Mamma Jamma_Pizza Mamma Quaresma_Credito Rodrigo Azevedo_5

Por Renata Araújo

Desde que fechou seu restaurante, o Careme, em Botafoto, a chef Flávia Quaresma não podia sair um dia à rua sem que a perguntassem quando abriria um novo negócio. Em busca de novos ventos, foi pra Espanha, há 3 anos, onde acabou se apaixonando pela produção de azeites e resolveu importar o produto e vender para restaurantes no Brasil. E desta vez, ela é a estrela deste post, já que a chef Flávia Quaresma assina nova pizza no Mama Jamma.

azeites espanhóis no rio

Um dos azeites produzido pela chef Flávia Quaresma

No momento, Flávia vende os azeites para 20 restaurantes, entre eles o Venga, Mamma Jamma, Pizzaria Stravaganze, Aprazível, entre outros. São eles: orgânico, selección (produzido com azeitonas raras, coquillo, que não existem no Brasil) e diplomático.

flavia quaresma

A chef, em frente ao forno à lenha do Mamma Jamma

Flávia dá a dica que para cozinhar, nada como um bom azeite extra virgem e que, diferente do vinho, o azeite deve ser consumido rápido e não guardado.

pizza mamma jamma

A deliciosa pizza

E como uma coisa leva à outra, a Pizzaria Mama Jamma a convidou para criar uma pizza, com seu azeite. Assim nasceu, a Mamma Quaresma, que já faz parte do cardápio e foi batizada e homenagem à sua mãe. A deliciosa pizza leva muzzarela de búfala, molho de tomate, queijo de cabra, tomatinho cereja, tomilho, fatias de azeitonas pretas mariadas com raspa de  limão siciliano e basílico. Para finalizar, a pizza recebe ainda o azeite de oliva Oito Origem Selección, um monovarietal feito com azeitona cuquillo, inédita no Brasil.

pizza mamma jamma

pizza e azeite

Ela ainda sugere que se use o azeite diplomático na hora de comer.

vieiras

Vieiras grelhadas de entrada

peixe gastronomia

Truta com mini arroz integral

E Flávia não pára, no próximo fim-de-semana,  dias 12 e 13 de abril, ela foi convidada para fazer um jantar a quatro mãos, com o chef Isaísas Neries, no restaurante do hotel Parador Lumiar, em Friburgo. Será um menu de seis pratos (entrada + principal + sobremesa), preparados por cada um dos chefs. Flavia Quaresma irá preparar vieiras grelhadas com purê de baroa e coco e azeite ao chá de jasmim de entrada, seguido por palmito pupunha. De dar água na boca!

Fotos: Renata Araújo e divulgação

Leia também:

Desgustação de azeites no restaurante Irajá
Parador Lumiar: um oásis de luxo na Serra.
Novas pizzas na Stravaganza
Degustação de rosés no Vieira Souto
Aprazível: ótima comida com visual incrível
Os melhores macarons de Paris, agora no Rio
La Fiduccia: um restaurante de luxo em Copacabana
Onde tomar café da manhã no primeiro dia do ano 
Novo quiosque de brigadeiro no Leblon 
Ceia de Natal fora de casa
00 Bistrô, um ótimo restaurante em Ipanema
Rio Restaurant Week: semana da gastronomia
Menus de primavera para todos os gostos, no Rio
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.