passaporte

Não há necessidade de levar passaporte para viajar para o Chile ou para outro país da América do Sul. Portanto, uma identidade de menos de dez anos é o suficiente.

Texto e Fotos por Renata Araújo, Novembro de 2016


Conteúdo Relacionado

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.